Se você não é muito chegado em academia, nós temos a solução certa para seus problemas. Além disso, se a desculpa para não malhar é falta de tempo ou de dinheiro, também como mudar esse quadro. Qualidade de vida e corpo em dia não são sinônimos de ratos de academia. Vários exercícios que são feitos nas academias pode-se muito bem fazer em casa, sem que haja a necessidade de usar aquela parafernalha toda de pesos e aparelhos.
Além do mais, engana-se quem pensa que exercícios feitos em casa não rendem a mesma eficiência que aqueles feitos em academia. Muitos deles podem ser até mais eficientes que aqueles feitos em aparelhos.
Claro que se exercitar numa academia tem lá sua motivação, mas em casa é só ter disciplina e seguir as dicas que deixaremos logo abaixo. Saiba que executando uma série com uma média de 30 minutos, durante três vezes na semana, já lhe renderão uma vida bem mais saudável. Aliás, é recomendado que se faça uma visita a seu médico de confiança antes de dar andamento aos exercícios, para evitar problemas futuros. Aproveite o embalo e converse com um nutricionista, o exercício físico aliado a uma dieta saudável ajudam bastante.
Exercícios Para Fazer em Casa
Confira logo abaixo alguns exercícios para serem feitos em casa:
- Fortalecendo os Músculos do Tchau: Estando em pé, coloque as pernas paralelas deixando o tronco inclinado à frente, os braços esticados, mas as mãos afastadas levemente e dispostas na beirada da mesa. Deixe os cotovelos flexionados enquanto chega o tronco próximo da mesa. Depois retorne à posição do começo.
- Para Deixar as Panturrilhas Bem Definidas: Deixe as pernas em paralelo, os braços esticados à frente e colocando as mãos sobre a mesa. Suba os calcanhares promovendo a sustentação do corpo bem na ponta dos pés e depois volte à posição inicial.
- Mantendo as Coxas e o Bumbum Firmes: Pernas afastadas, porém, as mesmas não podem ultrapassar a largura dos ombros, e ainda os pés devem ficar com as pontas voltadas para fora e deixando uma das mãos colocadas em cima da mesa. Deixe os joelhos flexionados, simulando o ato de sentar, e depois volte a estender.
- Mande o Culote Embora: Com as pernas em posição paralelas e somente a mão esquerda colocada sobre a mesa. Suba a perna lateralmente apenas a direita até o ponto mais alto que conseguir e retorne à posição inicial. Depois, faça o mesmo procedimento com a perna esquerda.
- Deixando a Barriga Sarada: Deite-se com as costas apoiadas no chão e as pernas colocadas sobre uma cadeira formando assim um ângulo com 90 graus. Flexione levemente a região do tronco levando os cotovelos até chegar próximo aos joelhos.
- Moldando as Coxas: Sentada na ponta de uma cadeira (apoiada na parede), pernas na largura do quadril, braços à frente. Levante e sente-se com um pé elevado. Repita do outro lado
- Fazendo o Bumbum Ficar Empinadinho: Deitada com as costas apoiadas coloque os braços ao lado do corpo, fazendo com que as pernas fiquem flexionadas, deixe os pés parados e apoiados no chão. Faça a contração do bumbum, erga os quadris e retorne ao começo.
- Definindo os Braços: Coloque-se em pé, deixe sua coluna bem reta, disponha os braços em posição lado a lado do corpo, e, em cada uma das mãos segure um peso de aproximadamente 2 kg. Então, dobre os braços levemente e retorne a posição de descanso. Lembre-se que os cotovelos não devem ultrapassar a linha da cintura.
Mais Exercícios
Os três exercícios que seguem também são perfeitos para serem feitos em casa e ajudam na perda da barriga, fortalecendo os músculos do abdômen, sendo ainda bastante úteis para aquelas pessoas que têm problemas de dores nas costas devido causadas pela postura incorreta e outros tipos de disfunções. Esses exercícios podem ser tidos como aeróbicos, já que são de baixa intensidade e de longa duração, sendo excelentes na perda de volume abdominal.
Entretanto, para conseguir perder peso e não ganhar de volta, é preciso que passe pelo processo de reeducação alimentar aliado à prática de atividades físicas de maneira regular. Um especialista em alimentação poderá fornecer um plano de reeducação alimentar e um educador físico ainda poderá auxiliar ensinando uma série de atividades que podem ser feitas tanto em caso como em uma academia.
Exercícios para Fortalecer o Abdômen
- Exercício a) Agachamento – Neste tipo de exercício, é necessário que a pessoa afaste as pernas, deixe os braços esticados e dispostos à frente do corpo e, assim, agache, mas não force demais as costas e nem empine o bumbum.
- Exercício b) Flexão de Braço – Para concluir esse exercício é preciso deitar-se de frente no chão e, após, apoiar os joelhos, como se ficasse de quatro, flexionar os braços, e erguer e baixar o tronco.
- Exercício c) Escalador Estilo Cruzado – Para fazer esse tipo de exercício é preciso apoiar ambas as mãos no chão e procurar ficar na ponta dos pés. Depois, é necessário que se estique uma das pernas e empurre-a para a lateral, alternando em uma perna e outra no decorrer do exercício.
Recomendações Para os Exercícios
Deve-se seguir com os exercícios continuamente e não fazer hoje e somente retornar com eles dali a quinze dias, além disso, é preciso que os exercícios sejam efetuados por minutos cronometrados, nada de dar uma pausa grande demais entre um e outro. Faz um e logo depois inicia-se o seguinte, dando ao menos três minutos seguidos de atividades.
Assim que for terminada a série das atividades, dê uma pausa de aproximadamente 01 minuto e faça a repetição da mesma desde o começo por mais duas vezes. Esta série de exercícios pode ser feita até cinco vezes durante a semana, porém também é fundamental que se tenha cuidado com a alimentação, substituindo os alimentos mais calóricos, ricos em gordura e açúcar por aqueles mais saudáveis, como legumes, frutas, carnes brancas e verduras.
Dica Especial: Se durante os exercícios sentir alguma forma de desconforto, do tipo: dores no joelho, coluna ou pescoço, não termine o exercício, consulte antes um profissional para saber o que está fazendo de errado.
Maravilhoso!
Vou fazer rigorosamente e ver os resultados.
Obrigado
elainerhbernard@gmail.com