Usamos as palavras belo, bonito e beleza muitas vezes durante o nosso dia. Muitas vezes falamos essas palavras para elogiar algo, dizer que gostamos daquilo ou que aquilo nos faz bem. Mas você já parou para pensar no que, de fato, é beleza?
Afinal, O Que É Beleza?
Para nossa infelicidade, não há uma definição exata para dizermos com clareza o que é Beleza. Beleza é um dos tantos atributos, conceitos e definições os quais não podemos discutir pois o mesmo tem muito do gosto pessoal da pessoa.
No mundo atual em que vivemos, onde não importa qual a opinião de fulano ou de cigano, importa a opinião do autor da ação, não há como ditar ou definir o que é beleza, apesar de sempre (desde que o mundo é mundo) haver um padrão de beleza a ser seguido.
A História e A Beleza
Mesmo com todas as mídias e a maioria das pessoas falando que a beleza que vale é a de dentro e que não devemos nos importar com o externo (apesar de que devemos nos preocupar sempre com a nossa saúde), sempre, mesmo nos dias atuais, existiu um padrão de beleza.
Antigamente, quando ainda surgiam as populações, os padrões de beleza eram definidos de acordo com cada civilização. Ou seja, cada povo definia como as pessoas deveriam ser por fora para serem consideradas bonitas ou não. Nesse padrão de beleza podiam ser encontradas várias características como o corte de cabelo a ser usado, a barba e bigode (o tipo, no caso dos homens), a cor da pele e até mesmo o peso.
Houve um tempo em que as mulheres deveriam passar, através de sua beleza estética, pelo seu corpo, um ar de frágeis e indefesas. As mulheres deveriam ser brancas, quase como almas penadas, e magras. Algumas mulheres chegavam a passar fome para conseguir se enquadrar em tal padrão de beleza. Outras preferiam usar e abusar da maquiagem e até mesmo fingir alguns pequenos desmaios.
Em contradição a essa época, houve um período em que não só as mulheres mas também os homens deveriam seguir o oposto do perfil descrito acima. Quanto mais cheias de carne (gordas) as pessoas fossem, mais ela era considerada bonita. Não apenas bonita mas também era considerada rica, já que para manter um corpo belo (para os padrões de beleza da época) era preciso ter dinheiro para comprar carnes, bebidas e tudo o que pudesse fazer uma pessoa atingir tal padrão.
A Beleza Atual
Atualmente, o padrão de beleza já não é mais o mesmo que antigamente. O padrão de beleza que atua e impera nos dias atuais é muito diferente do último citado, isso para não dizer que é um padrão contrário.
Apesar de nos dias atuais a beleza que as pessoas imporem é o amor próprio, há, sim, um estereotipo de beleza que as pessoas buscam seguir. O padrão atual preza pessoas slin, mais magras e com um percentual de gordura mínimo, para não dizer inexistente. Quando não é o padrão magro, é o padrão sarado, onde a pessoa esculpe o corpo em academias, caminhadas, corridas, danças, esportes, entre outras atividades físicas.
A Beleza Fora do Corpo
Como já foi dito, atualmente a beleza que se preza não é apenas a do corpo. Muitas pessoas consideram futilidade este culto ao corpo que é feito de forma tão comum. Para compensar (e comprovando a questão do amor próprio nos dias atuais), as pessoas prezam a beleza sem ser a do corpo, mas a beleza interior da pessoa.
Características como simpatia, solidariedade, compaixão, carinho, atenção, responsabilidade, entre tantas outras características tornam uma pessoa bela ou não. As pessoas procuram avaliar não apenas a embalagem (o corpo), mas também o conteúdo (a beleza interior).
Assim como o corpo, as nossas características vão conosco todo o tempo, e levamos nossa beleza (tanto exterior como interior) para todos os cantos. Por isso, para que nosso interior também seja considerado belo, tanto quanto se não mais do que o exterior, devemos ser educados, simpáticos, coerentes, maduros e amorosos.
Todas essas características (e não apenas elas, mas também muitas outras que não foram citadas) influenciam na formação do nosso caráter, o que pode tornar a nossa beleza exterior mais bela ainda.
Para que o nosso caráter seja bem formado, existem muitas coisas que podem influenciar (bem ou mal) nessa formação. E todas essas influências também são chamadas por nós de belas ou não, e é justamente onde usamos no nosso dia-a-dia os adjetivos referentes à beleza.
A Beleza No Dia-a-Dia
Você já parou para pensar em quantas vezes você usa as palavras bela ou bonita no seu dia-a-dia? Muitas, não é mesmo? Elogiamos as pessoas, o dia, as coisas…
Sim, sempre estamos a elogiar as mais variadas coisas. Vocês elogiam aquela música que tem uma letra que condiz com o que você está passando na sua vida pessoal, elogia uma flor que está nascendo no seu jardim ou quintal, elogia uma roupa que, se adquirida por você, pode ressaltar ainda mais a sua própria beleza. Elogiamos um carro, um aparelho eletrônico (“porque tal máquina é mais bonita do que a outra”), uma dança… Estamos sempre a elogiar as coisas, até mesmo as atitudes. Quando dizemos para um amigo “isso que você fez foi feio, não foi legal”, estamos a julgar a beleza da atitude tomada por ele.
Todo o tempo, a todo instante e a todo momento avaliamos a beleza das coisas, mesmo sem sabermos a definição exata de beleza. Mas para sabermos se algo é belo ou não, não precisamos de uma definição que diga o que é e o que não é beleza. Beleza é tudo aquilo que faz bem para você e para todos aqueles que estão ao seu redor. Belo é tudo aquilo que forma o seu caráter, que você faz e gosta. É belo tudo aquilo que esbanja um sorriso sincero e que não precise diminuir ninguém.
Beleza vai muito além de medidas perfeitas ou de manequins e roupas. Beleza é sentir, é gostar e querer. Se você quer ser alguém belo, basta você ser alguém melhor para você que a beleza vem como resultado.