É muito comum que as mulheres que pensam em colocar silicone se façam um milhão de perguntas. É natural que surjam dúvidas e tem sempre pessoas que dão respostas certas e outras erradas. Por isso, nada melhor do que um cirurgião para acabar de vez com qualquer dúvida sobre o assunto.
Por exemplo, a prótese de silicone não é para sempre, ela deverá ser substituída em um determinado momento, tempo que o médico diz ao paciente na primeira cirurgia. Se a mulher não faz a substituição como deve ser feita ela se coloca em risco. Esse é o primeiro ponto que levanta dúvidas.
Na verdade, a prótese de silicone tem um prazo de validade que deve ser respeitado. Porém, uma boa parte das mulheres não respeitam esse tempo e voltam ao médico somente quando detectam algum problema, que é normal que aconteça quando não é feita a troca. Um dos problemas mais comuns é que a prótese se rompa. Neste caso, é bem mais difícil contornar a situação, que não teria acontecido quando o prazo de validade é respeitado como deve ser.
Ainda falando sobre prazo de validade da prótese, os médicos dizem que aquelas colocadas entre os anos 80 e 90 duravam menos, cerca de dez anos e era necessário mudá-las. Isso porque o material externo delas era mais liso, enquanto atualmente, elas possuem uma textura bem melhor, mais firme. O tempo médio para troca nos dias atuais é de 15 a 20 anos.
Veja Agora Perguntas e Respostas Que Podem Tirar As Dúvidas Mais Comuns Sobre Silicone!
1- Existe um momento certo ou podemos chamar de ideal para colocar silicone?
Segundo os cirurgiões plásticos deve-se respeitar a idade mínima de 18 anos porque neste momento, a mama está desenvolvida. Eles aconselham, porém, que mulheres que têm planos de ser mãe, não colocar antes de amamentar, porque depois disso a mama mudará de formato.
2- Que tipo de anestesia é aplicada e como é feita a cirurgia?
A implantação de silicone nos seios é feita em uma cirurgia que dura em média entre 1 ou 2 horas, sendo que a maioria das pacientes saem da clínica no mesmo dia. Já sobre a anestesia pode ser feita com sedação e local e em alguns casos, usa-se a peridural ou a anestesia geral.
3- Quanto tempo demoro para poder retomar as minhas atividades normais?
Se alguém te disser que não sente dores é mentira, nas primeiras 48 horas, passado o efeito da anestesia é normal sentir. Até porque depois da cirurgia é colocado um dreno que permanece por dias para não deixar que se acumule secreções. Segundo os médicos, porém, depois de 5 dias dá para voltar a trabalhar normalmente, caso o seu trabalho não exija esforço físico. Já as atividades físicas só podem ser recomeçadas 60 dias depois.
4- Ficam cicatrizes nos seios depois de colocar silicone?
Sim, elas ficam, porém, são pequenas e ficam bem escondidas. Normalmente, o corte para colocação das próteses é feito sob a mama, na axila ou ao redor da aréola. Para você ter uma ideia do tamanho, para uma prótese de 260ml o corte é de 4 cm.
5- Quando se percebe o resultado da cirurgia?
Durante os primeiros dois meses se vê um inchaço, que melhora um pouco, mas o resultado perfeito somente depois do sexto mês.
6- Se colocar prótese antes de amamentar depois não pode mais dar de mama para o filho?
Não tem nada a ver. A prótese não impede que você amamente os eu filho porque ela fica entra a glândula mamária e o músculo.
7- Existe algum sinal que devo levar em consideração como um alerta para que algo deu errado?
Sim. A assimetria das mamas é um deles, se uma fica mais alta ou mais dura ou se você percebe caroços ou nódulos.
8- A prótese de silicone não deixa fazer um diagnóstico da presença de um câncer de mama?
Não. Dá para visualizar o tumor mesmo com a prótese de silicone, porém, os médicos preferem colocar sob o músculo da paciente quando sabem que na família existem casos de câncer. prótese sob o músculo, para facilitar a visualização de um possível tumor.
9- Qual o prazo de validade das próteses de silicone colocadas atualmente?
O médico te dirá quando ela deverá ser trocada, normalmente, entre 15 a 20 anos.
10- Depois de colocada é necessário fazer um acompanhamento?
Sim. Siga as orientações do seu médico, normalmente, são pedidos alguns exames de rotina, mamografia e ultrassom e para algum problema, o mais detalhado, ressonância magnética.
11- O que acontece quando há um vazamento do silicone?
O líquido dentro do corpo pode provocar a inflamação dos tecidos vizinho as glândulas mamárias, fazendo até que você os perca.
12- É possível usar o ácido hialurônico para substituir a prótese de silicone?
O ácido hialurônico é uma substância que vem sendo usado para aumentar volumes, fazer preenchimentos, porém, no caso dos seios, ela não serve para ser usada no lugar das próteses.
O ácido hialurônico, naturalmente, é absorvido pelo organismo, usá-lo nos seios seria em no máximo dois anos perder o resultado. Teria um custo muito mais alto pela quantidade de vezes que seria necessário reaplicar e o volume com esse produto não seria o mesmo conseguido com as próteses de silicone.
13- Como é feita a troca das próteses de silicone?
O ideal é fazer no momento certo, seguindo a orientação do médicos, neste caso, ela não terá se rompido e é feito com uma simples cirurgia para substituição. O médico faz o corte na cicatriz que já existe e diferente da primeira vez, não são necessários os drenos, pois a secreção é bem menor do que na primeira.
18- O corpo pode rejeitar a prótese de silicone?
Os cirurgiões dizem que não, que são formados anticorpos para combater a rejeição, isto é, contra um material estranho inerte que é o silicone dentro do corpo.
Porém, antes de fazer uma cirurgia para colocar próteses de silicone nos seios, procure tirar todas as suas dúvidas com médico, fale tudo sobre a sua saúde, os seus hábitos. Escolha um médico renomado, que já tenha feito muitos cirurgias e faça sempre em uma clínica que tenha equipamentos necessários para socorro em caso de algum problema.