Se você deseja ter uma dieta saudável deve incluir frutas com regularidade no seu cardápio. Frutas oferecem uma série de benefícios incluindo diminuir riscos do desenvolvimento de uma grande diversidade de doenças. Porém, é fundamental se atentar para o fato de que frutas têm açúcar de maneira que devem ser consumidas com moderação.
Mas, você sabe qual é a quantidade de frutas ideal para consumir diariamente sem trazer prejuízos para a sua saúde? Continue lendo e saiba mais sobre o papel das frutas na sua dieta e qual a quantidade mais indicada para ter apenas os benefícios desses alimentos.
Frutas: Fonte de Nutrientes
Frutas de maneira geral são bastante nutritivas, porém, há variação nutricional entre diferentes tipos de frutas. Nesses alimentos é possível encontrar vitaminas – como a vitamina C, e minerais como potássio e folato. Muitos desses nutrientes não são ingeridos na quantidade adequada pelas pessoas.
As frutas também possuem muitas fibras e o seu consumo pode contribuir para reduzir o colesterol, prolongar a sensação de saciedade e consequentemente ajudar no emagrecimento. Frutas possuem também grande quantidade de antioxidantes que atuam combatendo os radicais livres tão danosos para as células. Uma dieta rica em antioxidantes contribui para retardar o envelhecimento reduzindo o risco de doenças.
Lembrando que frutas diferentes possuem quantidades distintas de nutrientes, sendo assim recomendamos que você inclua em sua dieta uma boa variedade de frutas para ter mais benefícios para a saúde.
Frutas Podem Ajudar no Emagrecimento
Frutas podem ser boas aliadas de quem deseja emagrecer porque são ricas em nutrientes e apresentam poucas calorias. Além disso, as frutas tem grande quantidade de água e fibras ajudando a aumentar a saciedade. Basicamente isso significa que você se sentirá saciado com uma quantidade menor de alimento ao consumir frutas. Ressaltamos que estamos nos referindo a frutas frescas naturais. Sucos (mesmo que feitos diretamente da fruta) ou seus derivados não apresentam os mesmos benefícios.
Redução dos Ricos de Doenças
Há diversos estudos que comprovam a eficiência de uma dieta rica em frutas e vegetais na redução do desenvolvimento de doenças graves como diabetes, câncer e cardiopatias. Também se comprovou que o consumo de frutas como mirtilos, maçãs e uvas está relacionado a um menor risco do desenvolvimento de diabetes tipo 2.
Aumentar o consumo de frutas contribui para baixar a pressão arterial e diminuir o estresse oxidativo. Consequentemente se têm menos chances de desenvolver uma doença cardíaca. A ingestão de frutas e vegetais contribui para controlar a quantidade de açúcar no sangue de pessoas diabéticas.
Mas, Qual a Quantidade Ideal de Frutas Para Consumir Diariamente?
Com base na pirâmide alimentar brasileira a indicação geral é ingerir ao menos 400 gramas de frutas e vegetais diariamente ou cinco porções de 80 gramas. Entendendo que metade dessa quantidade é de frutas você deveria consumir entre duas e cinco cotas diárias. Uma porção de frutas equivale a cerca de um copo de frutas picadas.
O melhor momento para comer uma fruta é logo após uma refeição principal, pois o seu intestino delgado fará uma limpeza mais eficaz na frutose da fruta depois de ter consumido alimentos mais pesados. Esse hábito pode ajudar a proteger o seu fígado e o microbioma do contato com o açúcar. Em contrapartida comer frutas logo ao acordar em jejum não é muito interessante, pois esse é um momento de maior vulnerabilidade à frutose. O intestino delgado tem menos capacidade de processamento da frutose quando acabamos de acordar.
Comer Frutas em Excesso Pode Ser Prejudicial?
Quando se ingere uma fruta inteira é bem difícil comer demais, pois as frutas são ricas em fibras e água que promovem uma elevada sensação de saciedade. Isso significa que ao ingerir uma fruta inteira é bem difícil que você perca a mão e ingira mais do que o indicado. É bem difícil comer quantidades exageradas de frutas diariamente se você tiver por hábito consumi-las inteiras.
No entanto, ainda que pareça bem improvável o consumo de frutas em exagero já se verificou o que pode acontecer ao ingerir 20 porções por dia. A pesquisa realizada pelo Departamento de Endocrinologia e Metabolismo do Hospital St. Michael’s, em Toronto, no Canadá analisou um grupo de 10 pessoas em que todos comeram 20 porções de frutas diariamente durante duas semanas. Nenhum efeito adverso foi detectado.
Outra pesquisa, divulgada no periódico South African Medical Journal, acompanhou 17 voluntários que ingeriram 20 porções de frutas diariamente por meses sem que houvesse efeitos adversos. Apesar de serem estudos realizados com poucas pessoas, esses estudos sugerem que as frutas são seguras no sentido de que mesmo ingeridas em grande quantidade não geram efeitos adversos.
Diabéticos devem ficar atentos para o fato de que frutas possuem frutose (açúcar) de maneira que devem consultar seu médico a respeito de quantidades e tipos de frutas para incluir em sua dieta. Restrições alimentares devido a doenças devem ser levadas muito a sério e controladas.
Como Frutas
Como explicamos pessoas com restrições alimentares como diabéticos devem dosar a quantidade de frutas que ingerem, mas isso não significa que excluir esse alimento do seu dia a dia é bom. As frutas têm um papel imprescindível de fornecimento de nutrientes para o organismo não sendo dispensáveis.
Todos os grupos alimentares têm algum papel para a manutenção do bom funcionamento do seu organismo sendo essencial ter uma dieta equilibrada. Dietas restritivas que se baseiam em consumir apenas frutas ou em excluir frutas não tem como dar certo. Tenha cuidado e mantenha o bom senso a mesa sempre.
Dica
Você pode comer um pouco mais de frutas de vez em quando, mas é interessante sempre se pautar pelo equilíbrio e pela sua saciedade. Comer frutas inteiras costuma trazer uma forte sensação de saciedade de maneira que pode se tornar desagradável continuar comendo. O mais indicado em termos de desenvolvimento de uma dieta saudável é consultar um especialista como um médico ou nutricionista. Como mencionamos acima o equilíbrio na sua dieta é essencial para manter a sua saúde e o seu bem-estar.
Gostou de saber mais sobre o papel das frutas em sua dieta e qual a quantidade ideal? Curta e compartilhe!