Estima-se que a celulite afete de 85% a 98% de todas as mulheres no período pós puberdade. Mesmo com números altos, a maioria das pessoas não compreende totalmente o que realmente é a celulite e como ela chega ao corpo, as vezes sem qualquer aviso. Devido a isso, muitas mulheres são vítimas de promessas de uma solução rápida, fácil, o que nem sempre é possível por mais que acreditemos.
Se você tiver feito tudo o que estava a seu alcance com dieta e exercício, e aquela pele com aparência de casca de laranja ainda está deixando seu visual nada agradável nas pernas (principalmente) e em diversas partes do corpo, há uma infinidade de opções no mercado da beleza para melhorar a celulite. Infelizmente, a verdade é que muitas das assim chamadas ‘soluções ‘não vão reduzir a celulite, mas sim o volume de dinheiro de sua carteira.
Antes de escolher que método usar para combater a sua celulite, primeiro leia o que preparamos para você. Muitos dos métodos listados abaixo são conhecidos e ofertados com preços bem me conta no Brasil, podendo valer a pena o investimento diante do resultado esperado
Tratamento Estéticos Para Combater A Celulite
No mercado existem diversos e bons tratamentos que podem combater a celulite de forma eficiente, mas que exigem um pouco mais que apenas investir alguns reais. Confira alguns dos tratamentos mais famosos e seus benefícios.
Lipo inteligente (lipólise Laser) – A lipoaspiração é um método tradicional que reduz a gordura localizada, o que se poderia reduzir a aparência da celulite. Na realidade, a lipoaspiração tradicional pode deixar a celulite pior, criando mais depressões da pele e tecido conjuntivo, o que é prejudicial a pele. No entanto, os defensores da lipo inteligente assistida por laser declaram que o uso do laser ajuda a apertar a pele, melhorando a aparência da celulite. Esteja ciente, porém, que a lipo inteligente é relativamente nova, e por isso não há estudos de longo prazo sobre sua segurança ou eficácia.
Terapia acústica – ondas de pressão acústicas são aplicadas externamente com o objetivo de romper o tecido conjuntivo responsável por ondulações da pele. Esta é uma tecnologia semelhante à terapia de ondas de choque extracorpóreas que às vezes é usada para tratar pedras nos rins e outras doenças, tais como dor no pé causada por esporão de calcâneo e fascite. O procedimento ainda é relativamente novo, por isso não existem dados a longo prazo sobre sua eficácia, mas os resultados até agora parecem promissores.
Cirurgia de Subcisão para Remover Celulite – Uma ferramenta de corte em forma de V é movida sob a pele para cortar as partes de tecido conjuntivo que se puxam para baixo, criando covinhas. Este é o procedimento apenas disponível em alguns países, que tem mostrado alguns resultados positivos a longo prazo.
No entanto, é também uma das opções mais invasivas, não é amplamente disponível, tem uma quantidade limitada de investigação clínica que apoia a sua utilização, e não funciona bem para todos ou em todas as áreas do corpo. O nome técnico deste tipo de procedimento é subcisão, e a técnica tem sido usada há algum tempo para o tratamento de certos tipos de cicatrizes de acne. Usado em conjunto com enxerto de gordura, é atualmente um método amplamente oferecido nos Estados Unidos e Europa, sendo ainda novo no Brasil.
Lipectomia de beleza – O excesso de pele é retirado e a pele restante é levantada e fixada em uma nova posição para levantar, apertar, e suavizar a pele do abdômen, nádegas e coxas. Enquanto isso vai te vai livrar da celulite, a suavização da pele reduz significativamente a sua aparência. Este método é um dos tipos de cirurgia mais invasivos das opções cirúrgicas listadas aqui, e tem alto risco, e ainda deixa cicatrizes significativas.
Enxerto de gordura (injeções de gordura) – Quem teria pensado que a gordura pode ser uma arma na luta contra a celulite? Com enxerto de gordura, a gordura do próprio paciente é colhida por meio da lipoaspiração realizada sob o método tradicional, para em seguida, ser injetada nas áreas deprimidas para suavizar a aparência da pele. Isto pode ser, pelo menos, um pouco eficaz. No entanto, os resultados obtidos a partir de gorduras não são muitas vezes permanentes, pois as células de gordura podem morrer ou ser reabsorvidas pelo corpo.
O sucesso e a longevidade do enxerto de gordura é altamente dependente da habilidade e experiência do cirurgião. Por isso certifique-se de perguntar ao cirurgião quantos procedimentos de enxerto de gordura ele já fez e se pode mostrar os resultados. Alguns cirurgiões irão oferecer “retoques” de injeções de gordura, enquanto outros dizem que, quando feito corretamente, o enxerto de gordura fornece resultados permanentes, sem retoques necessários.
Correções Temporárias Para A Celulite
Endermologia – Este tratamento utiliza um dispositivo de massagem assistida por sucção mecânica que pretende massagear a pele e expulsar a retenção de água, quebrar depósitos de gordura teimosos e esticar as bandas de tecido conjuntivo que causam ondulações na pele.
Um dos benefícios da massagem profunda produzida pela endermologia é que ela pode estimular os fibroblastos a produzir mais colágeno, resultando num espessamento e reforço tanto na derme como da epiderme. De acordo com os profissionais desta área, muitos pacientes podem ver alguns resultados de curto prazo positivos, especialmente quando o método é feito em conjunto com uma dieta adequada e exercício programados. Os tratamentos devem ser continuados indefinidamente para manter qualquer melhoria.
Velasmooth – Os tratamentos do tipo VelaSmooth, bem populares na Europa, são realizados utilizando-se um dispositivo que incorpora rolo de massagem estilo Endermologia e sucção, juntamente com as tecnologias adicionais de luz infravermelha e radio freqüência.
Os profissionais que utilizam o Velasmooth afirmam que uma série de tratamentos pode deixar a pele mais firme e suave (com celulite menos visível), além de dar ao corpo mais contorno corporal (perda de medidas na lateral), melhoria da circulação e alívio de dores musculares. Embora tenha havido alguns pequenos estudos mostrando resultados modestamente positivos para a maioria dos participantes do estudo, o júri é ainda neutro sobre a eficácia a longo prazo doeste tipo de tratamento.