Colágeno
Hoje em dia é normal nós escutarmos falar sobre colágeno, afinal há muitas marcas disponíveis no mercado que vendem produtos que possuem colágeno, sendo assim é natural que a sua divulgação também aumente para que mais pessoas conheçam os produtos, os seus efeitos positivos e o mais importante, para que as pessoas entendam o porquê de elas precisarem de colágeno.
Apesar dele ser um dos queridinhos do momento, o colágeno na verdade é uma proteína que é produzida pelo nosso corpo durante boa parte da nossa vida, nós seres humanos temos uma produção equilibrada de colágeno principalmente durante a nossa fase de crescimento, pois ele é uma proteína de importância fundamental na constituição das nossas células, mas saiba que o colágeno pode ser de mais de um tipo.
O colágeno é na verdade cerca de 30% de todas as proteínas do corpo humano, ele tem muitas funções importantíssimas no nosso corpo, ele é fundamental para a elasticidade e constituição da pele, das unhas, dos cabelos, das articulações, além de tudo isso ele ainda participa na produção de fibras que atuam na função de sustentar tecidos, tal como os ossos.
O colágeno tem uma função muito importante também nas nossas cartilagens, porque ele ajuda na constituição dessa parte tão importante do organismo humano, parte que é fundamental para a boa movimentação dos nossos ossos e que é responsável por não desgastarmos eles e não sentirmos dor constantemente nas nossas articulações.
O colágeno se tornou um queridinho da indústria estética, mas as suas funções e sua importância, como mencionado acima, vão muito além disso. O ponto é que a reposição de colágeno é muito necessária, principalmente a partir dos 30 anos de idade, já que por volta dessa idade, as vezes até um pouco mais cedo, a produção natural dessa proteína diminui drasticamente e nós então precisamos repor e essa reposição vai muito além dos motivos estéticos e de busca por beleza.
No entanto, a indústria da beleza viu no colágeno uma oportunidade de expandir os seus negócios, de forma que a produção de colágeno influencia diretamente na pele das pessoas, sendo assim, quando a sua produção cai, cai também a elasticidade visível da pele, isso pode ser observado conforme as pessoas envelhecem, a sua pele muda e não é mais como antes, é um processo gradual que acontece ao longo do tempo. Com esse déficit de colágeno passar a surgir as temidas rugas e marcas de expressão, que é o ponto tão explorado pela indústria cosmética.
É muito natural o envelhecimento da pele, todas as pessoas, em todos os lugares imagináveis do mundo vão passar por isso, mas muitas deles hoje em dia preferem evitar o máximo possível esse envelhecimento, se assim for possível e na verdade é, hoje há muitos métodos de manter-se jovem, mas um dos mais eficazes é estimular essa jovialidade de dentro para fora, da saúde para a beleza e é aí que o colágeno se encaixa perfeitamente.
Os suplementos de colágeno normalmente não são consumidos sozinhos, eles são combinados a diversas vitaminas, pelo menos é o que acontece com os colágenos que são de marcas mais confiáveis, o motivo disso é que quando essa proteína é consumida sozinha ela praticamente não faz efeito no corpo humano, ela precisa da presença pelo menos da vitamina C, que é a vitamina que mais potencializa os seus efeitos e os seus resultados, por isso, uma das coisas mais importantes a fazer quando você for comprar um colágeno é observar o rótulo para ver se há outras substâncias complementares à ele, principalmente se há vitamina C, se não houver não deixa de usar também um suplemento dessa vitamina. É importante mencionar também que os bons colágenos que estão no mercado hoje, são os colágenos hidrolisados.
Quais São Os Sintomas Da Falta De Colágeno No Corpo?
Há alguns sintomas que podem ser observados no corpo dos serem humanos, que podem ser entendidos como falta da proteína do colágeno, um dos principais é a flacidez facial, que acontece por fatores diversos, entre eles os hábitos de vida que uma pessoa leva, mas um dos principais é a diminuição de colágeno no organismo. Outros sintomas que são importantes e que podem ser notados são a flacidez da pele do corpo, assim como também as dores nas articulações, a famosa dor que as pessoas mais velhas costumam reclamar, no entanto, em muitas das vezes essa dor não se trata de uma doença mais séria que está causando essa dor ou desconforto, basta uma boa suplementação de colágeno, em todo caso se a dor for intensa é melhor procurar um atendimento médico.
Quanto à flacidez, ela pode sim ser agravada pela diminuição do colágeno no corpo humano, no entanto, ela também tem a interferência dos fatores genéticos que influenciam, assim como a alimentação que a pessoa costuma ter rotineiramente. Muitas pessoas acham que se começarem a tomar um bom colágeno, a sua flacidez e outras situações que atingem a pele, tal como a estria e a celulite vão sumir, elas podem sim diminuir, mas não sumir completamente, porque somente o colágeno não faz milagres estéticos, qualquer melhora estética que você deseje deve ser interligada com outras coisas importantes, tal como a prática de atividades físicas e o consumo de alimentos saudáveis e naturais.
O colágeno diminui não apenas por causa da idade, mas por causa do estilo de vida das pessoas, o hábito de fumar é uma das coisas mais prejudiciais para o colágeno e para a pele de uma maneira direta, além da alta quantidade de exposição ao sol, principalmente quando essa exposição é sem a devida proteção de um bloqueador solar e temos também o açúcar que é um inimigo do colágeno natural, tudo isso pode levar à necessidade de suplementação. A falta de colágeno com o tempo, quando as pessoas se tornam mais velhas, pode causar muitos problemas como enfraquecimento dos ossos e das cartilagens do corpo, causando muita dor, ele também pode causar o enfraquecimento visível das unhas e dos cabelos, podendo até mesmo ser um fator de queda dos fios de cabelo, principalmente se for agravado por outros fatores.