Tratamento Contra Vasinhos

Os temidos vasinhos nas pernas são causados por nada mais que um problema de circulação no sangue na região. Os membros inferiores podem receber menos sangue ou este ter um fluxo problemático por diversos motivos, como não praticar exercícios, excesso de gordura na corrente sanguínea, usar roupas muito apertadas ou ficar muito tempo sentado e andar de salto alto com muita frequência.

Tratamento - Varizes

Tratamento – Varizes

Os vasinhos surgem porque o sangue não está passando da forma como deveria pelos motivos que citamos acima. Como o sangue começa a se acumular, ele acaba por dilatar os vasos, e isso deixa os vasinhos sobrelantes na perna, ganhando um tom diferenciado porque dilataram e ficando alto relevo, mesmo que seja muito leve. E ao contrário do que as pessoas pensam, não são apenas senhoras que sofrem com os vasinhos: até mesmo adolescentes com vidas sedentárias podem sofrer com o problema.

E infelizmente é muito fácil ter vasinhos, mas se livrar dele é um problema sério. Eles podem ter um tom mais vermelho, sinal de que ainda são novos, e roxinho quando vão ficando mais velhos. Podem parecer uma pancada, mas você consegue ver eles se formando ao longo do tempo e quase não pode fazer nada quando já estão instalados no visual de suas pernas. A boa noticia é que prevenir sempre é melhor que remediar.

Prevenir é Sempre Melhor que Remediar

O melhor para não ter vasos dilatados em sua perna e agredir a beleza dela é prevenir ao invés de remediar. É menos doloroso e mais barato ter medidas saudáveis no seu dia a dia. Uma delas é evitar o uso de calça jeans apertada sempre que possível, o que dificulta a passagem do sangue. Alguns dias da semana prefira um vestido, calça ou saia e vá no conforto do seu sistema circulatório.

Você sente suas pernas cansadas sempre mesmo sem fazer esforço? Seu corpo está com saudades de se exercitar. Caminhadas todos os dias, correr no parque ou apenas andar com o cachorro podem ajudar a dar movimento as suas pernas, o que ajuda a quem passa muito tempo sentado a regular seu sistema circulatório. É de graça e costuma ser um bom preventivo para este problema e muitos outros de saúde. Pense em caminhadas ao menos 3 dias por semana para ser um tratamento eficiente de fato.

O uso de uma meia calça especial(tipo Kendall) para fazer pressão pode ajudar a resolver o problema, mas precisa ser feito com uma meia apropriada. O modelo especial é recomendado para grávidas e mulheres que trabalham muito tempo sentadas, e costuma prevenir o surgimento de estrias, varizes e ajudar também na circulação do sangue.

Escleroterapia

Este é um dos tratamentos para acabar com os vasinhos mais conhecidos, e com certeza você já viu mulheres passando com faixas na perna e sem poder levar sol. É deste tratamento que estamos falando, que consiste na aplicação de ar uma substância esclerosante nos seus vasos entupidos e dilatados, que vão sumir no mesmo momento.

O tratamento é feito com aplicações por meio de seringas em uma clínica estética ou com um dermatologista em seu escritório. Doi um pouco, mas pode-se fazer uso de um bálsamo anestésico nas pernas ao menos meia hora antes de se aplicar o tratamento. Alguns dias depois deve doer também, mas é uma dor completamente suportável. O tratamento é feito em sessões, que são numeradas pela quantidade de vasinhos (micro varizes) que o o homem ou mulher possui.

Laser

O laser é uma das opções terapêuticas mais eficazes no tratamento contra vasinhos, e costuma ser bem eficiente com o problema. O lazer é um feixe de luz que é aplicado  na pele e remove a obstrução do vaso, fazendo o sangue fluir melhor e por consequência desincha a pele, que volta ao seu estado normal. No primeiro dia de tratamento seus vasos devem sumir, mas algumas sessões devem ser necessárias para acabar com o problema.

Cirurgia

Se os vasos são muito grossos e já tomaram conta de uma boa parte da perna, você pode ter um problema circulatório grave no futuro, e pode ser recomendado um tratamento cirúrgico, que é extremamente eficiente. A cirurgia seria um método bem seguro e amplamente usado hoje em dia na remoção de vasinhos e varizes.

Por meio desta metodologia os médicos removem a veia doente em dois pontos e a ligam, como se tivessem fazendo uma pequena gambiarra. O pós operatório deve durar cerca de três semanas, dependendo do caso. Como há anestesia, não há dor na hora da cirurgia e o método é bem simples de fazer. A anestesia é local e não geral na maior parte dos casos.

Crioescleroterapia

Este método parece com o que narramos agora há pouco porque a substância usada deve ser injetada na sua pele por meio de uma agulha. Contudo, diferente da escleroterapia química, a temperatura da substância que se coloca diretamente nos vasos é de nada menos que 40 graus negativos. O frio intenso será o grande responsável pelo sucesso do tratamento, destruindo todas as paredes internas do vaso, que deve desaparecer na sua; A vantagem é que não há pós operatório: você vai sair andando do consultório depois desse tratamento.

Espuma Esclerosante

Método já popular na Europa, ainda não é muito comum no Brasil porque tem seus motivos para não ser considerado eficiente, mesmo tendo tido diversos casos de sucesso no mundo. Neste tratamento os profissionais devem injetar uma substância tipo mousse, uma mistura de líquido e ar, que desativa a veia doente. Ela deve ser absorvida pela pele assim que for morta e o seu sangue vai fluir da mesma forma, podendo ir para casa assim que a aplicação acabar. O procedimento é realizado com a ajuda de um aparelho de ultra-som.

Eles Vão, Mas Podem Voltar

Você pode eliminar os vasinhos existentes em seu corpo com os tratamentos indicados acima. Mas se não se cuidar e não tomar medidas preventivas, o problema pode voltar mais rápido do que se imagina. O segredo é tomar medidas preventivas o mais cedo possível, e assim garantir que o problema não permaneça e nem tão pouco vá embora.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tratamentos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.