Com diversos tratamentos em vista, nenhum foi tão praticado e procurado quanto a esfoliação capilar. Este é um procedimento que pode ser feito em casa, mas especialmente as mulheres preferem deixar seus cabelos nas maãos de profissionais. A esfoliação capilar foi descoberta a pouco tempo e começou a ser praticada muito recentemente. Quando se observou o verdadeiro sentido da esfoliação e os seus benefícios, ela acabou sendo propagada para outras partes do corpo que não o rosto ou outras. Neste artigo, você vai descobrir o que é a esfoliação capilar!
Esfoliação
A esfoliação começou a ser muito importante para a saúde da pele do rosto, quando descobriu-se que este procedimento poderia eliminar os famosos cravos e espinhas. A esfoliação nada mais é do que uma prática que deve ser praticada para diminuir a oleosidade da pele, evitando alguns danos causados por isso. As espinhas por exemplo podem ser evitadas através da esfoliação, que limpa a pele profundamente eliminando as impurezas presentes nas camadas mais superficiais da pele. A esfoliação também ajuda a remover de vez as células mortes presentes em diversos locais do corpo. Sendo assim, esta prática acabou se tonando parte do cotidiano de muitas pessoas, já que se mostrou bastante eficaz no combate a alguns problemas da pele.
Do Rosto Para os Cabelos
Agora que você já compreendeu as bases do significado do que é esfoliação, já dá para ter uma ideia do que ela faz nos cabelos, por exemplo. Na verdade, a esfoliação capilar é aplicada ao couro cabeludo, na parte em que há pele relacionado ao cabelo, onde as raízes nascem. Assim como outras áreas do corpo, a esfoliação capilar se tornou bastante importante para a saúde dos cabelos, deixando-os livre de oleosidade e até mesmo prevenindo as caspas. Além disso, tal prática faz com que o crescimento dos fios fique mais acelerado, eliminando as impurezas do couro cabeludo, além de massagear o local e dar vida as madeixas!
A esfoliação capilar também é ideai para remover a impurezas e resíduos químicos deixados no couro cabeludo, realizando por si só uma limpeza extremamente profunda do couro. Para você que faz muita química no cabelo, possui caspas ou fios muito oleosos, pode ter certeza que este tipo de esfoliação é recomendada para você!
Os Benefícios da Esfoliação Capilar
Já deu para perceber que a esfoliação capilar é repleta de benefícios. Para ter certeza disso, confira abaixo o porquê de a esfoliação capilar ser bastante importante para o dia a dia:
- Para começar, a esfoliação ajuda a diminuir a oleosidade dos fios, o que já é algo bastante interessante. Ela obstruir os poros por onde a produção de sebo costuma ser muito grande.
- Ajuda a melhorar a circulação sanguínea do couro cabeludo, deixando-o mais purificado e consequentemente conferindo aos fios um crescimento muito mais acelerado.
- Com o cabelo limpe e totalmente livre de impurezas, ele fica mais preparado para receber os nutrientes dos produtos usados para deixa-los ainda mais bonitos. Ao nível de uma hidratação, por exemplo, este benefício é um dos mais importantes relacionados a esfoliação capilar. Dicas: Faça uma boa máscara de hidratação capilar após aplicar a sua esfoliação!
- Controla algumas doenças mais graves que podem vir a atingir os cabelos, principalmente em detrimento da sujeira que acumula nos fios durante o dia a dia e que geralmente precisa de uma limpeza mais profunda.
Como Fazer a Esfoliação e Quando
Especialistas aconselham que a esfoliação capilar deve ser feita pelo menos uma vez durante a semana. Isso se o seu cabelo for olesos, pois caso você tenha fios secos, o ideal mesmo é fazer a esfoliação de duas em duas semanas.
A esfoliação capilar pode ser feita em diversos locais, mas os mais procurados são os salões de beleza. Mesmo assim, a técnica pode ser aplicada em casa com ajuda de produtos especializados e próprios para o seu tipo de cabelo. Sendo assim, estes produtos acabam sendo vendidos em quaisquer lojas de cosméticos ou produtos para a beleza. Neste caso, é sempre bom consultar um especialista antes de praticar a receita caseira de esfoliação. Por isso, se você for do tipo que não quer gastar muito nos salões, invista em uma receitinha básica para esfoliar o seu couro cabeludo sem ter que sair de casa.
Vale lembrar que a esfoliação capilar deve ser feita com o cablo ainda molhado, mas não estando totalmente encharcado. Faça a técnica antes mesmo de aplicar o seu shampoo ou o seu condicionador no banho. Estes produtos só devem ser aplicados posteriormente. Ao aplicar o seu esfoliante, é preciso ter cuidado: massageia bem o couro cabeludo o mais devagar possível, para que o produto penetre nas camadas mais superficiais da pele. Sendo assim, não exagere também na quantidade de produto: se não usar tudo reserve para um outro dia de esfoliação. No final de tudo basta lavar normalmente os cabelos de forma suave e se possível prepare uma máscar hidratante para os fios!
Para Fazer em Casa
Agora, essa é para você que adoram fazer estes procedimento em casa: existem muitas receitas simples que podem te ajudar a fazer uma esfoliação capilar de primeira! Para isso, você vai precisar misturar em um recipiente duas colheres de sopa de açúcar e mais duas de iogurte natural. Bata bem até que vire uma massa homogênea e que o açúcar tenha sumido no iogurte. Depois, leve esta mistura até o banho e aplique suavemente sob o couro cabeludo, sempre conferindo se o seu cabelo está úmido o suficiente para a aplicação. Realize este procedimento de massagem do couro cabeludo por pelos menos três minutos. Em seguida, remova a sua máscara esfoliante com água e lave o cabelo normalmente, usando os seus produtos de sempre.
Esta é uma receita simples e que custa bem pouco em comparação a uma ida uma vez por semana a um salão de beleza. Neste caso, vale da escolha de cada um. Dica: Esta receita não é somente para as mulheres. Os homens também podem aplicar sem medo!
Escrito por Jéssica Monteiro da Silva