O que é Criofrequência
A criofrequência é um tratamento estético, que consiste na aplicação na pele de um aplicador capaz de emitir ondas de rádio que agitam as moléculas de água de células de interesse. A agitação nas moléculas de água é capaz de gerar calor nos tecidos, assim obtendo efeitos como redução de gordura, celulite e flacidez.
Este é um tratamento muito versátil, por isso tem sido tão procurado nas clínicas de estéticas do mundo todo hoje em dia. Ele trata variadas afecções.
Comparado com a radiofrequência, a criofrequência é mais eficiente para o tratamento de flacidez e celulite, por exemplo. Por isso, é muito importante que o terapeuta (ou qualquer que seja o profissional que irá realizar a técnica) faça uma avaliação minuciosa para avaliar qual é a disfunção estética e a situação do local onde o paciente apresentou a queixa. Isso porque não são todos os tipos de celulites que são atingidas pela criofrequência. E, nestes casos, é melhor recorrer à radiofrequência.
O aparelho da criofrequência possui uma ponteira resfriada que causa uma sensação de alívio, gelada. Assim também há uma proteção da epiderme contra queimaduras. Já a temperatura dos tecidos internos é aumentada muito mais do que na radiofrequência. Mas esse calor não causa nenhum incômodo no paciente.
A criofrequência é um tratamento que vem mostrando resultados excelentes. Já na primeira sessão é possível observar alguns efeitos instantâneos, como o lifting na pele, que é duradouro e também progressivo.
Indicações
O tratamento é indicado para melhorar, amenizar e eliminar diversas queixas estéticas. Dentre elas, as principais são a ceulite, a gordura localizada, a flacidez tissular da pele e as linhas de expressão e rugas.
Para o tratamento da gordura localizada, as sessões de criofrequência consistem na aplicação de um aparelho monopolar, com frequência baixa, assim as ondas de rádio irão atingir a hipoderme, local com gordura localizada.
Para tratar a celulite e também a flacidez tissular do corpo, o aplicador é multipolar, ou seja, possui vários polos. Assim, é possível atingir vários locais, já que a frequência pode ser trocada.
No tratamento para rejuvenescimento da face, como redução de linhas de expressão e de flacidez da pele, é usado também um aplicador multipolar ou bipolar.
Por fim, para o tratamento de redução de papada, é usado um aparelho que emite ondas com uma frequência baixa, assim é possível atingir o local de gordura da papada> mas também deverá ser gerada uma frequência alta para atingir o local de produção de colágeno, ou seja, na derme, para estimular a produção do mesmo.
Quais São Os Efeitos Da Criofrequência?
- Vasodilatação;
- Aumento da Circulação Sanguínea;
- Redução de edemas e inchaços;
- Aumento da atividade celular, metabólica e enzimática dos tecidos;
- Neocolagênese e Neoelastogênese: é a estimulação do fibroblasto (célula) a produzir novas fibras de colágeno e também de elastina;
- Alteração na extensibilidade do colágeno;
- Efeito Lifting Instantâneo;
Segurança
Sempre que vemos técnicas que usam a temperatura para atingir objetivos estéticos, o maior medo, claro, é de queimaduras. Principalmente no caso da criofrequência, que causa efeitos de aumento da temperatura em tecidos internos. Os tecidos podem chegar a temperaturas de até 60º celcius, por isso é normal que cause um certo receio. Afinal de contas, essa é a temperatura de desnaturação de proteínas e enzimas. Entretanto, é uma técnica segura e não há risco de queimaduras. Não há problemas com isso e também não há dor ou incômodo.
Lactantes Podem Fazer Criofrequencia?
Grávidas e lactantes não podem realizar o procedimento. Na verdade, não há ainda nenhum estudo onde foi pesquisado os riscos para gestantes ou mulheres que estão amamentando. Entretanto, muitos médicos afirmam que a emissão de ondas pode afetar sim o desenvolvimento do feto e também a produção de leite materno. Enquanto não há estudos que provem a segurança, é recomendado que essas mulheres não realizem a criofrequência.
Quanto Tempo Demora a Sessão?
As sessões variam de acordo com a área e com o objetivo do paciente. Para a Sociedade Brasileira de Dermatologia, deve-se considerar uma área de 20×20 centímetros e, nesta área, o procedimento pode durar entre vinte e sessenta minutos – neste caso, varia com o local e o profissional irá avaliar. Há também a maneira de calcular individualmente, levando em conta quatro minutos para cada área onde cabe o aplicador.
Antes de começar a sessão, o profissional irá demarcar a área a ser tratada e então calcular o tempo depois disso. Para um resultado seguro e eficaz, é necessário muita atenção para este tempo.
Se o objetivo é promover uma estimulação dos fibroblastos, para que eles possam produzir uma maior quantidade de colágeno, elastina e de ácido hialurônico, o intervalo entre as sessões deve ser de duas semanas. O número de sessões que você terá que fazer vai ser determinado pelo profissional depois da avaliação, entretanto a média que promove os resultados eficazes é de cinco sessões.
Nos tratamentos para celulite e redução de gordura localizada, o intervalo das sessões pode ser bem menor. Com três dias já é possível repetir a sessão. Normalmente são realizadas duas sessões por semana.