Tudo Sobre o Excesso de Transpiração

Várias situações de estresse ou medo podem fazer com que uma pessoa sue demais. A transpiração é um fenômeno tão comum ao nosso corpo, que até mesmo extrapola todos os estudos médicos sendo alvos de pesquisas constantes nas indústrias de cosméticos de setor têxtil em qual seria a melhor forma de não se transpirar em uma roupa.

O nível se suor varia bastante de uma pessoa para a outra, e transpirar em um ambiente de pouco calor ou mesmo sem fazer esforços físicos, poderá ser sinal de que existe alguma coisa errada.

http://www.youtube.com/watch?v=wC08fRDFUN4

Qual a Função do Suor?

A transpiração certamente possui uma missão de controlar a temperatura do corpo, e também de manter a pele hidratada. Além de água, gordura, e sais minerais bem como o ácido úrico são eliminados através do suor como um recurso do organismo para que se livre de substâncias tóxicas. Normalmente as glândulas sudoríparas podem se concentrar principalmente nas mãos, nos pés e também axilas e virilhas.

Um dos principais aliados pelo excesso de suor é a chamada hiperidrose. Esta que é uma desordem caracterizada por suores excessivos e geralmente acontece nas mãos, pés e axilas, porém também poderá se manifestar através da face e no couro cabeludo. Ela é acompanhada de um rubor facial, além de sentimentos de embaraço e vergonha, quem é vítima deste problema tem uma série vontade de escapar daquela situação, o que é considerado uma fobia social.

Não se conhece muito sobre a hiperidrose e suas causas, porém se sabe que durante este quadro as atividades de sistema nervoso autônomo aumentam, aquele que é responsável pela respiração e também por batimentos cardíacos que podem acontecer sem mesmo nosso controle.

Alguns Tratamentos Possíveis Podem ser Recomendados

Além do grande constrangimento de ficar com as roupas molhadas e o rosto pingando, este distúrbio afeta a vida e as atividades dos profissionais. A maioria das pessoas não conseguem segurar canetas ou mesmo equipamentos pois estão suando muito nas suas mãos.

Uma das melhores linhas de tratamento e mais recentes de hiperidrose deverá envolver a aplicação de doses baixas de um tipo de medicamento de classe dos anticolinérgicos, este que também costuma ser utilizado bastante para a diminuição de espasmos musculares ou mesmo controlar a incontinência urinária apresentando muito sucesso terapêutico em mais de 75% dos casos.

Alguns dermatologistas recomendam que a aplicação de toxina butolínica, conhecida como o botox nos tratamentos estéticos ajudam em mais de 90% dos casos diminuindo bastante a sudorese.

A aplicação costuma ser realizada no local da sudorese excessiva, podendo ser feita uma vez por ano ou mesmo a cada um ano e meio. Os resultados são mantidos durante todo este tempo e não se tem efeitos colaterais nem mesmo é exigido um tratamento tópico. O único problema deste tipo de tratamento é o preço, pois cada uma das suas sessões não custam menos que R$ 2 mil.

Alguns medicamentos que contam com hidróxido de alumínio também são interessantes para esta finalidade segundo especialistas, porém costumam demorar para fazer resultados e em geral demora até mesmo 90 dias, surtindo poucos efeitos com uma chance de sucesso em 10 a 20% dos casos.

Existem outras disfunções de metabolismo e metabólicas que afetam o nível de transpiração do organismo, como por exemplo o hipertireoidismo e outras disfunções.

Mitos Mais Comuns da Sudorese

De acordo com diversos dermatologistas, existem alguns mitos bastante comuns neste ramo, como por exemplo, o odor desagradável nas axilas não é ligado necessariamente á transpiração excessiva, ele deverá acontecer através de uma alteração no PH da pele, o que acaba aumentando a quantidade de bactérias e fungos na região, que causam o mau cheiro.

Do contrário do que se faz a maioria das pessoas, lavar em excesso a região ou mesmo utilizar mais desodorante ou sabonetes não resolvem o problema e até mesmo poderá traumatizar a região. É necessário se tratar este tipo de problema com medicamentos de utilização tópica, como pomadas, cremes antibióticos, antifúngicos ou mesmo desodorantes que sejam manipulados para seus casos;

Outro mito bastante comum é de que os homens transpiram mais do que as mulheres, apesar disto não existe nenhum dado que possa confirmar este tipo de teoria.

Entre diversas soluções caseiras que podem ser utilizadas, a única que pode funcionar é utilizar leite de magnésia no local, o produto possui o chamado hidróxido de alumínio que melhora a acidez da pele diminuindo o odor ruim porém não o elimina.

Cuidado com os Alimentos Condimentados

É preciso também se tomar muito cuidado com a alimentação que poderá alterar bastante o odor do suor. Normalmente o alho e a cebola costumam acentuar o cheiro ruim de acordo com o especialista.

Os dermatologistas acrescentam que alimentos utilizados de forma muito condimentada poderão estimular mais a sudorese. Normalmente este tipo de transpiração não costuma envolver alimentos e também bebidas, desde que não sejam consumidos excessos de substâncias indesejáveis a serem eliminadas pelo organismo.

Todos estes fatores são bastante levados em consideração pelos fabricantes de cosméticos, cada uma das pessoas tem um cheiro próprio e ele varia bastante com a dieta alimentar, ter hábito de fumar, beber, utilizar medicamentos, o tipo de pele, até mesmo a própria transpiração poderá oferecer características únicas, o que poderá explicar o por que o mesmo perfume poderá ficar diferente em pessoas diferentes.

As formulações de desodorantes por exemplo, são desenvolvidas para que possam atender tanto as preferências de todos os consumidores no que diz respeito á aplicação e por este motivo os formatos em aerossol, creme e roll-on podem ser diferentes para pessoas que possuem diferentes níveis de sudorese.

Os fabricantes costumam utilizar diversos tipos de concentrados ativos antitranspirantes, além de diversas outras tecnologias uqe podem ser consideradas com diversidade de quem utiliza os produtos.

Não existe um exame específico para definir quem possui problemas de hiperidrose ou não, suar em excesso, normalmente de forma episódica ou várias vezes ao dia em dias quentes e frios, acontece graças a esta disfunção, quem passa por estes episódios certamente possuem este tipo de problema.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tratamentos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.