Técnica do Visagismo: Saiba Tudo Sobre Essa Novidade

Você já ouviu falar em técnica do visagismo? Sabe o que é ou ainda está na dúvida sobre detalhes dessa novidade? Não tem problema, nós vamos tirar todas as suas dúvidas e contar ainda um pouquinho mais.

Claro, que todos nós sabemos que as pessoas são diferentes, e não estamos falando em caráter ou modo de ser, estamos falando do aspecto físico, das feições. E muitos de nós não possuem os traços do rosto simétricos, isto é, não temos boca, nariz e o resto em harmonia. É neste ponto que entra um profissional de visagismo, que é capaz de nos auxiliar a equilibrar essas proporções do rosto. E não só do rosto, todas as nossas medidas e cores dos cabelos e da pele são levados em consideração. Obviamente esse equilíbrio tem como objetivo melhorar a nossa imagem, conseguindo deixá-la o melhor possível.

O Que é Visagismo? 

“Visagismo é uma técnica usada para harmonizar a imagem do cliente, levando em consideração a análise das proporções do corpo, da silhueta, do tom de cabelo e pele, simetria do rosto e etc.” Essa é uma definição de um profissional.

Quais As Mudanças Que São Feitas Pelo Profissional de Cisagismo? 

Uma vez avaliados todos os pontos que foram descritos acima, o profissional de visagismo trabalha para harmonizar essas características do cliente. Então, ele decidirá qual o melhor corte de cabelo, que tipo de coloração é mais adequada, as melhores cores de roupa, quais acessórios valorizam mais essa pessoa, etc. Resumindo, com a análise do cliente, esse profissional será capaz de mudar das características pessoais, como cabelo e maquiagem até o guarda-roupa, valorizando as proporções e disfarçando os pontos menos interessantes. 

A Profissão de Visagismo Não é Muito Conhecida? 

No Brasil, ainda podemos nos referir ao visagismo como uma novidade. Já na Europa, essa técnica vem sido usada há muito tempo, especialmente por pessoas que trabalham com a imagem, como artistas e cantores. Aliás, no Brasil, é muito comum que visagistas ajudem na montagem de personagens. Porém, qualquer pessoa pode usufruir dessa técnica, normalmente, esses profissionais trabalham em salões de beleza ou em spas.

Um Visagista Trabalha Sozinho? 

Não. O visagista conta com apoio de outros profissionais para oferecer ao cliente um serviço completo, por isso, normalmente, essa técnica está disponível em spas. Um dos profissionais que sempre fazem parte desse trabalho é o dermatologista, que auxilia o visagista no tratamento capilar do cliente, usando desde óleos essenciais a laser de baixa frequência, entre outras técnicas. Essa parceria se faz necessária porque o visagista pode avaliar o estado dos cabelos, mas não pode recomendar o tratamento necessário, é onde entra o dermatologista. 

Como É a Primeira Consulta Com Um Profissional Formado em Visagismo? 

No primeiro encontro entre um profissional de visagismo e um cliente é feita uma entrevista. Neste caso, a pessoa deve dizer para o profissional o que ela espera que melhore em relação a própria imagem, o que gosta e o que não gosta no próprio corpo. Depois de responder a uma série de perguntas, o segundo passo é a avaliação. Neste momento, o profissional analisa todas as proporções do cliente, do rosto, do olho, pescoço, do corpo, etc. Depois é a hora das sugestões do profissional, que respeita os limites do cliente. Por exemplo, uma mulher com os cabelos muito longos, que segundo o visagista devem ser cortados, mas ela não quer, seu desejo será respeitado. E o profissional tentará encontrar um outro modo de buscar a harmonização necessária.

Quais As Dicas Que o Profissional em Visagismo Dá Para o Cliente? 

O profissional de visagismo irá falar de tudo. Até mesmo qual a maquiagem fica melhor caso você não goste de um traço do seu rosto. O que não quer dizer que ele fará uma maquiagem. Lembre-se que se trata de um profissional que irá dar dicas de como harmonizar o seu corpo e rosto. Ele poderá dizer por exemplo, que você deve evitar roupas muito justas, mas não é um personal shopper que irá até as lojas fazer compra com você. Neste caso, seria necessário a assessoria desse segundo profissional, que poderia ser útil sozinho, se você achasse que o seu problema de imagem se resume a aquilo que você veste. 

Qual a Diferença Entre Um Profissional de Visagismo De Um Consultor de Imagem?

É muito comum que as pessoas confundam esses dois profissionais ou pense que o segundo é o primeiro com um nome diferente. Na verdade são dois profissionais que trabalham com “ferramentas”parecidas, com objetivos parecidos, mas com métodos, em alguns casos, diferentes. O consultor de imagem não trabalha pensando em harmonizar o visual de uma pessoa, ele trabalha para melhorar a imagem dela. Entre as técnicas que ele usa está a de recomendar tratamentos estéticos, mas não só de dizer o que é melhor e sim de apresentar profissionais, normalmente ele tem a própria equipe, que façam os procedimentos necessários. Além disso, o consultor de imagem considera, quando o cliente deseja, pequenas interferências estéticas, como aplicação de botox, por exemplo. O mesmo não acontece com um profissional de visagismo, que busca a harmonia somente valorizando o que temos de melhor e escondendo o que é um “defeito”. 

Quanto Pode Custar Uma Consulta Com Um Profissional de Visagismo? 

Como falamos lá no início, essa é uma técnica muito nova no Brasil e por isso ainda não foi criada nenhuma associação e nem agência controladora. Por isso, não é fácil encontrar um profissional e nem ter uma ideia de preço médio. Normalmente, a consultoria de um profissional de visagismo pode custar entre  R$ 150 e R$ 500. Você também pode tentar agendar um serviço com alunos de formação em uma instituição de ensino, como por exemplo da Universidade Anhembi Morumbi. Se você mora em São Paulo, anote o telefone do Spa Escola, que promete oferecer consultas com preços mais baixos do que aqueles cobrados em spas,para mais informações ligue: (11) 2790-4653.

Agora que você conhece a técnica do visagismo pode escolher entre ela e qualquer outra voltada para valorizar ainda mais a sua beleza. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Estética

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.