Diferenças Entre Depilação A Laser e Fotodepilação

Muitas pessoas não pretendem ficar perdendo tempo usando a tradicional depilação com lâmina durante o banho, ou até mesmo sente um profundo arrepio só em pensar na dor que pode ser causada caso alguma coisa de errado. Além disso, a depilação a cera pode não ser uma opção muito boa para as pessoas mais doloridas, por isso, muitos veem no laser uma solução mais sensata.

Entretanto, aqueles que possuem a pele mais sensível não costumam reagir muito bem a esse tratamento, já que se formam casquinhas ou até mesmo grandes pontos de irritação, não esquecendo de mencionar a dor que é causada durante as aplicações. Então, para trazer uma alternativa interessante para finalizar com os indesejáveis pelos vamos lembrar da depilação feita através da luz pulsada, também chamada de fotodepilação.

Através desse procedimento é pode-se encontrar um ponto de conforto entre a intensidade e o espectro da luz, fazendo com que todo o processo se torne bem menos doloroso.

As Diferenças Entre Depilação a Laser e Fotodepilação

Saiba quais são as principais diferenças entre as duas formas de tratamento e veja qual deles se encaixa mais em suas necessidades:

Qual das Duas Formas de Tratamento É A Mais Agressiva?

Fotodepilação: é um tratamento onde se é capaz de promover a graduação do nível de intensidade da luz que é emitida, sendo por isso, um procedimento bem menos agressivo para ser usado em qualquer tipo de pele. Por isso, a mesma pode ser utilizada para promover o rejuvenescimento facial e ainda o tratamento de manchas, já que a luz causa a estimulação da produção de colágeno.

Laser: a emitida pelo laser entra diretamente nas camadas da derme e causa choques pequenos, se não for bem dosada pode até ocasionar algumas queimaduras. Em razão disso, podemos dizer que ele se mostra bem mais agressivo que a luz somente pulsada, porém, não causará danos permanentes à pele. 

Eficiência da Aplicação

Fotodepilação: Através desse método se pode obter um maior alcance da luz, sendo que o mesmo não tem atuação específica no pelo. Em razão disso, é preciso muito mais sessões para que se consiga o objetivo almejado. O tempo para fazer o retoque da área, para os dois procedimentos pode variar conforme a pessoa, mas a média é de quatro meses a 02 depois da última vez que se fez o tratamento.

Laser: Esse método apresenta um maior grau de eficiência, por ser totalmente direcionado ao pelo, por isso, não são necessárias tantas sessões quanto a fotodepilação, para que se obtenha o mesmo resultado. Para esse método são necessárias mais ou menos 06 sessões de aplicação de laser, enquanto que a fotodepilação pede ao menos 12 sessões.

Contraindicações

Fotodepilação: especialistas dizem que o uso da luz pulsada ou fotodepilação, pode ser usado para fazer o tratamento de qualquer tipo de pele, o que não pode ser feito com o laser. Além disso, nem um método e nem outro devem ser usados em pessoas que sejam portadoras de diabetes do tipo 01, doenças neurológicas,assim como aqueles que são portadores de doenças autoimunes, durante a lactação ou gravidez, isso se aplica também em pacientes que tenham histórico de câncer de pele ou ainda aqueles que façam uso frequente de medicamentos fotossensíveis.

Laser: sem mencionar as contraindicações já citadas, homens e mulheres que tenham a pele negra são recomendadas a fazer uso de métodos diferenciados, que não o laser. Isso se dá em razão de que os raios conseguem identificar os pelos levando em conta a quantidade de melanina existente na pele, e aqueles que possuem a pele escura podem sofrer com uma confusão do mecanismo, causando queimaduras. 

O Que Dói Mais

Fotodepilação: esse método apresenta um nível de dor bastante tolerável, segundo grande parte dos pacientes, que até consideram o procedimento praticamente indolor. O método chega até o bulbo do pelo, e não passa muito longe dessa delimitação e, em razão disso, as pessoas podem perceber uma fisgada leve, mas não que isso seja uma forma de dor.

Laser: ao contrário da fotodepilação, o laser pode sim apresentar um grau bem maior de dor, dependendo exclusivamente do aparelho que é usado, já que atua numa área mais profunda da pele, podendo ocasionar, inclusive, queimaduras pequenas nas regiões onde é usado.

Ambos Os Métodos Podem Ser Usados em Qualquer Área do Corpo

Fotodepilação: As áreas mais sensíveis do corpo humano como pálpebras, ânus, e ainda a região ao redor dos olhos, bolsa escrotal e mucosas não podem sofrer a depilação, mas não somente com a fotodepilação, mas ainda com o laser também. Entretanto, a fotodepilação possui uma maior eficiência para cobrir áreas maiores em menor tempo.

Laser: o laser é indicado para as situações em que seja preciso uma maior intensidade da aplicação num menor número de sessões. O mesmo pode ser usado nas mesmas áreas em que se usa a fotodepilação. 

Cuidados Para Depois do Tratamento

Fotodepilação: o cuidado a ser tomado depois do procedimento é basicamente o mesmo a ser usado nos dois métodos, ou seja, não ficar expor à radiação solar sem que se tome as devidas precauções, especialmente se aparecer sinais de vermelhidão na área que sofreu o tratamento. No caso da luz pulsada, pode ser que o paciente sofra com uma alteração de temperatura na área aplicada depois do tratamento.

Laser: pessoas que passam por tratamentos que usam o laser precisam ficar mais tempo sem passar pela exposição solar. Esse cuidado básico deve ser seguido até que o sinal de vermelhidão no local desapareça, o que pode vir a levar aproximadamente 15 dias, especialmente no caso do tratamento com laser. 

Cuidados A Serem Tomados Antes de Se Fazer O Procedimento

No caso de ambos os tratamentos, especialistas apontam que as recomendações são basicamente as mesmas para os dois métodos, ou seja, a pele não pode ter passado pelo bronzeamento, seja artificial ou natural, o pelo não pode ter sido removido totalmente pela raiz (usando pinça ou cera) num período que compreende o último mês, também não pode existir pontos de vermelhidão na pele, assim como machucados ou pontos com acne ativa e o tratamento com ácido deve ser totalmente interrompido durante as 72 horas antecedentes. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Estética

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.