Quais Os Benefícios dos Exercícios Físicos Para As Gestantes?

Se mãe é esperar nove meses para ter um filho. Simples assim. Mas, ironias a parte, sabemos que os cuidados durante esse longo período de tempo devem ser preciosos, especialmente no que diz respeito aos exercícios físicos. Existem modalidades que as futuras mamães não podem deixar de experimentar para a própria saúde e a saúde do bebê. Neste artigo, você vai conferir quais são os benefícios que os exercícios trazem para as gestantes e quais são as principais modalidades para elas.

O Parto Prematuro

Ficar parada durante os nove meses de gavidez está fora de questão, mas não para qualquer grávida. As mamães que terão riscos futuros de terem partos prematuros podem ficar descansando em casa, pois os exercícios físicos não são indicados para vocês. Segundo o obstetra Julio Elito Jr., professor do departamento de obstetrícia da Unifesp: “Se for uma gravidez normal, ela pode e deve fazer exercício, pois faz bem para a saúde”. Mesmo assim, exercícios de muito impacto devem ser evitados. Nada de extrapolar, pelo bem do seu futuro filhinho!

Primeiros Quesitos

“Quem faz atividade física conhece todos os benefícios e vai procurar manter isso na gravidez. Claro que, nesse período, a mulher precisa de uma adaptação”. é o que diz o especialista Ricardo Cury, membro da Sociedade Brasileira de Traumatologia Esportiva e ortopedista. Ele aconselha que a grávida passe por uma espécie de pré-avaliação quando o assunto é mergulhar em algum esporte durante a gravidez: “Dependendo da avaliação, o treino pode ser adaptado de acordo com as restrições de cada uma” diz Valéria Castro, professora do programa “Futura Mamãe”, da academia Competition.

Fabiano Bispo é educador físico e diz que as grávidas precisam respeitar certos quesitos antes de praticar algum exercícios durante os nove meses de gestação: “se a gestante estiver bem, pode se exercitar de três a seis vezes por semana, de 30 até 60 minutos. Ao apresentar qualquer mal-estar, é preciso parar imediatamente os exercícios e o médico deverá ser consultado.”. Lembrando que antes de iniciar qualquer atividade, é sempre bom consultar o seu médico e ver as condições de sua gravidez. Assim que a gravidez vai fluindo e os meses vão passando, a intensidade dos exercícios físicos devem ser diminuídas para evitar maiores danos, até porque você vai estar com aquela barrigona enorme e que vai te atrapalhar muito dependendo do esporte: O profissional que está acompanhando a gestante acaba trocando os exercícios com o passar do tempo, já que a barriga vai crescer” diz o especialista.

Nada de Esforço!

Para começar a praticar exercícios durante a gravidez, é aconselhavel que a mulher já esteja familiarizada com exercícios em geral: “É fundamental a gestante não querer ganhar condicionamento físico durante a gestação. Portanto, se a mulher não está habituada, não é hora de tentar recuperar o tempo perdido se esforçando demais”, comenta Raul Santo de Oliveira, médico fisiologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Se a gestante sentir que está fazendo muito esforço durante qualquer tipo de exercício, é hora de parar. Nada de esforço!

Principais Benefícios

Segundo estudiosos e principalmente de acordo com o ortopedista Ricardo Cury, quando as mulheres grávidas fazem exercícios, centenas de benefícios podem ocorrer: “melhora do sistema cardiorrespiratório, da autoconfiança da gestante, controle do peso, equilíbrio e flexibilidade.  “O exercício melhora a condição física, faz que a gestante não ganhe peso excessivo e tenha menos dores musculares, além de auxiliá-la a suportar com mais facilidade o trabalho de parto”, diz.

Outros Benefícios

Confira abaixo os outros benefícios que podem ser proporcionados pela realização da atividade física durante os nove meses de gestação.

  • Manutenção da aptidão física e da saúde;
  • Melhor controle de peso;
  • Melhor controle muscular e maior flexibilidade na hora do parto;
  • Auxílio no retorno venoso. Isso ajuda a prevenir o aparecimento das temidas varizes nos membros inferiores;
  • Uma recuperação no pós-parto mais rápida e eficiente, sem maiores dores ou incômodos;
  • Prevenção e também redução de lombalgias;
  • Fortalecimento da musculatura pélvica, até mesmo para o parto;
  • Maior tolerância à dor, antes e depois de dar à luz;
  • Diminuição do risco de recém-nascido com peso acima do normal e com futuras doenças cardíacas;
  • Elevação da auto-estima da gestante, o que na verdade é muito importante, já que no período de nove meses e com aquele barrigão, as grávidas tem tendência a se sentirem super para baixo.

Exercícios Que Fazem Bem

Confira Abaixo os Principais Exercícios Indicados Para As Gestantes:

1. Yoga – Segundo o professor Krishna Das, da Academia Competition:” para as gestantes que irão praticar yoga, são exigidas posições confortáveis com movimentos que favoreçam a abertura do quadril, preparação que facilitará o parto normal. Bom para a mente e o corpo, a meditação e o relaxamento proporcionados pela prática da yoga ajudam na diminuição da ansiedade, do estresse, e dos enjoos da gravidez”.

2. Natação: Este esporte e uma opção segura e confortável para a gestante poder se exercitar. O condicionamento físico fica muito melhor, além de ser ótimo para o sono, circulação e controle do peso durante a gestação. Segundo profissionais da área: “É indicada por não ter impacto e não trazer riscos para a grávida. Um médico e um educador físico devem ser consultados antes de qualquer exercício”.

no images were found

3. Hidroginástica: Assim como a prática da natação, a hidroginástica é ótima para relaxar. Profissionais aconselham a hidroginástica pelos seguintes motivos: “. A água reduz os impactos dos exercícios, o que dá maior segurança à grávida e ao bebê. A hidroginástica também diminui o inchaço gestacional, auxilia no controle da pressão arterial e da ansiedade.”

4. Alongamento: ” Alongamentos bem feitos promovem a diminuição de tensões musculares e contribuem para um melhor alinhamento corporal, postura e equilíbrio. Devem ser feitos antes de qualquer exercício. Um médico e um educador físico devem ser consultados antes de qualquer exercício”, aconselham os profissionais. O Alongamento é sempre indicado para depois de uma boa noite de sono, ao acordar.

5. Pilates: “ndicado somente para as gestantes que praticavam a modalidade antes de engravidar, pois pode provocar contrações abdominais”, indicam os profissionais.

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Corpo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Nina23 disse:Acho importante esse feira, ela eh otima para gtseantes e acho que como eh um evento organizado pela prefeitura, poderiam aproveitar esta oportunidade e criar um espaco pelos funcionarios publicos da area de saude para esclarecer duvidas e ouvir as insegurancas das futuras maes sobre a gravidez. Acho que seria muito valido.

    Arumuga 10 de setembro de 2014 13:37 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.