Qual a Diferença Entre Colorir, Matizar e Tonalizar o Cabelo?

Se você gosta de mudar o visual dos cabelos precisa ficar a par das diferenças que existem entre colorir, matizar e tonalizar as madeixas. A escolha por um desses processos depende de quais são os seus objetivos e como está a saúde dos seus fios. Ter em mente bem definido qual será o processo a ser utilizado é essencial para comprar os produtos certos afinal tintura, tonalizante e matizador não são a mesma coisa!

Diferenças Entre Coloração, Matização e Tonalização

 Se você chegou até aqui com dúvidas sobre as diferenças que existem entre colorir, matizar e tonalizar o cabelo vai gostar de conferir as explicações detalhadas abaixo. Depois de aprender quais são as diferenças entre os processos você terá mais facilidade para escolher a alternativa mais interessante para os seus objetivos.

Coloração

A coloração do cabelo é um processo de duração prolongada porque altera a estrutura dos fios atuando profundamente na sua massa melanínica responsável pela cor das madeixas. Se você deseja uma transformação significa da cor e manter o visual por um bom tempo a coloração é o processo mais indicado. No entanto, saiba que se trata de uma química bastante forte, boa parte das fórmulas de tinturas possui amônia.

Cuidados Com o Cabelo Colorido

Colorir o cabelo é um processo que abre as cutículas dos fios, dessa forma é imprescindível ter um bom cronograma capilar para manter a saúde das madeixas. São indicados tratamentos feitos à base de óleos e adição de proteínas para fazer o selamento das escamas. Os cuidados com os seus fios devem incluir acidificar as fibras capilares para que o pH fique mais próximo do natural.

Descoloração

A descoloração é tão ou mais agressiva do que a coloração, o seu objetivo é remover a massa melanínica das madeixas. Pode ser feito com o objetivo de clarear as madeixas ou como base para aplicação de outra cor (algo recorrente para quem pinta os fios com cores fantasia).

A descoloração é feita com uma mistura de pó descolorante e água oxigenada. É fundamental que esse procedimento seja feito por um profissional para evitar manchas e queimaduras no couro cabeludo. Por ser um procedimento químico muito forte recomendamos o teste de mecha.

Cabelo Colorido

Cabelo Colorido

Trata-se de aplicar a mistura de descoloração numa mecha escondida do cabelo para ver como os fios reagem, se irão aguentar. Há quem acredite que tintura ou matizador conseguem clarear o cabelo, porém, esse é um trabalho para pó descolorante e água oxigenada.

Tonalizante

Tonalizante é um produto semipermanente e oxidante, pode ser usado para fazer a correção do tom do cabelo ou para realizar mudanças sutis. Se você tem cabelo preto e deseja ficar com os fios loiros não conseguirá esse resultado com o tonalizante. O que dá para fazer é deixar o cabelo alguns tons mais claro ou mais escuro com esse produto.

De maneira geral os tonalizantes são livres de amônia, um ponto que os tornam mais seguros, mas ainda assim oferecem riscos. Quando aplicados no cabelo os tonalizantes penetram na fibra capilar tendo seus pigmentos depositados entre o córtex e a cutícula. Dessa forma fica evidente que esse produto afetará de alguma forma os seus fios, já que ficará depositado na parte interna da fibra. Você precisa ter disposição para fazer muitos tratamentos capilares para conservar a saúde e o brilho do seu cabelo.

Conheça os Tipos de Tonalizantes

Há dois tipos de tonalizantes no mercado, o corretor de cores e o que dá banho de brilho. Como o próprio nome indica os da primeira categoria corrigem a cor dando um realce para a cor natural. É possível usar esse tipo de tonalizante misturado a tintura e água oxigenada para anular uma tonalidade indesejada. Uma boa estratégia para evitar o amarelado nos loiros ou o esverdeado nos castanhos. Essa mistura pode ser feita também com o objetivo de reforçar a fixação dos pigmentos.

Os tonalizantes do tipo banho de brilho são mais recomendados para os casos de descoloração como um fixador da cor. Ambos os tipos de tonalizantes podem ter ação de acentuação da cor, correção de tonalidades indesejadas e mais brilho. No entanto, não se engane pensando que os tonalizantes são como um tratamento para as madeixas, você precisará de cuidados especiais para manter o cabelo saudável depois de aplicar esse produto.

Matizador

Trata-se de um processo para a manutenção da cor que pode ser feita a partir do uso de produtos matizadores. Matizar é um processo de aplicação de produtos com pigmentação neutralizante que não leva a reações químicas ou mudança de cor. É possível encontrar opções de matizadores na forma de shampoo, condicionador, máscaras de tratamento e finalizadores como os leave-ins.

Deve ficar claro que matizadores não são produtos que penetram nos fios, ou seja, sua atuação é superficial. A duração do efeito matizador é bem curta, porém, como não é uma química agressiva pode ser refeito sempre que você desejar. Inclusive a matização pode servir como um processo para dar um banho de brilho nas suas madeixas.

Cabelo Matizado

Cabelo Matizado

Analisando as Diferenças

 A seguir vamos analisar as diferenças entre colorir, matizar e tonalizar os fios para que você tenha certeza de qual o procedimento mais indicado para o seu cabelo. Quem colore o cabelo precisa investir em poderosas hidratações e reconstruções para os fios. Se você já faz alguma química no cabelo como alisamento deve ter cuidado, pode ter uma possível reação entre os diferentes agentes químicos.

O tonalizante por sua vez não entregará um efeito tão duradouro, mas irá danificar menos as madeixas. Isso não significa não precisar tratar, apenas que você não precisa ter tanto foco em reconstrução. O matizador funciona como um reforço para a sua coloração ou tonalização.

Cuidado Com o Efeito de Cabelo Elástico

 Algo bem comum de acontecer após uma coloração ou até uma tonalização é o efeito do cabelo elástico. Isso se deve a perda de massa dos fios, mas você não precisa se preocupar. Uma forma de solucionar esse problema é investir num Cronograma Capilar para a recuperação dos fios. Hidratação, nutrição e reconstrução são as palavras chave para devolver a beleza e a saúde para o seu cabelo.

Gostou de conhecer as diferenças entre colorir, tonalizar e matizar? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cabelo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.