Cuidados ao Fazer Massagem Para Não Prejudicar o Corpo

Como todas as coisas, fazer massagem requer alguma habilidade. É preciso treino, algum cuidado e também um pouco de bom manejo com as mãos, pois uma má massagem ao invés de relaxar pode causar dores no corpo. O efeito será totalmente oposto do desejado, por isso os cuidados são importantes.

A pessoa que quer receber a massagem deve ter cuidados com si mesmo. Deve informar se estiver com doenças nos ossos como artrite e artrose, pois isso pode influenciar no tipo de massagem que irá receber. Uma massagem com bastante pressão com tais problemas pode deixar o corpo dolorido e até agravar o problema.

Deve-se também ter cuidado ao deitar. Uma má posição na cama ou maca para receber massagens pode causar dores no corpo, por isso é importante o conforto. Deite e teste a posição que se encontra e caso sinta dormências, mude. O ideal é estar reto para ter a melhor posição possível e no máximo com um travesseiro fino.

Não ignore uma dor depois de uma massagem. Sem músculo pode ter sido pressionado de forma errada e por isso o problema surgiu.

no images were found

Como Fazer uma boa Massagem nas Costas

Deve-se saber de antemão que a massagem pode levar algum tempo e, como tal, requer um período de aquecimento antes da massagem profunda real começar. O aquecimento é fácil. Use ambas as mãos e aplique uma leve pressão com as pontas dos dedos em movimentos circulares lentos, movendo para cima e para baixo ao lado da coluna vertebral.

À esquerda e à direita da coluna vertebral são onde o maior grupo de músculos e seus anexos encontram-se. Os lados da coluna vertebral são também onde você encontrará geralmente os ‘nós’ no músculo que podem ser trabalhados mais tarde na massagem. Assim que tiver terminado de aquecer os músculos da coluna vertebral, vá para os ombros.

Mais uma vez, usando as pontas dos dedos em círculos lentos, faça uma massagem suave sobre as omoplatas e em direção ao pescoço. A massagem agora é voltada para seus músculos que estão aquecidos e soltos. Agora é hora de começar a massagem de fato. Passe seus dedos ao longo de sua volta e com as pontas dos seus dedos suavemente, mas com mais firmeza do que nas costas.

no images were found

Comece a esfregar as costas em círculos de cima e para baixo e nas laterais da coluna vertebral. Com a progressão da massagem, você deve sentir-se confiante para pedir ao seu parceiro que diga se está indo bem ou não. Lembre-se: esta massagem é para a outra pessoa, por isso você deve atender aos seus desejos.

Novamente, deve-se ir massageando os músculos ao longo da coluna para trabalhar até as omoplatas e os músculos maiores que entre as espinhas das escápulas e a espinha dorsal. Se você acertar uma área do músculo que sente especialmente rígida( como um “nó” pequeno no músculo), faça pressão de forma muito e esfregue em círculos ao redor e em cima do pequeno feixe de músculos usando seu polegar.

Não pressione o músculo rígido muito forte ou ele vai machucar e arruinar suas chances de retirar a tensão do outro. Comece suave e trabalhe firme nos músculos mais tensos. Nas costas, use todos os quatro dedos para massagear os músculos de cada lado da coluna vertebral em um movimento de amassar.

Tenha em sua mente a imagem chegando em uma praia e suas ondas, que é o movimento que as mãos devem fazer nas costas. Esta ação é bacana para relaxar as costas e ajuda a manter a pessoa que está recebendo os movimentos mais calma e tranquila. Ao invés de aumentar a pressão dos dedos, você deve diminuir com o tempo para sinalizar que a massagem está acalmado. Isso também vai acalmar os músculos recentemente pressionados.

no images were found

Aprendendo a Fazer boas Massagens nos Pés

Aprender a dar uma massagem nos pés não é difícil. Comece com uma imersão os pés em água quente por 5 a 10 minutos. Você pode adicionar óleo perfumado, se desejar. Isso vai ajudar a limpar os pés e também aquecê-los e criar uma aromaterapia para relaxar ainda mais e propiciar uma melhor massagem. Seque os pés com uma toalha quente.

Os pés e pernas devem ser apoiados por uma superfície mais alta como sofá, mesa ou cama ou nas pernas da pessoa que dará a massagem nos pés. Massageie um de cada vez. Mantenha o outro pé envolto em uma toalha para manter o pé quente.

Você pode usar óleo ou loção para a massagem nos pés. Coloque água quente sobre as mãos para aquecê-las antes de começar a massagem de fato. Esfregue óleo ou loção sobre todo o pé até o tornozelo.

Deve-se aquecer o pé fazendo alguns alongamentos básicos. Delicadamente estique o pé para cima e para baixo e em círculos. Uma mão deve ser pressionar e apoiar o calcanhar e uma mão deve se mover na articulação do tornozelo. Coloque o pé de volta para baixo para a superfície de apoio. Agora aperte o pé com ambas as mãos começando pelos dedos dos pés. Vá subindo aos poucos e repetindo os movimentos até que sinta a musculatura mais relaxada.

Em vez de apertar, você deve usar as duas mãos e torcer o pé em direções opostas a partir de os dedos dos pés, trabalhando até os tornozelos e de volta para baixo. Uma mão deve estar do lado de dentro do pé e uma mão do lado de fora.

O pé deve estar aquecido e agora é hora para fazer uma massagem de fato. Use os dedos de ambas as mãos para fazer pressão na parte superior de depois na parte inferior do pé. Mais uma vez, comece nos dedos dos pés e vá seguindo com os movimentos até os tornozelos e recue. Tente encontrar os espaços entre os ossos e tendões e faça mais pressão nesta área. Não se esqueça das áreas ao redor dos ossos do tornozelo.

Em seguida vire o foco para os dedos dos pés. Encontre áreas onde as bases de seus dedos toquem as articulações em movimentos intensos. Faça movimentos circulares e constante nos cinco dedos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Corpo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.