No Brasil, ter um bronzeado bonito é o desejo da maioria das pessoas durante o ano todo, mas a exposição excessiva aos raios solares pode gerar muitos problemas graves, como queimaduras, descamação até o câncer de pele, por exemplo. Dermatologistas afirmam que não existe nenhum produto capaz de estimular o bronzeado, e que apenas os raios solares conseguem estimular a melanina (que é o pigmento que escurece a pele). O que existe na formulação dos cosméticos estão no mercado, são outros pigmentos que se depositam no corpo e que dão um tom alaranjado a pele.
Importância do Bronzeamento
Dermatologistas explicam que bronzeado excessivo não é sinônimo de saúde, apenas indica que a pele foi agredida, e que a exposição comedida é capaz de prevenir a osteoporose (meia hora por dia já é o suficiente para se obter os benefícios, mas sempre antes das 10 e depois das 15 horas). O sol proporciona a absorção da vitamina D pelo organismo, e ela garante melhor aproveitamento do cálcio dos alimentos, pois é um mineral indispensável para formação e manutenção dos ossos.
Alimentos que Aceleram o Bronzeamento
Cenoura, beterraba, mamão e caqui são alimentos ricos em caroteno (pigmento), mas não estimulam a melanina (que é o pigmento da pele), o caroteno apenas se deposita na pele, e proporciona um tom amarelado, dando a impressão de um bronzeado mais rápido.
Autobronzeadores
São cosméticos à base de corante e que podem causar manchas na pele, pois os pigmentos presentes nas fórmulas impregnam a pele e bronzeiam sem o auxílio dos raios solares. É importante passar apenas uma vez por dia, e espalhar pelo corpo de maneira uniforme, para evitar listras indesejadas na pele. Importante: Não é um dos métodos mais recomendados. Dica: Um dia antes de utilizar o autobronzeador, faça uma esfoliação para que a pele fique mais homogênea, no dia seguinte, passe um hidratante no corpo todo após o banho, e priorize as regiões mais secas (cotovelos e joelhos). A pele hidratada faz com que o autobronzeador se espalhe melhor e que o resultado seja mais uniforme possível.
Alergia
É raro, mas exposição ao sol pode provocar erupções dolorosas na pele de algumas pessoas, mas esse tipo de alergia só ocorre quando a pessoa já tem alguma doença de pele ou está tomando medicações que aumentam a sensibilidade aos raios solares, como antibióticos e pílulas anticoncepcionais.
Urucum
O uso do urucum não é recomendado, porque provoca queimaduras devido aos componentes que aumentam a ação dos raios ultravioleta.
Ressecamento e Queimaduras
O filtro solar com hidratante evita o ressecamento da pele, é importante também repor a água perdida com banhos – frios ou mornos de preferência – após a exposição ao sol. No que se refere as queimaduras, a gravidade é que determina o melhor tratamento, e em caso de lesões graves, é recomendável procurar orientações de um especialista (dermatologista).
O uso de Bloqueadores / Filtros Solares em Dias Nublados e Chuvosos
Mesmo nos dias de chuva, os raios solares passam pelas nuvens, mas a ausência de calor ilude e faz com que não se perceba a agressão causada na pele.
Bronzeamento Artificial e Câncer de Pele
Muitas pessoas fazem uso do método mas poucas sabem que em excesso, além de envelhecer mais rapidamente a pele, pode causar o câncer de pele, pois a radiação penetra profundamente. Existem três tipos de câmaras: As que emitem os raios ultravioleta A e B (ou os dois juntos), as que usam apenas o UVA, e as que usam apenas UVB (que são as mais perigosas e prejudiciais). A prática é desaconselhada pela maioria dos especialistas, que afirmam que o perigo está no uso habitual das câmaras.
Saiba Como se Proteger e Evitar Problemas Sérios de Saúde:
- Evite se expor ao sol nos momentos mais quentes do dia (no período entre 10 e 15 horas);
- Use chapéu ou boné na praia e quando praticar alguma atividade física ao ar livre;
- Usar diariamente filtro solar com fator de proteção (FPS) igual ou superior a 15, aplicando-o pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol e sempre reaplicando-o após mergulhos ou transpiração excessiva;
- Na praia, mesmo se estiver usando chapéu e boné e embaixo de uma barraca, use protetor solar, pois parte da radiação ultra-violeta se reflete na areia e atinge a pele;
- Use sempre óculos de sol de boa qualidade e com proteção UVA e UVB;
- Procure um dermatologista se aparecerem manchas na sua pele que estão se modificando e que formam cascas que sangram com facilidade, feridas que não cicatrizam ou lesões de crescimento contínuo e;
- Faça uma visita anual ao dermatologista para avaliação de sua pele e tratamento de eventuais lesões.
Produtos Recomendados Para Bronzeamento e Proteção:
- Bloqueador solar FPS 50 (marca: Payot);
- Nivea sun light feeling bloqueador facil FPS 60 (marca: Nivea);
- Bloqueador facial FPS 50 Cupuaçu (marca: Red apple);
- Solar expertise Icy protection FPS 30 (marca: L’Oréal Paris);
- Bloqueador solar FPS 30 (marca: Cenoura & Bronze);
- Loção protetora facial FPS 60 (marca: Sol de janeiro);
- Natura Fotoequilíbrio loção protetora FPS 15 (marca: Natura);
- Renew solar advance FPS 30 UVA/UVB (marca: Avon);
- Minesol actif unify FPS 60 (marca: RoC);
- Sundown senses FPS 15 (marca: Johnson & Johnson);
- Adcos sun care spray fotoprotetor FPS 15 (marca: Adcos);
- Lait solaire FPS 15 (marca: Biotherm);
- Continuous clear spray FPS 15 (marca: Australian gold);
- Golden plus bloqueador Floratta in blue FPS 30 (marca: O Boticário) e;
- Anthelios AC fluide extreme FPS 60 (marca: La Roche-Posay).
Dica importante: Segundo normas e recomendações do INCA (Instituto Nacional do câncer), a prevenção do câncer da pele fundamenta-se no aconselhamento para a proteção contra a radiação solar por meio da utilização de filtros solares (FPS 15 ou mais), vestimentas adequadas e acessórios protetores (camiseta, chapéu, guarda-sol e óculos escuros), evitando-se a exposição solar entre 10:00 e 16:00h.
O câncer da pele é um tumor formado por células da pele que sofreram uma transformação e se multiplicaram de maneira desordenada e anormal, e assim originando um novo tecido (neoplasia). O câncer da pele atinge principalmente as pessoas de pele branca, pessoas que se queimam com facilidade, pessoas que nunca se bronzeiam e pessoas que se bronzeiam com dificuldade. Cerca de 90% das lesões se localizam nas áreas mais expostas ao sol.