Dieta Alcalina: O Que é e Como Funciona?

Uma dieta alcalina é uma dieta que enfatiza, em graus variados, frutas frescas, legumes, raízes e tubérculos, nozes e leguminosas. É também conhecida como dieta do ácido. No Brasil ainda está sendo propagada por nutricionista por seus benefícios ao coração, sistema nervoso e aumentar as defesas do corpo. Mas, em outros países, já é considerada uma dieta popular e bem recomenda por profissionais.

A Dieta Alcalina é uma Volta na História da Alimentação do Homem

Nossos ancestrais caçadores e coletores de alimentos em árvores consumiam uma dieta muito diferente de como nos alimentamos hoje. A alimentação dos grupos antigos era baseada em plantas minimamente processadas com técnicas manuais e alimentos de origem animal. Mas com o advento da agricultura, a dieta padrão ocidental mudou muito. Grãos foram introduzidos na dieta humana após o surgimento de ferramentas de pedra. Grãos refinados estavam disponíveis após a invenção de dispositivos automáticos de rolamento e peneiração. Produtos lácteos como leite, queijo e outros foram introduzidos com a domesticação de animais. O consumo de sal aumentou quando a tecnologia de refino surgiu e o processo e transporte que se tornou disponível. O consumo de carne aumentou com a criação de animais. É ainda aumentado com o advento da tecnologia, que os grãos são ativados para serem mais eficientemente usados para alimentar o gado bovino, o que permitiu que o animal fosse engordado rapidamente e gerasse mais carne, e assim mais lucro para os criadores.  O consumo de açúcar tem aumentado desde o início da Revolução Industrial.

A Dieta Alcalina é uma Volta na História da Alimentação do Homem

A Dieta Alcalina é uma Volta na História da Alimentação do Homem

Quase todos os alimentos que comemos, depois de serem digeridos, absorvidos e metabolizados, liberam um ácido ou uma base alcalina (bicarbonato) no sangue. Grãos, peixes, carnes, aves, frutos do mar, queijo, leite, sal liberam ácidos em nosso corpo. O consumo de frutas e legumes frescos diminuiu, o que mais fez a dieta ocidental jogar mais ácido no sangue humano. Nosso sangue é ligeiramente alcalino, com um nível de pH normal de entre 7,35 e 7,45. A teoria por trás da dieta alcalina é que nossa dieta deve refletir este nível de pH (como se fazia no passado) e ser ligeiramente alcalina. Os oponentes das dietas alcalinas, contudo, acreditam que uma dieta rica em ácido dos alimentos perturba este equilíbrio e promove a perda de minerais essenciais, tais como potássio, magnésio, cálcio e sódio, e o corpo tenta restaurar o equilíbrio.

Por que Aderir a Dieta Alcalina?

De acordo com alguns médicos alternativos, a dieta comum que a maior parte das pessoas ingere é a principal causa de um número de doenças crônicas. Alguns profissionais recomendam a dieta alcalina se uma pessoa tem os seguintes sintomas: falta de energia, produção de muco excessivo, congestão nasal, frequentes resfriados e gripes, ansiedade, nervosismo, irritabilidade, cistos ovarianos, ovários policísticos, cistos mamários benignos e dores de cabeça constantes. Embora os médicos convencionais acreditam que o aumento do consumo de frutas e vegetais e reduzir a ingestão de carne e sal refinado seja benéfico para a saúde, a maioria dos médicos convencionais não acreditam que uma dieta seja a causa de uma doença crônica. Na medicina convencional, há evidências, no entanto, que as dietas alcalinas pode ajudar a prevenir a formação de cálculos renais de cálcio e osteoporose relacionados com a idade e perda de massa muscular.

Por que Aderir a Dieta Alcalina?

Por que Aderir a Dieta Alcalina?

Pesquisas ainda estão sendo Desenvolvidas sobre a Dieta Alcalina

Grandes e bem estruturados ensaios clínicos sobre a eficácia da dieta alcalina para a saúde geral estão faltando. É uma boa ideia consultar o seu médico antes de tentar uma nova dieta. A dieta alcalina não deve ser seguida por pessoas com insuficiência renal aguda ou crônica, a menos que sob a supervisão de um médico. Pessoas com doença cardíaca pré-existente e aqueles com medicamentos que afetam os níveis de potássio no corpo deve verificar com o seu médico primeiro se esta dieta é a mais indicada ou como adaptar o cardápio.

Como Fazer a Dieta Alcalina

Em poucas palavras, a teoria por trás da dieta alcalina é comer de uma forma que otimizada para se manter o equilíbrio do pH no sangue, evitando carnes, laticínios, doces, cafeína, álcool, alimentos artificiais e processados, e consumir mais frutas frescas e vegetais, nozes e sementes. Frutas e vegetais são a base de uma dieta alcalina, e todos os produtos que podem ajudá-lo a aumentar a queima de calorias e equilíbrio da massa muscular. Perdemos muscular com a idade, mas um estudo recente descobriu que adultos mais velhos que consumiram mais alimentos metabolizados em resíduos alcalinos (principalmente frutas e vegetais), e menos alimentos que são metabolizados em resíduos ácidos (principalmente proteínas e grãos refinados), conseguiram mais massa muscular. O efeito foi quase o suficiente para compensar os 4,4 quilos de massa magra que adultos mais velhos normalmente perdem por uma década, o que poderia ter um impacto significativo sobre a força, o risco de lesão, e do metabolismo. Um dos princípios fundamentais de uma dieta alcalina é evitar o açúcar refinado, e isso pode ajudar sua pele a ficar mais jovem. Pesquisadores holandeses pediram aos voluntários para olhar para fotografias de mais de 600 pessoas. Eles descobriram que as imagens de pessoas com níveis mais elevados de açúcar no sangue foram vistas como mais velhas.

Como Fazer a Dieta Alcalina

Como Fazer a Dieta Alcalina

Os Benefícios da Dieta Alcalina

A dieta alcalina melhora a digestão e deixa menos flatulência e distensão do abdome. O tom de pele melhora a ingerir sementes como nozes e seus óleos são ricos em gorduras essenciais que compõem a matriz da pele. Também pode melhorar a memória, foco e concentração, tal como os níveis de açúcar no sangue tendem a ser regulados por um longo período de tempo.  Você pode parecer também mais feliz, pois muitos dos grãos recomendados para esta dieta podem satisfazer os sítios receptores de serotonina no intestino, o que por sua vez ajuda a melhorar o humor.  Os níveis de energia melhoram bastante, como muitos dos alimentos mais alcalinos são de liberação lenta de carboidratos e proteínas vegetais, que ajudam a manter o açúcar no sangue equilibrado em suas taxas de sangue e evita por consequência a diabetes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dietas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.