Mulheres e homens encontram uma série de técnicas atualmente para “prolongar” a juventude, escondendo as marcas do tempo. Se pode partir de um simples creme, que muitas vezes custa tantíssimo, ou para os mais corajosos e com dinheiro para “investir” em pequenas cirurgias. Entre os cremes e as cirurgias plásticas entra um método de rejuvenescimento que vem se tornando cada dia mais popular, não só entre as celebridades, que usam e abusam dele, como das pessoas, digamos normais. Estamos falando do famoso botox. Quem nunca ouviu falar dessa técnica de disfarças os sinais da idade, do tempo?
O que todo mundo se pergunta é: o botox é vantajoso ou é perigoso. Se colocar numa balança para que lado vai pesar mais: vantagem ou desvantagem. Para tirar essas dúvidas e outras, vamos mostrar o lado positivo e o lado negativo de optar pelo botox, mas primeiro, saiba em que realmente consiste a técnica.
O Que É Botox?
São injeções de uma substância chamada de toxina botulínica “botox” que podem ser aplicadas em qualquer parte do corpo, muito usadas no rosto, para disfarçar as marcas deixadas pelo tempo. Essa técnica estética é usada desde dos anos 60, porém, na época, era utilizada somente para tratamento de distúrbios neurológicos. Tem pouco tempo que passou a ser um aliado no combate as ruas e linhas de expressão. Do início do uso para se tornarem popular foi um salto.
Porque o Botox Se Tornou Tão Popular?
Não podemos afirmar com toda certeza porque o botox caiu no gosto de homens e mulheres que querem “apagar” as linhas do tempo, principalmente do rosto. Porém, uma coisa é certa, a facilidade da aplicação é um fator que atrai muitas pessoas. O botox é injetado sem causa dor e de forma simples, claro, que tudo deve ser feito por um bom profissional.
São usadas agulhas muito finas e elas são aplicadas diretamente no músculo da face. Outra coisa que fez com que a prática se tornasse tão popular é o fato de que o efeito é imediato. Basta poucos dias para perceber o efeito do botox.
Antes de apontarmos quais são as desvantagens de optar pela aplicação do botox, vamos destacar quais as vantagens, o que pode levar a crer, o porque da popularidade da técnica.
Vantagens de Aplicar Botox
- Se trata de uma aplicação sem dor e muito segura, não se escuta falar de casos de pessoas que tiveram problemas depois de fazê-la.
- Se o resultado da aplicação de botox não ficar como o paciente esperava não é um problema, como seria de uma cirurgia estética, isto, porque, em 6 meses tudo volta a ser como era antes.
- É um bom aliado no tratamento de enxaqueca e fortes dores de cabeça.
- Não existe um “pós” botox, depois da aplicação o paciente pode voltar imediatamente a rotina normal.
Como deu para perceber as vantagens existem, porém, como nada é perfeito, a lista de desvantagens também é grande. E antes de fazer qualquer coisa é melhor confrontar o lado positivo e negativo para avaliar se realmente vale a pena.
Veja As Desvantagens do Uso do Botox
- A primeira desvantagem pode ser encarada um vantagem para quem não fica satisfeito com o resultado, porque se trata de um tratamento não definitivo. Porém, para quem gosta do que vê no espelho depois da aplicação de botox, é necessário saber que poucos meses depois, em média 6, terá que ser refeito. Caso a aplicação não seja refeita, as linhas de expressão e as rugas voltam a ser exatamente como eram antes. O que se torna uma grande desvantagem, ficar “escravizado” a repetir a aplicação de botox. Sem falar, que custa bem mais do que um creme que se compra em uma perfumaria para combater as rugas.
- Quando se aplica botox da maneira correta não existe um risco de complicação na saúde, como pode acontecer com outras técnicas estéticas, porém, alguns pacientes se incomodam e muito com os efeitos colaterais. Sim, eles existem, e são: edema, sensação de muita ardência no local onde foi aplicada a substância, dormência na parte tratada. Além disso, se uma das vantagens é o alívio da enxaqueca e da dor de cabeça, por outro lado, o efeito pode ser contrário, aumento de dor de cabeça e até mesmo náuseas, que são temporárias. O tempo dessas efeitos colaterais e a existência deles varia no caso de cada paciente. Normalmente, esses problemas acontecem quando o botox não é aplicado da maneira correta e os cuidados após a aplicação não são seguidos à risca.
- Existe uma possibilidade de fazer a aplicação de botox e não ver nenhuma melhoria e resultado, isso já foi constatado, segundo dados, em 5% dos pacientes que passaram pela técnica.
- O excesso e a falta de capacidade de quem aplica pode causar uma das maiores desvantagens de usar o botox. Ao invés, de sumir com as rugas e marcas de expressão, o paciente fica com uma péssima aparência, de inchaço, inatural, inexpressiva, até mesmo parecendo que está com uma máscara na cara.
Veja Como o Botox Age Nos Músculos
Sabendo como funciona a aplicação de botox, fica mais fácil entender como funciona essa substância no nosso organismo, na nossa pele.
A toxina botulínica, chamado simplesmente botox, quando injetada nos músculos, bloqueia os sinais da pele de forma natural, fazendo com que os músculos se contraiam. Daí o cérebro passar a informação para o músculo e ele responde ao estímulo. Por isso, que muitas pessoas fazendo repetidamente a técnica começam a exibir uma pele dura sem mobilidade, parecendo uma máscara. É como se o rosto tivesse sido colado e somem as rugas e as marcas de expressão, mas também as feições.
A melhor maneira de garantir bons resultados com a aplicação de botox e evitar qualquer uma das desvantagens apontadas acima é escolhendo um bom médio para avaliar o seu caso e não exagerar nas doses do produto. Além disso, antes de recorrer ao procedimento, lembre-se que existe uma série de cremes que ajudam a “sumir” com as primeiras rugas de expressão.