Radiofrequência Rosto Antes e Depois Com Fotos

Radiofrequência – o que é

É uma técnica estética que funciona com o uso de um aparelho que gera energia para aumentar a temperatura de camadas mais profundas da pele. Com isso o resultado é uma produção de fibras colágenas e aumento na firmeza da pele, tratando consequentemente vários problemas estéticos, como estrias, celulite, flacidez, etc.

Basicamente é emitido ondas eletromagnéticas com frequência que atua apenas na área de interesse, sem queimar a pele, por exemplo. A partir do aumento da temperatura, o corpo inicia um processo inflamatório, ou seja, começa a recuperar o tecido danificado, substituindo fibras envelhecidas e produzindo mais, resultando em um rejuvenescimento.

Como Funciona

O método consiste na conversão de energia. A energia eletromagnética emitida pelo aparelho é convertida em energia térmica nos tecidos biológicos. O aquecimento promove reações metabólicas resultantes do processo inflamatório, dentre elas a contração das fibras colágenas já existentes (efeito imediato de lifting) e produção de colágeno. Além disso também aumenta a circulação sanguínea e linfática.

Para isso são emitidas correntes com alta frequência, entre 30 KHz e 3GHz, com tensão de 30 mil a 40 mil volts. Isso eleva a temperatura da pele e do músculo para até 41 graus celcius. Há ainda médicos que falam que um dos efeitos é romper as membranas das células de gordura, fazendo estas serem eliminadas pelo corpo.

A energia penetra em nível celular na epiderme, derme e hipoderme e alcança até as células musculares. Ao passar pelos tecidos, a energia gera uma fricção resultante da resistência, com isso a temperatura tissular se eleva (moléculas se agitando). Quando o corpo detecta um aumento da temperatura, é como uma febre local, ele inicia um processo inflamatório para recuperação, como aumento da vasodilatação, aumentando consequentemente um ganho nutricional de oxigênio, nutrientes e oligoelementos para os tecidos. E ainda, ocorre um processo de drenagem de radicais livres e toxinas, como resíduos celulares.

Radiofrequência no Rosto

Radiofrequência no Rosto

Todos esses efeitos fisiológicos e metabólicos resultam em um fortalecimento e qualidade dos adipócitos, provocando lipólise homeostática, produz fibras elásticas e de colágeno, atua nos fibroblastos e em outras células também. O efeito mais desejado é a neocolagenase, ou seja, produção de novas fibras de colágeno.

Como é a Aplicação

Primeiramente, a aplicação só pode ser feita por um técnico muito bem treinado por um médico dermatologista. Enfermeiros, fisioterapeutas e esteticistas podem ter o treinamento e realizar com segurança o procedimento. É importante pesquisar bem qual o profissional com quem você irá fazer o tratamento, para que não tenha riscos. Além disso veja as contraindicações e pergunte sobre os cuidados pós procedimentos, para que o efeito seja apenas benéfico e muito bom.

A manopla é o aparelho que emite a energia. Ela deve ser manuseada com cuidado e com monitoramento. O profissional deve monitorar a temperatura com um termômetro especial para que não haja queimadura ou desconforto.

O número de sessões de radiofrequência a se fazer depende do objetivo do paciente. Mas basicamente a radiofrequência na face normalmente dá resultados esperados com 5 sessões. Entretanto já na primeira é possível ver os resultados desejados. No corpo, o comum é que sejam feitas de 7 a 10 sessões, para gordura localizada e celulite. O intervalo entre uma sessão e outra é de 15 dias no mínimo.

Há vários tipos de aparelhos que podem ser utilizados. Dentre eles, os mais conhecidos são o Spectra e o vanquish. Existem aparelhos com diferentes tipos de manoplas, que variam com o objetivo do tratamento. Existem também dois tipos de aparelhos, o capacitivo e o resistivo. O capacitivo é quando a manopla possui material com isolamento térmico, como o plástico. O resistivo não possui material de isolamento, trazendo um aquecimento intenso.

O procedimento é relativamente simples. Basta que o paciente se deite numa maca. O terapeuta irá espalhar o acoplador (pode ser um gel – depende do aparelho). Depois irá deslizar o aparelho pela pele em movimentos circulares e monitorando a temperatura eventualmente, com um termômetro à laser.

Na radiofrequência fracionada o aparelho não entra em contato com a pele, mas emite pequenos jatos nas áreas a se tratar. Neste a temperatura pode chegar aos cem graus celcius, entretanto a temperatura da pele quase não é alterada, ou seja, possui menor risco.

Durante e após a sessão o paciente deve se hidratar muito, pois as células hidratadas irão responder melhor à terapia.

