No controle de peso ou busca pelo emagrecimento, o grande segredo mesmo é tornar a balança de calorias equilibrada. Você deve combater a ingestão em números de calorias, mas também agir para queimar o que ingere e seu excesso. Isso é o que garante a redução no número da balança. Mas para isso, exercícios são cruciais.
O Que É Caloria?
Caloria é o nutriente presente em alimentos e responsável pela produção de energia para o corpo. Ela é a grande responsável por seu coração bater, o sangue circular e o bom funcionamento do sistema digestivo, circulatório e outros que fazem seu corpo ficar de pé e saudavelmente. O corpo humano é como uma máquina, e a caloria seria o seu combustível.
Mas por tanta preocupação com as calorias então? O problema é quando este nutriente é ingerido em excesso. Quando ele não é metabolizado pelo organismo, irá se acumular nas células e formar a gordurinha localizada. Quanto mais você ingere e menos usa, mais o corpo irá acumular calorias. O excesso delas faz mal ao organismo em diversos níveis.
As calorias estão presentes nos alimentos e é de lá que o corpo retira energia para funcionar. O segredo é sempre o equilíbrio. Calorias demais fazem o corpo acumular o que não vai usar, causando o aumento de peso. De menos, o corpo irá buscar energia nas proteínas e outras substâncias ingeridas, afetando o equilíbrio de nutrientes do corpo e causando, com isso, o desequilíbrio.
A Relação Entre Calorias e Exercícios Físicos
Os exercícios físicos são os responsáveis pela queima de calorias e manter a balança equilibrada. A relação é simples: você ingere calorias em todos os alimentos. Mas para manter o corpo em forma, precisa queimar na mesma velocidade e quantidade que ingere. Se quiser perder, vai precisar consumir menos do que o que queima. Para manter a balança com perfeição, o bacana é tentar equilibrar alimentação e exercícios em igual medida.
E dá para fazer isso? Dá sim! Com uma dieta regular e bons exercícios em uma rotina frequente (não adianta fazer isso uma vez por semana), você vai conseguir manter o peso. Para perder, vai precisar apelar para exercícios com alto potencial de perda de calorias, que não são poucos. Dá para tornar a sua rotina de exercícios bacana e bem divertida, até mesmo para quem anda com problemas de ir para a academia. Há alternativas para queimar calorias em casa também!
Pular Corda
Uma corda do tipo Rock Balboa custa apenas R$ 22 em lojas de artigos esportivos, ou até menos! Você não precisa de roupas apropriadas e nem de uma grande área, muito menos sair de casa. Escolha um local ventilado e teto relativamente alto e jogue-se nesta brincadeira infantil que arrasa na queima de calorias.
Duvida da eficiência do exercício? Meia hora de pulo de corda elimina até 400 calorias. Mas este número varia de acordo com seu metabolismo, a forma como você pula e se está realmente forçando as pernas. E traz outros benefícios também: panturrilhas e pernas mais rígidas, aumento da resistência corporal, melhor fluxo sanguíneo (vai evitar varizes!), dentre outros.
Andar de Bicicleta
Vai trabalhar e não é tão longe? Vá de bicicleta! Você vai suar um pouco, por isso leve uma muda de roupas. Outra alternativa é juntar os amigos e participar de um grupo de corrida de bike pela cidade. A atividade ajuda o meio ambiente e na sua queima de calorias também!
Andar de bicicleta promove uma grande queima de calorias, de ao menos 400 calorias por uma hora de pedalada, e nem precisa ser muito rápida. Você também terá pernas mais tornadas, mais resistência física e vai ficar com mais disposição. Faça isso antes do dia começar e vai sentir logo a diferença!
Jogar Futebol Com Os Amigos
Nenhuma caminhada na esteira ou pedalada será tão eficiente quanto jogar bola com os amigos. Com uma partida de uma hora de jogo intenso, você irá queimar 780 calorias em média! E ainda é uma atividade divertida e contagiante até mesmo para quem não tem costume de jogar bola. Junte os amigos e amigas e comece com o amadorismo mesmo.
Artes Marciais
Os treinos de artes marciais costumam ter duração de uma hora e meia e acontecem apenas uma vez por semana. Você não precisa mais que isso para entrar em forma! Lutando boxe, taekwondo, karatê ou artes semelhantes, você pode queimar até 660 calorias. Trabalhará diversos músculos como braços e pernas, o que vai te ajudar a desenvolver seu corpo e ganhar massa magra. Corpo torneado e com ainda aprendizado de uma arte é ganho de dois lados, não?
http://www.youtube.com/watch?v=EUkoy8Adb4s
Musculação
A boa e velha musculação tem suas vantagens. Não é porque você está apenas levantando peso que não perde calorias. O corpo está se esforçando para levantar alteres, ficar na máquina de LEG 45 e outros pequenos acessórios a serem usados em casa ou na academia. Com isso, você queima calorias.
Uma das vantagens da musculação sobre os outros exercícios é que dá para trabalhar musculaturas conforme o seu desejo. Ou seja: você está queimando, mas escolhe onde quer queimar mais e definindo seu corpo, como um bom escultor trabalhando em sua obra de arte. Não está gostando dos braços? Malhe para perder calorias acumuladas ali e tenha braços sem flacidez e mais definidos.
Natação
Se você fazia natação e era magro quando criança, sabe muito bem porque engordou depois. Mesmo na água, a natação vai te fazer transpirar! Ela trabalha os músculos das pernas, dos braços, do abdome e deixa o corpo definido e forte. E você ainda aprende a nadar. Para as calorias, não podia ser melhor para se livrar do excesso: 540 calorias em pouco mais de 40 minutos de treino. Bom número, não?
Esteira
Ter uma esteira em casa é bacana, mas ajuda mais a equilibrar a quantidade de calorias ingeridas com sua queima que na perda de peso mesmo. Isso porque é preciso correr bastante para queimar 300 calorias em uma hora, mas há um trabalho nas pernas, bumbum e cardio vascular interessante.