Muita gente deseja muito emagrecer, mas sabe que não deve fazer isso de qualquer maneira, fechando a boca, por exemplo. Até há pessoas que fazem dietas por conta própria, de qualquer modo sem demonstrar ter a menor preocupação com os riscos a que expõe a própria saúde. Fazer dieta, de maneira correta não é prejudicial ao organismo de ninguém. Muito pelo contrário, uma dieta que conduz à reeducação alimentar, que mostra e ensina bons hábitos alimentares, com alimentos saudáveis é totalmente recomendável e é aceita por qualquer profissional de saúde.
Dieta Para Alguém que Possui Problema de Saúde.
Se uma pessoa que faz algum tipo de tratamento decidiu que precisa perder alguns quilos, a primeira coisa a fazer é conversar com o seu médico. Pode ser que ele não se oponha, mas que entenda que não existe nenhum problema se a pessoa que quer fazer a dieta esteja orientada e acompanhada de um profissional que saiba o que está fazendo. Se esse for o caso, siga o conselho do médico e procure um (a) nutricionista.
Detox a Moda Atual
Atualmente só se fala em detox, mas o que é detox? Como ele funciona? Bem, detox nada mais é que desintoxicação. Ou seja, fazer uma dieta Detox é fazer uma dieta desintoxicante, uma dieta onde o objetivo principal é desintoxicar o organismo. A dieta Detox é excelente para eliminar do organismo todas as toxinas e tudo o mais que prejudicam o seu bom funcionamento beneficiando o corpo e lógico melhorando a saúde.
Objetivo da Dieta Detox
Perder peso não é o único objetivo de quem utiliza a dieta Detox. Muitas pessoas a usam para desintoxicar o organismo. Muitas vezes depois de exagerar um pouco ingerindo comidas muito calóricas e abusando ao consumir bebidas alcoólicas em demasia, algumas pessoas assim que reconhecem que houve exagero iniciam uma dieta Detox durante um determinado período. Nesses casos, o suficiente para eliminar o excesso de toxina do organismo.
Dieta Detox e seu Custo
O custo da Dieta Detox é bem baixo, porque os alimentos que devem ser ingeridos durante ela não são caros, muito pelo contrário. Ela tem por base principalmente as hotaliças, frutas, sucos, chás e água. Eles são os elementos fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Porque atuam regulando o funcionamento dos intestinos, fígado e rins.
A Dieta Precisa de Organização Para Dar Certo
- Comece fazendo uma lista com tudo o que você vai precisar para a sua dieta. Não coloque nenhum item que não faça parte dos alimentos da dieta. Por mais que alguma coisa lhe chame a atenção, resista e não compre.
- Não compre muita quantidade de frutas e verduras porque elas não resistem muito tempo. O ideal é você se programar para comprar esses itens uma vez por semana, até porque se eles estiverem frescos ficam bem mais atraentes para os olhos.
- Dê preferência para as frutas e verduras que são de produtores que ficam mais perto de sua cidade. Os produtos que são comprados em locais muito distantes têm o preço mais elevado devido ao custo do transporte.
- Faça a sua escolha por verduras e frutas da época, Os vegetais ficam mais baratos e mais gostosos quando estão na época certa da colheita.
- Qualquer cantinho em casa, onde tenha ao menos espaço para um vaso de plantas é o suficiente para você fazer uma hortinha de temperos. Caso você tenha tempo, Faça uma. Além de economizar, estará trocando os temperos industrializados por outro mais saudável.
- Aproveite as ofertas dos supermercados para comprar frutas, verduras, enfim os alimentos que você precisa para a sua dieta bem mais em conta.
- Procure sempre comprar carne em promoções. Exemplo: quando for comprar carne (frango, peixes, carne bovina) de acordo com o preço faça a sua compra. Sempre um tipo de carne vai estar em promoção. Vai alternando a sua escolha de acordo com os preços.
- Não coloque as folhas verdes molhadas na geladeira, porque elas durarão pouco tempo saudáveis. Para que elas durem mais Você deve após lavá-las muito bem, secá-las. Secas elas duram cerca de uma semana na geladeira. Você pode também depois de secá-las colocá-las dentro de uma vasilha (serve de plástico) fechar bem e guardar na geladeira.
- Em dieta barata não pode haver desperdício
- Não prepare alimentos para sobrar. Procure sempre fazer o suficiente para consumir e acabar. Se você calculou para não sobrar, porém depois que você se alimentou sobrou um pouco, há duas coisas que você deve fazer: A primeira é não repetir só porque sobrou. A segunda é guardar bem guardada para consumir no dia seguinte, em outro dia ou na janta do mesmo dia.
Comece a Sua Dieta Pelo Café da Manhã
- O seu café da manhã deve ser: Uma fruta à sua escolha, pão integral, café com leite desnatado. Mais tarde você pode fazer um lanche, ainda pela manhã, com uma barra de cereal ou uma fruta;
- Prepare para o seu almoço, carne, salada, arroz e feijão;
- Faça um lanche da tarde com fruta picada em um iogurte desnatado;
- Faça o seu jantar como fez o seu almoço ou prepare um sanduíche com suco de frutas e salada de omeletes com legumes.
Algumas Dicas:
- Prefira os pães integrais feitos em casa. Para que ele fique rico em fibra acrescente semente de linhaça;
- Para diminuir a fome excessiva durante o almoço e a janta, coma sempre uma fruta na hora do lanche;
- Durante a semana, no seu almoço substitua a carne um dia pela sardinha e em outro dia por ovo. (o ovo não é tão caro quanto a carne e possui muita proteína). A sardinha também possui ômega 3 e não é cara como o salmão;
- O arroz integral pode ser substituído de vez em quando pelo arroz branco com semente de linhaça;
- Você pode fazer o seu iogurte. Use um litro de leite para 180 gramas de iogurte natural, não pode esquecer que tem que ser desnatado;
- Troque os sucos industrializados pelos sucos que você pode fazer em casa. Além de evitar gastos, eles ficarão com o sabor que você escolher.