Quase todo mundo acredita que se emagrecer alguns quilinhos ficará melhor, porém, nem todo mundo quer se comprometer com uma mudança verdadeira de comportamento para chegar ao peso ideal com saúde e com a possibilidade real de se manter com esse peso.
Quem deseja emagrecer deve compreender que é necessário preservar e priorizar a sua saúde. Além disso, saiba que passar um mês comendo só alface pode ajudar a eliminar alguns quilos, mas você acabará com um grave problema de saúde e ainda vai recuperar e talvez até engordar mais na próxima semana.
Nada vem de graça e para conquistar o corpo dos seus sonhos é importante se esforçar. Para te ajudar na tarefa de emagrecer com saúde vamos listar algumas dicas para se manter sempre saudável.
Dicas Para Emagrecer Com Saúde
Dica 1 – Reflita Sobre os Motivos
Antes de começar uma dieta radical é necessário ter bem claro o motivo pelo qual você quer emagrecer. Pode ser por um motivo estético, mas saiba que é não existe perda de peso que se sustente com dietas mirabolantes que prejudicam a sua saúde. Sendo assim procure um médico ou um nutricionista para te ajudar a elaborar um cardápio de mudança de hábitos e não de dieta. Dieta é temporária e o peso acaba voltando, mudança é definitiva e ajuda a manter o que se conquistou.
Dica 2 – Re-educação Alimentar
Como já citamos acima uma dieta não vai ajudar muito, o mais importante é fazer um re-educação alimentar, ou seja, aprender a comer de forma a garantir energia para o seu corpo e mais saúde para o seu organismo. O princípio do “comer bem” é mais simples do que parece, basta comer com moderação e buscar alternativas mais saudáveis para o seu prato.
Dica 3 – Coma Várias Vezes Durante o Dia
Quem começa uma dieta pensa que precisa comer poucas vezes ao dia, mas é exatamente o contrário. Para garantir que o seu corpo tenha a energia de que precisa é importante que você se alimente bem e de preferência várias vezes ao dia. Tente se alimentar de três em três horas.
O segredo está em comer com moderação e escolher alimentos saudáveis como frutas, por exemplo. Uma boa alimentação é aquela equilibrada, no seu cardápio devem estar frutas, mas também proteínas e carboidratos. Contar com o auxílio de um nutricionista para elaborar uma dieta correta é fundamental para se manter saudável.
Dica 4 – Fuja de Dietas da Moda
Não entre na onda das dietas da moda, pois acredite comer só alface não é a solução. Quando o corpo não tem os nutrientes necessários passa a ter problemas, é bem natural que pessoas que começam uma dieta muito rígida de uma hora para outra sofram com queda de cabelo ou unhas que quebram com facilidade. Além disso, essas dietas não oferecem resultados duradouros e dão origem ao chamado “efeito sanfona”.
Dica 5 – Beba Muita Água
Todos os dias o corpo precisa de pelo menos 2 litros de água para funcionar corretamente. A água vai te ajudar a se manter no peso ideal além de manter o seu organismo mais saudável.
Dica 6 – Saladas
Uma das principais dificuldades das pessoas quando se trata de uma re-educação alimentar é trocar o fast food pela salada. As carnes vermelha e branca não devem ser cortadas do cardápio, mas é necessário procurar se alimentar mais de saladas do que hamburguer. Leve os alimentos hipocalóricos, saladas, para mais momentos do seu dia.
Dica 7 – Cuidado Com Cortes Drásticos
Muitas pessoas cometem o erro de simplesmente cortar os carboidratos e proteínas da alimentação. Você não pode escolher o que vai deixar de comer de uma hora para outra, peça a orientação de um médico ou de um nutricionista. Quando algumas substâncias são cortadas da alimentação podem deixar o organismo carente de nutrientes o que acarreta em doenças.
Dica 8 – Atividades Físicas
Até aqui falamos bastante sobre a re-educação alimentar, mas não é somente o que você come que faz diferença na balança e na saúde. A prática de exercícios físicos é fundamental para melhorar o seu condicionamento e para garantir menos impacto na balança.
Comece de leve fazendo algumas caminhadas, corridas e se puder comece a frequentar uma academia paa ajudar nessa tarefa de sair do sedentarismo. Saiba que o sedentarismo é um fator que agrava diversos problemas de saúde.
Dica 9 – Durma Bem
Dormir a quantidade de horas suficiente e com qualidade é muito importante para o correto funcionamento do seu metabolismo. Quando você dorme mal não consegue o descanso necessário para que os mecanismos do seu corpo funcionem de maneira adequada. Para se ter uma ideia dormir mal atrapalha até mesmo no processo de digestão.
Dica 10 – Não de Automedique
Os remédios para emagrecer (grande parte deles sem recomendação médica) estão cada vez mais comuns, mas podem ser muito perigosos para a sua saúde. Não se automedique, pois somente um médico pode prescrever um remédio, você não sabe que tipo de efeitos colaterais essa medicação poderá ter.
Dica 11 – Cuidado Com as “Beliscadinhas”
Se estiver com fome coma uma fruta, fuja daquelas beliscadinhas de bolachas ou salgadinhos. Esses alimentos são bastantes prejudiciais para a sua saúde e ainda sabotam a sua re-educação alimentar. Fuja das armadilhas e não deixe esses alimentos espalhados pela casa.
Dica 12 – Maneire no Refrigerante e no Chocolate
Quem conseguir abrir mão definitivamente de refrigerantes e chocolates deve fazê-lo. Porém, sabemos que essa pode ser uma tarefa bem complicada para muitas pessoas e por isso mesmo indicamos que você consuma os dois com cautela e de preferência uma vez a cada duas semanas. Quanto menos você consumir melhor para a sua saúde e para a balança.
Dica 13 – Não Foque no Tempo
Não adianta começar hoje a sua re-educação alimentar e esperar amanhã estar 5 kg mais magra. Esse tipo de imposição acaba frustrando a sua nova filosofia de vida então ao invés de focar no tempo cronológico foque em atingir a sua meta e mantê-la a longo prazo.
Dica 14 – Metas de Exercícios
Por falar em metas procure ir aumentando aos poucos a quantidade de exercícios que você vai praticar. Tente ir aumentando a quantidade de exercícios a cada semana, mas sem exageros.
Dica 15 – Tenha Paciência
Nada de ficar se pesando todo dia para ver se emagreceu uma grama de um dia para o outro, além de frustrante ninguém emagrece tão rapidamente.
Nina,Que bom que vc gostou! Vamos juatns nessa!Vc vai gostar do vigilantes do peso, pois e9 muito mais que uma dieta, e9 uma reeducae7e3o alimentar!No programa as coisas se3o super flexedveis, ne3o existe o que vc ne3o possa comer. Tudo e9 permitido, vc sf3 precisa contar os pontos e quando vc entra no programa ganha todo o material com a pontuae7e3o completa dos alimentos, fora a calculadora que contabiliza atrave9s da tabela nutricional.O mais legal de tudo, e9 que vc vea o resultado na primeira semana, ne3o tem como ne3o se animar!Te dou maior fore7a .vamos contar juatns!BjsssDani