Muito se fala sobre a depilação com cera, que ela pode causar isso ou aquilo, como por exemplo, que ela faz com que os vasinhos da perna se rompam. Porém, nem tudo o que se fala é verdade, muito coisa é mito e não tem nenhuma comprovação científica. Se você ainda tem dúvidas, leia a seguir o que é realmente verdade e o que não passa de um mito.
- O que dizem: que a cera quente é um grande problema para as pessoas que têm vasinhos na perna porque ela faz com que eles se rompam e mais ainda, que apareçam varizes. Em ambos os casos, saiba que isso se trata de um MITO. Isso porque a cera é aplicada na parte superficial da pele, enquanto os vasos estão muito abaixo, não criando nenhum tipo de influência.
- O que dizem: se a cera for usada com muita frequência ela causa flacidez no lugar aplicado, e isso se trata de um MITO. O calor da cera não seria suficiente para causar flacidez na pele, e o mesmo podemos dizer do movimento de tirá-la. Esse “puxar” é muito superficial para dizer que atinge a parte elástica da pele. O que provoca a flacidez na pele são outros fatores, como o sol ou as lâmpadas usadas em bronzeamento artificial, que acabam atingindo as fibras colágenas.
- O que dizem: que sofre com qualquer tipo de alergia na pele não deve usar a cera quente para fazer depilação, o que é um MITO. Não é exatamente a cera quente que estimula a alergia existente e sim alguns produtos, que devem ser identificados pela pessoa, antes de usá-los.
- O que dizem: fazer depilação com cera quente pode deixar a tonalidade da pele mais escura ou até mesmo manchá-la e neste caso, é VERDADE. Porém, normalmente, isso acontece se logo depois da depilação você se expor ao sol sem ter usado protetor solar para proteger a pele. Isso porque quando fazemos depilação a pele fica mais sensível e mais exposta.
- O que dizem: fazer depilação com cera quente é melhor do que com cera fria se você quer sentir menos dor, e sim é VERDADE. Porque a cera quente age como uma espécie de relaxante para pele e faz com que a depilação seja mais fácil.
- O que dizem: é por isso reutilizar a cera sem criar nenhum problema para pele desde que ela seja fervida em alta temperatura, mas essa afirmação é um MITO. Ferver a cera não faz com que ela perca as bactérias que estão ali e isso pode acabar gerando problemas de pele.
- O que dizem: para fazer uma depilação com cera após a outra é necessário esperar 1 mês e isso é VERDADE. Esse é o período médio, que a pele leva para se recuperar depois da cera ser usada, uma vez que a cera a deixa sem proteção natural.
- O que dizem: em matéria de pelos encravados, a depilação com cera quente é a que provoca o maior número e isso é VERDADE. Ela retira melhor e os pelos vão ficando mais fracos a cada vez, porém, quando eles nascem sem força e vão romper a pele, acabam encravando. O que não é comum quando a depilação é feita com a lâmina que deixa o pelo mais grosso e a pele seca.
- O que dizem: que as mulheres no nono mês de gravidez devem fazer uma depilação íntima completa e isso é VERDADE, porque é um modo de fazer com que elas tenham maior sensibilidade na hora do parto, além de facilitar os preparativos.
- O que dizem: quando você faz depilação com cera quente os pelos crescem mais rápido do que quando é usada a cera fria, o que é um MITO. Não importa o tipo de depilação, com cera quente ou fria, o tempo médio para que os pelos voltem a crescer é sempre o mesmo, de 20 a 25 dias.
- O que dizem: quando é feita a depilação nas partes íntimas do corpo é retirada uma proteção, que são os pelos que dão para mucosa e isso provocaria coceira. Afirmação essa que se trata de um MITO. Os pelos retirados com cera quente e pela raiz nascem mais fracos e não é verdade que tiram a proteção e muito menos causam coceira. Normalmente, o pelo que nasce mais grosso, aquele retirado com barbeador é que provoca coceira quando rompe a pele e ainda pode deixá-la irritada.
- O que dizem: a pinça não deve ser usada para retirar os pelos que não foram retirados com a depilação com cera ou que começam a nascer, porém, isso é um MITO. A retirada dos pelos que não saíram com a cera faz parte do acabamento da depilação e não existe problema algum em fazer isso, até porque eles já estão bem fraquinhos, quase separados da própria raiz e fica mais fácil retirá-los.
- O que dizem: é melhor fazer depilações com métodos diferentes e intercalada, com cera quente e com aparelho de barba, mas não faça isso porque se trata de um MITO. Pelo contrário, isso pode acabar gerando pelos encravados.
- O que dizem: é melhor usar a cera quente no inverno porque no verão o calor faz com que ela tenha uma temperatura muito mais alta na hora da aplicação do que seria necessário, o que acaba gerando manchas vermelhas na pele. Mas, não se preocupe com essa afirmação porque se trata de um MITO, uma vez que a temperatura da cera quente não é alterada por fatores externos. A temperatura é aquela de sempre seja no verão seja no inverno. É claro, que temperatura interna da pessoa se altera conforme o clima, se está frio ou calor, porém, o mesmo não acontece com a cera. O que pode acontecer com ela é ficar mais suportável ou menos suportável na hora da aplicação de acordo com o clima e da temperatura do corpo, porém, isso varia de pessoa para pessoa. A grande parte das mulheres nem notam diferença.
Categoria(s) do artigo:
Estética