Tratamento do Melasma: Manchas na Pele

O Que é Melasma?

As manchas na pele incomodam e muito, pois afetam a aparência e diminuem a autoestima. Algumas dessas manchas podem receber o nome de melasma, aquelas que são irregulares e possuem diversos tons de castanho. Um país tropical como o Brasil é bastante propício para a difusão desse problema.

O sol é o grande responsável pelo surgimento dessas manchas, mas também podem ter causas genéticas. Para te ajudar a cuidar dessas manchas elaboramos um texto que fala sobre as manchas, as formas de tratamento enfim tudo o que você precisa saber a respeito de melasma.

Como Identificar Uma Mancha Como Melasma?

Pelo fato de os melasmas terem características bem particulares como as suas bordas que são bem irregulares somente um médico dermatologista é capaz de responder com certeza que uma mancha é ou não um melasma. Em geral esse tipo de mancha aparece em áreas do corpo que ficam expostos ao sol com mais frequência como o rosto e colo.

Pode se manifestarem qualquer pessoa, mas as mulheres que acabaram de dar a luz correm mais risco devido as mudanças hormonais pelas quais passam. Uma das características que mais incomodam do melasma é que a mancha nunca desaparece completamente, pois se a pessoa tomar sol sem os devidos cuidados a mancha pode voltar.

Prevenção do Melasma

Dizem que é melhor prevenir do que remediar e com certeza isso é válido para o melasma, o melhor tratamento para essas manchas é prevenir o seu aparecimento. O melhor é que os cuidados necessários são bastante simples como, por exemplo, evitar uma prolongada exposição ao sol em especial em horários em que ele está mais forte como das 10h às 16h.

Use protetor solar todos os dias inclusive quando o dia estiver nublado, pois as nuvens não tem a capacidade de filtrar os raios do sol de forma que eles continuam incidindo sobre a pele. A dica é usar um protetor solar que tenha fator acima de 30 no dia a dia. Quem tem a pele muito branca deve usar um protetor com o fator de proteção 50 ou mais. Para evitar problemas como o aumento da oleosidade da pele do rosto use um protetor solar que seja específico para essa região porque ele é mais concentrado.

Proteção Extra Com Maquiagem

As mulheres podem ter uma proteção extra para a pele do rosto usando sobre o protetor solar uma base que tenha FPS (grande parte dos produtos oferecem proteção solar). Com isso a sua pele tem uma barreira química que é do protetor e uma física que é da maquiagem.

Não Esqueça de Nada

Um dos principais problemas em relação ao sol é que as pessoas costumam esquecer algumas áreas que também necessitam de proteção como as orelhas, mãos e pescoço. Essas partes do corpo ficam bem expostas ao sol e não podem ficar sem proteção solar. Sendo assim observe bem as partes do corpo que ficam mais expostas ao sol e não deixe de aplicar o protetor solar.

Gestantes

As gestantes precisam ter ainda mais atenção com a sua proteção solar uma vez que a grande quantidade de hormônios das grávidas podem contribuir para o aparecimento das manchas do sol.

Tratamentos do Melasma

Em geral o tratamento do melasma é dividido em duas etapas, a primeira delas tem como principal foco fazer o clareamento da mancha. A segunda parte do tratamento é cuidar da área que não tem melasma com protetor solar sempre. Quem tem essas manchas não pode descuidar nunca da pele.

O Clareamento das Manchas

Uma das alternativas para quem deseja fazer o clareamento da mancha é usar o ácido tranexâmico injetável junto com um peeling que seja específico para o problema do melasma. Outras opções que podem ajudar bastante nesse processo de clareamento são o fraxel e o nd yag uma vez que são aprovados pela FDA.

Seja qual for a sua escolha é importante saber que isso pode demorar bastante. O melhor tratamento será escolhido pelo seu dermatologista e irá durar no mínimo seis meses para que haja um clareamento. Além disso, durante a realização desse tratamento de clareamento do melasma o paciente não pode tomar sol, ou seja, nada de piscina ou praia.

Gestantes ou mulheres que estejam amamentando não podem realizar esse tipo de procedimento de clareamento de manchas. Uma opção para essas pacientes é utilizar cremes, porém, esses produtos devem ser receitados em conjunto pelo dermatologista e pelo obstetra.

 

Cuidado – Segunda Etapa

Após fazer o clareamento da mancha vem a segunda etapa que podemos dizer que precisa ser realizada para o resto da vida. Isso acontece porque em alguns minutos embaixo do sol sem a devida proteção você pode fazer com que os melasmas voltem a ficar escuros ou mesmo fazer com que apareçam mais manchas.

O melasma não tem cura e dessa forma estará sempre na camada mais funda da pele apenas esperando um pouco de sol para voltar com tudo. Quem tem melasma deve ter um cuidado ainda mais intenso mantendo sempre o protetor solar na bolsa. Já quem não tem melasma deve evitar se expor muito ao sol sem proteção. Na praia além do protetor solar use um chapéu.

Vá ao Médico

Uma forma de prevenir que o melasma se manifeste ou mesmo de identificar o começo do problema é ir ao médico com frequência para que ele possa fazer uma avaliação completa a respeito das suas manchas e pintas. Esse tipo de cuidado nunca é demais, lembre-se que a pele é o maior órgão do nosso corpo e também um dos mais expostos já que está por fora, é como se fosse a nossa roupa.

Siga as recomendações do seu médico dermatologista, não se exponha demais ao sol e esteja sempre com o protetor na sua bolsa. Prevenir é a melhor opção principalmente pelo fato de que o melasma não tem cura, ou seja, é uma mancha que pode voltar e deixar a sua autoestima baixa. Nunca é demais cuidar de si mesmo e estar precavido com a ação do sol que pode ser bastante danosa sobre a pele.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tratamentos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.