Velaterapia Para Cabelos: O Que é e Como Fazer

A velaterapia para os cabelos é uma técnica altamente antiga para tratar os fios. Este tratamento capilar já foi moda, caiu nos ostracismo mas voltou com tudo no trato dos cabelos nos últimos tempos, apesar do método antigo com mais de dois anos no mercado. O método usa uma vela de verdade e por isso pode assustar um pouco, já que a chama de fato queima o cabelo.

Trazer de volta modismos antigos é um ato apenas da moda em se tratando de roupas e decoração, correto? Ao que parece não. Se funciona bem, por que não voltar a usar, não é mesmo? Segundo os especialistas, este é o caso da velaterapia. O método tem se mostrado muito eficiente no cuidado com os cabelos e por isso voltou ao cenário nacional em diversos salões de beleza. Algumas famosas já se pronunciaram dizendo que curtiram muito e recomendam.

O Que É Velaterapia?

A velaterapia é feita com uma vela mesmo. A chama da vela queima e sela os cabelos danificados da parte de fora do fio, a fibra capilar externa. Desta forma a chama vai permitindo a hidratação com vitaminas que são aplicadas após a queimada do fio.

A técnica de velaterapia é feita a cada quatro ou seis meses. Cada sessão leva em torno de três horas e meia. Quanto o maior o cabelo, mais demorado é o processo. Os cabelos são divididos em porções pequenas que vão ser queimadas ao longo do seu fio. É um método lento e que exige bastante de quem está fazendo tanto em mãos como em cuidado. Um pouco de tempo de chama a mais e a distância incorreta pode danificar totalmente os fios.

Benefícios da Velaterapia

O tratamento da velaterapia é considerado extremamente eficiente quando se fala em resultados para o cabelo. Ele vai expor o fio devidamente protegido à chama da vela por algum tempo e assim vai remover totalmente as pontas duplas e quebradiças.

O calor emitido pela chama da vela é o responsável por cauterizar as escamas dos fios impermeáveis e com resíduos. Desta forma o cabelo vai ficar mais receptivo aos nutrientes que são aplicados depois da velaterapia. Estes são necessários à recuperação e vitalidade dos cabelos. A vela na verdade é como uma introdução ao que virá depois,que é uma hidratação mais profunda e capaz de abrir escamas dos fios impermeabilizadas aos resíduos de produtos químicos.

O calor tem uma dupla função na velaterapia, que é tanto ajudar nas pontas duplas sem mexer no comprimento e no volume do fio como também ajudar na sua regeneração e beleza. Por isso é um tratamento indicado para quem está com o fio danificado e pobre em nutrientes. Não deve ser feito em menos de quatro meses ao menos porque os nutrientes usados são muitos fortes. O excesso causaria queda no cabelo.

A velaterapia não é usada sozinha. A chama é apenas uma chave, pois quem vai agir de fato são as Multi-vitaminas que são aplicadas após a queima da fibra capilar. É considerado um tratamento agressivo e bem forte. Muitos profissionais nomeiam este médoto como um tratamento de choque para a recuperação do cabelos quebradiços e com muita ponta dupla. 

Quem Pode Fazer a Velaterapia

A velaterapia é indicada para pessoas possuem bastante pontas duplas, mas outros tipos de problemas capilares estão se beneficiando bastante do método. Pessoas que possuem uma fibra capilar danificada por tinturas e processos de alisamentos também podem fazer um bom uso da velaterapia. Cabelos com pontas secas, mau hidratados ou com incompatibilidade com química também podem fazer o uso do método e obter bons resultados.

Contudo, o uso mais indicado é para as pontas duplas. É neste setor que o método possui um melhor resultado tanto para quem possui os cabelos com as temidas pontas duplas causadas por maus cortes como por produtos que propiciaram o surgimento das tais pontas com defeito.

Algumas pessoas já experimentaram velaterapia sem qualquer dano na fibra capilar. Como ela tem como finalidade o embelezamento também, pode ser usada para quem deseja apenas ter cabelos melhores. Não é uma boa dica pelo alto valor do processo e também por ser bem demorado. Para quem possui os fios bonitos, o melhor é partir para uma cauterização, que é uma hidratação mais profunda e muito mais em conta. 

Quanto Custa Uma Velaterapia?

O tratamento não é dos mais baratos no mercado. O valor de uma velaterapia pode chegar a R$ 1 mil, dependendo do tamanho do cabelo e sua necessidade. Os valores são justificáveis: o tratamento é demorado, durando mais de duas horas no salão de beleza. Também usa produtos de qualidade e importados, por isso o valor é mais alto do tratamento. Na maior parte das vezes são envolvidos mais de dois profissionais para aplicação da primeira camada do produto.

O valor pode ir para mais ou para menos, mas depende também do comprimento e do dano do cabelo. Quanto mais danificado for o fio, mais caro será o tratamento logicamente. 

Os Resultados da Velaterapia Já Surgem na Primeira Aplicação

Ao contrário de outros tratamentos capilares, os resultados deste método já são visíveis na primeira aplicação. Eles permanente por bastante tempo e se os cuidados foram mantidos, podem durar meses sem qualquer problema.

O ideal é que se combine bons shampoos e condicionadores e se evite química nos seis primeiros meses após a velaterapia. O tratamento deve durar este mesmo período e por isso uma nova agressão aos cabelos não é recomendada. O melhor é manter os fios longe de química por um tempo. Também é preciso não usar hidratações fortes e profundas nas pontas, pois a vela como hidratação já é bem forte. Mais nutrientes pode causar o ressecamento, quebra e pode surtir o efeito contrário, surgindo mais pontas duplas. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cabelo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.