Radiofrequência Indicações E Aplicações

Aparelho de Radiofrequência

Aparelho de Radiofrequência

A técnica de radiofrequência pode ser indicada pelo seu médico, fisioterapeuta ou esteticista para tratar várias áreas do corpo e o profissional pode te indicar qual o seu caso. A radiofrequência pode ser usada para:

  • Diminuir as rugas;
  • Melhorar a aparência da pele;
  • Melhorar a qualidade do colágeno e da elastina;
  • Reorganizar as fibras de colágeno e elastina;
  • Melhorar a microcirculação;
  • Melhorar a hidratação da pele;
  • Aumentar a oxigenação;
  • Acelerar a eliminação de toxinas;
  • Reduzir celulite;
  • Combater estrias e fibroses;
  • Tratar acne em fase cicatricial;
  • Melhorar a aparência das cicatrizes;
  • Combater a gordura localizada na barriga, culote, flancos, braços, papada;
  • Combater a flacidez em qualquer área do corpo;
  • Combater a celulite por melhorar a firmeza da pele e queimar a gordura local.

Gordura Localizada

Gordura Localizada

Gordura Localizada

A radiofrequência pode auxiliar na diminuição de gordura localizada. Este tipo de gordura é mais difícil de ser eliminada com o emagrecimento pois elas ficam em áreas que já estão com gordura Há muito tempo e com uma concentração em porcentagem maior do que em outras áreas. O corpo costuma estocar gordura em áreas não muito utilizadas como um mecanismo de defesa para quando precisar de energia. Mas na verdade essa gordura raramente é utilizada pelo corpo como primeira opção de energia. A radiofrequência é capaz de reduzir de forma significativa os adipócitos da área tratada pois as ondas do aparelho são seletivas e atuam no aquecimento das células de gordura, contribuindo para a lise destas, e consequentemente eliminação da gordura.

Flacidez De Pele E Estrias

Flacidez De Pele E Estrias

Flacidez De Pele E Estrias

A aplicação em áreas com estrias cutâneas e flácidas é feita numa área de 10×10 em temperatura acima de 38 graus celcius, por dez minutos. Esta pequena exposição da pele às ondas geram uma cascata de reações inflamatórias no local, favorecendo o aumento da vascularização. Consequentemente o corpo começa a produzir novos fibroblastos na área do edema, produzindo colágeno, melhorando o aspecto da pele e diminuindo estrias, deixando a pele muito mais firme.

Rugas E Rejuvenescimento

Rugas

Rugas

O efeito é o mesmo para estrias corporais. Pesquisas mostraram que o aparelho é capaz de estimular tropoelastina, fibrilina e colágeno que permanecem por até 30 dias após o procedimento, ou seja, o efeito de formação de novas fibras e melhoria do aspecto da pele, rejuvenescendo, continua por até um mês depois da sessão. Os resultados não são apenas imediatos.

Estética Íntima

A radiofrequência atua no rejuvenescimento nos grandes lábios vulvais da mulher. Hoje muitas mulheres procuram dermatologistas, cirurgiões plásticos e terapias para melhorar a aparência da região externa da vagina. Essa terapia atua diminuindo a flacidez dos grandes lábios, trazendo de volta a autoestima de muitas mulheres.

Valores

O preço varia para cada região. Entretanto os valores ficam entre 200 e 350 reais por sessão. A radiofrequência fracionada custa entre 700 e 1000 reais a sessão, entretanto são necessárias menos sessões para que haja o resultado esperado

Radiofrequência Para O Rosto

Como É Realizado O Procedimento

Primeiro é realizado uma higienização da face e pescoço e do colo. Depois o profissional irá realizar uma esfoliação, com movimentos circulares e insistindo mais nas áreas mais ásperas. Limpeza novamente e aplicação do tônico facial, que poderá ser com os dedos ou algodão. Depois o cliente irá ser alertado sobre o efeito de aquecimento. Então poderá ser iniciada a sessão. Esta irá obedecer às regras do fabricante da manopla. Ao final há uma limpeza, novamente. Depois de duas horas o paciente deverá usar protetor solar.

Indicações E Contraindicações

O tratamento é indicado para jovens e adultos saudáveis, sem ferimentos na pele. É um procedimento não invasivo e muito seguro, entretanto existem algumas contraindicações:

  • Febre;
  • Gravidez;
  • Durante a quimioterapia,
  • No caso do paciente possuir doenças do colágeno que o queloide, por exemplo;
  • Prótese metálica na região a ser tratada;
  • Pacemaker;
  • Hipertensão arterial;
  • Diabetes pela alteração da sensibilidade no local a ser tratado.

Cuidados Antes E Após O Procedimento

Protocolos para radiofrequência facial:

  • Higienização – face, pescoço e colo.
  • Esfoliação – movimentos circulares e insistir nas áreas mais ásperas.
  • Tônico – com algodão ou dedilhamento.
  • Orientação ao paciente quanto a sensação de aquecimento.
  • Orientação ao paciente quanto ao aumento de sangramento no período menstrual
  • Orientação sobre tecido isquêmico
  • Radiofrequência – de acordo com a indicação do fabricante para tratamento facial.
  • Aplicação de protetor solar

Riscos do Procedimento

Os riscos da radiofrequência estão muito relacionados com à possibilidade de queimadura na pele. Por isso é importante fazer com alguém qualificado para o procedimento. Há aparelhos que funcionam à uma distância maior da pele e possuem menor risco.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Estética

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.