Você Sabe o Que é Aromaterapia? Não? Veja a Definição Para Depois Conhecer Quais os Benefícios Dessa Técnica:
A aromaterapia está dentro da Fitoterapia, que se trata de tratamentos de saúde feitos com base nos aromas das plantas. No caso da aromaterapia, essa técnica é feita usando os seus óleos.
É extraído de determinadas plantas aromáticas um óleo essencial, que pode ser usado tanto individualmente, quanto combinado com outros aromas. Tudo vai depender para que tipo de cura é destinado o tratamento.
A definição para óleos essenciais, esses retirados das plantas, é que se trata de substâncias voláteis muito concentradas, que contêm vários princípios ativos dependendo da sua composição química. Cada tipo de planta fornece um tipo de aroma, cor e densidade.
Como são usados os óleos essenciais? Em massagens ou na composição de cremes, loções, gel ou ainda, simplesmente inalando. Os efeitos variam de físicos, a mentais, passando pelo emocional, podendo até mesmo interferir nos batimentos cardíacos e na pressão.
Agora que você conhece a aromaterapia podemos mostrar quais os benefícios que ela pode oferecer para as pessoas, independente da forma em que esses aromas das plantas foram usados. Lembrando que a aromaterapia pode ser feita com: velas, sabonetes, essências, óleos essenciais e até mesmo produtos de beleza. Com essa técnica é possível curar doenças, buscar energia, melhorar o estresse, se acalmar, se revigorar e até mesmo ficar ainda mais bonita.
Lembrando que aromaterapia não é uma novidade do mundo moderno, pelo contrário, há mais de 6 mil anos atrás, ela era adotada tanto pelos egípcios como pela medicina chinesa. Sempre com o objetivo de através da essência das plantas medicinais aromáticas buscar o equilíbrio da mente e do corpo.
Como Funciona a Aromaterapia
Os óleos essenciais são usados com os seguintes meios: difusores, vaporização, inalação, sprays para ambientes e durante o banho. São todas as formas para que o aroma seja inalado pela pessoa que busca o auxílio da técnica milenar.
A essência deve entrar pelo nariz e levar o princípio ativo de determinada planta até o sistema límbico, que está localizado na parte que chamamos de hipotálamo. Na verdade é a região cerebral responsável pela produção e controle hormonal.
A aromaterapia funcionaria porque seria liberadas B-endorfinas (são hormônios responsáveis pelas boas sensações de bem estar e também mediador químico do prazer).
Os Aromas Devem Ser Diluídos em Óleo Vegetal Nos Seguintes Casos
Em alguns casos os aromas não devem ser usados 100% puros, eles precisam ser diluídos, e é recomendado que seja feito em óleo vegetal.
Isso acontece quando a essência vai ser usada na pele para fazer massagens ou ainda em banhos especiais, escalda-pés, além de compressas. Nesse caso, o aroma medicinal não entra, obviamente, pelo nariz, mas através da derme e hipoderme, indo diretamente para corrente sanguínea e se espalhando pelo corpo inteiro.
Aprenda Qual a Melhor Maneira Para Usar os Aromas das Plantas
Existe contradicação para o uso de aromas essenciais, de alguns deles, para mulheres grávidas e crianças, por isso, sempre consulte antes de comprar. As demais pessoas podem usá-lo na pele, como foi dito anteriormente, diluindo em óleo vegetal. Os mais recomendados são: de amêndoas, de semente de uva ou de gergelim. É muito importante escolher essências de boa qualidade e produzidas de forma correta, de fabricantes respeitados no mercado.
Agora Veja os Benefícios da Aromaterapia Para Cada Tipo de Problema e a Essência Que Deverá Ser Usada:
- A lavanda serve para combater a insônia e também o estresse. E mais: enxaqueca, ativa o sistema imunológico, é digestiva e pode ser usada para aliviar dores.
- O basílico pode aliviar a ansiedade, ajuda a combater a depressão e para aplicar na pele, combate as cãibras.
- Para combater dores musculares e reumáticas a essência indicada é a de alecrim. Além disso ela ajuda a melhorar o funcionamento do aparelho digestivo e atia a circulação do sangue.
- Já a camomila tem efeito calmente, também digestivo como alecrim e mais analgésico e antinflamatório.
- Para reequilibrar o sistema de produção hormonal, a salvia é a melhor opção, sem falar que é excelente para aliviar os sintomas da TPM. Essa essência também ajuda a controlar agressividade e é recomendada para quem luta contra o pânio ou a depressão.
- Para purificar o sistema respiratório nada melhor do que a essência de eucalipto, mas as suas utilidades não param por aqui, é bom também para: bronquite, resfriados, asma, sinusite e tem um ótimo efeito expectorante.
- Com a essência de gengibre você pode combater a enxaqueca, além de dores na coluna provenientes de contusões e ou torções.
- Para aliviar a melancolia, pânico, medo, depressão e sensação de rejeição, a aromaterapia usa a essência de jasmim, que também tem efeito analgésico.
- Problemas de fígado, rins, artrite e dores articulares podem ser resolvidos como junípero, que também tem efeito diurético.
- Para amenizar cólicas menstruais e diarreia se usa mandarina, que também é eficaz para combater o mau humor e a sensação de irritabilidade.
- Problemas como insônia, angústia, ansiedade, depressão, podem ser resolvidos com a ajuda de essências de manjerona, que equilibra o sistema nervoso.
- A rosa também tem as suas propriedades, como regenerar as céluas, combater a tristeza, a impaciência, a angústia e o pânico. É aconselhada para combater qualquer tipo de trauma.
- Enquanto o rose gerânio é rejuvenescedor e contribui para aliviar os sintomas da TPM, pode acalmar, controlar a agressividade. É uma boa solução para quem precisa amenizar qualquer tipo de frustação sofrida.
- Se a gripe ou o resfriado atacar o tomilho é a melhor solução. Além disso, combate o cansaço física e é um antivirótico.
- A essência de cipreste é boa para: abrir as vias respiratórias, melhorar a circulação do sangue e evitar a renteção de líquidos no corpo.
- A essência de bergamota é boa para: dermatose, ansiedade, combater a perda de apetite e aliviar os sintomas das alergias.
- A toranja também tem os seus benefícios, como o combate a fadiga, poder diurético e relaxante.
- Para estimular o apetite nada melhor do que laranja doce, além de ser revigorante.
- A essência de limão também tem as suas propriedades de cura: defender o organismo contra resfriados e gripes, estimula a boa memória e ainda combate a contaminação de bactérias.
- Uma outra essência importante para auxiliar o intelecto é a de lemongrass, que estimula a criatividade e ajuda a concentração, além disso, é um descongestionante linfático e estimula o aparelho circulatório. E não para por aí, é usada também para: alivitar dores de cabeça, regular o sistema nervoso, como tônico estomacal, para boa digestão, com antiséptico, para fortalecer a pele, como desinfetante e parasiticida.
- Para cicatrizes e machucados: tea tree. Também indicada para tratamento de micose nas unhas, furúnculo, herpes, psoríase, frieira e calor. E mais: tratamento contra acne, afta, dores de ouvido e de dente. Tudo graças ao seu poder fungicida e germicida.
- Especialmente para o homem, a essência ylang-ylang, evita a ejaculação precoce, além de combater a hipertensão.