Aplicação nas Pernas: Escleroterapia

Os populares vasinhos (micro varizes) que aparecem nas pernas além de um problema estético são um problema de saúde. Um tratamento que tem demonstrado ser bastante eficiente contra esse problema é a escleroterapia que é conhecida mais popularmente como aplicação de varizes ou aplicação nas pernas.

Continue lendo e saiba mais sobre o tratamento que elimina esses vasinhos deixando a pele com um visual bem mais bonito além de ajudar a evitar a evolução de varizes que são problemas bem mais difíceis de controlar.

Os Vasinhos nas Pernas

Apesar de ser um problema mais visível nas mulheres os vasinhos também podem aparecer nas pernas dos homens. O problema é causado pela má formação vascular e tem ligação com herança genética, entretanto podem existir fatores agravantes como, por exemplo, o sobrepeso, uso de anticoncepcionais, uso de salto alto, má postura corporal além de hábitos de ficar muito tempo em pé ou sentado.

Como se trata de um problema que faz parte da realidade de grande parte dos brasileiros existem algumas opções de medicamentos e tratamentos como o uso de meias compressivas e a Escleroterapia (aplicação) entre outros. Para evitar o aparecimento dos vasinhos mantenha uma alimentação adequada e faça exercícios físicos regularmente.

Escleroterapia – Tratamento Para Eliminar Vasinhos

O tratamento consiste basicamente em fazer a aplicação de uma substância esclerosante diretamente nos vasinhos de forma que eles desapareçam quase no mesmo instante. Um tratamento que tem conquistado muitas adeptas, mas que causa um pouco de dor. Na tentativa de amenizar a dor causada pela aplicação é utilizado um bálsamo anestésico nas pernas mais ou menos uns 30 minutos antes de fazer as aplicações.

Mesmo com esse bálsamo é possível sentir dor assim que a substância esclerosante entrar no vasinho. Dependendo da quantidade de vasinhos que o paciente apresenta pode ser necessário realizar mais ou menos sessões. Em geral a partir da segunda sessão os resultados já se mostram satisfatórios. 

Detalhes Sobre a Escleroterapia

Melhor Época Para o Procedimento

Com certeza a melhor época para fazer o procedimento de Escleroterapia é durante o inverno, pois é um período em que não se tem muita exposição ao sol além de ser uma estação do ano em que os consultórios recebem menos pacientes. Grande parte das pessoas passa a se preocupar com os vasinhos no começo do verão quando surge a possibilidade de ir a praia.

Mais de Uma Sessão Por dia

A possibilidade ou não de fazer mais de uma sessão de aplicação nas pernas por dia depende do grau em que se encontram os vasinhos e também a maneira como o organismo do paciente responde ao tratamento. Os médicos recomendam que haja um intervalo de 7 a 15 dias entre uma sessão e outra. Além disso, vale ressaltar que a forma como o paciente segue as recomendações médicas também influencia e muito no resultado, somente a aplicação não vai resolver o problema é necessário fazer acompanhamento médico e ter alguns cuidados. 

Um Pouco de Cada Vez

É bastante comum que as pessoas que tem vasinhos nas pernas desejem resolver o problema todo de uma única vez, porém, isso não é recomendado uma vez que o médico não pode fazer todas as aplicações necessárias numa única sessão para evitar o aparecimento de manchas escuras bem como reaparecimento dos vasinhos.

Resultados

O tratamento de aplicação não tem 100% de êxito, pois tudo depende do organismo do paciente. Cerca de 90% dos pacientes tem resultados satisfatórios, porém, nem todos têm os vasinhos eliminados como gostariam. Há ainda que se ressaltar que as varizes são um tipo de doença crônica, ou seja, pode voltar a se manifestar principalmente em pessoas que não seguem os cuidados recomendados pelos médicos.

Varizes Grossas

Uma das principais dúvidas que surgem a respeito da Escleroterapia é sobre a sua efetividade no tratamento de varizes grossas. É possível tratar as varizes mais grossas sem precisar de procedimentos cirúrgicos. Para esses casos é recomendado o tratamento elves e o eeed (escleroterapia ecoguiada com espuma densa). 

O Que é uma Aplicação de Espuma?

Trata-se de um procedimento moderno no qual é aplicada uma densa espuma nos vasinhos. Esse tipo de aplicação é mais eficaz no tratamento de veias mais grossas e ajuda a melhorar as dores que se sentem nas pernas. Assim o retorno ao trabalho pode ser mais rápido e pode ser bom optar por esse procedimento ao invés de uma cirurgia em alguns casos.

Cuidados Pós- Escleroterapia

Depois de realizar a escleroterapia é recomendável o uso de uma meia de compressão elástica como as meias Kendall. O uso deve ser feito durante todo o dia, tirando a meia apenas para tomar banho e dormir. A região que foi tratada pode ficar dolorida durante algum tempo além de ficar com manchas leves. Para controlar as dores os médicos receitam analgésicos e indicam que se evite a exposição ao sol para não piorar as manchas. 

Cuidados Para Que Não Apareçam Novos Vasinhos

Quando o tratamento termina é recomendável que o indivíduo passe a ter alguns cuidados diários para que novos vasinhos não apareçam. Dentre os cuidados básicos estão não ficar muito tempo sentado, muito de pé ou então com as pernas cruzadas. Fazer caminhadas e manter uma alimentação saudável e equilibrada também é importante para que a circulação sanguínea e linfática funcione da maneira que deve.

Tratamentos Para Varizes

A Escleroterapia pode ser utilizada para tratar as varizes, que são uma evolução dos vasinhos, mas existem outras possibilidades. A escolha do melhor tratamento para as varizes depende do grau em que elas se encontram. A cirurgia para retirada das veias doentes (as varizes são basicamente veias que não funcionam como deveriam) é a melhor solução para os casos mais graves.

Nessa cirurgia é realizada a retirada das veias que apresentam problemas e elas não fazem falta uma vez que não cumpriam as suas funções como deveriam. Pelo fato de as veias formarem um tipo de rede quando a veia doente é removida outras saudáveis passam a cumprir a sua tarefa. No final do tratamento as varizes são removidas e o paciente volta a ter uma circulação saudável. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tratamentos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.