Radiofrequência Diminui o Efeito do Botox? Por Quê?

O procedimento estético de radiofrequência é um dos preferidos de quem deseja eliminar flacidez e gordura localizada. A técnica consiste em gerar calor no tecido abaixo da pele estimulando dessa forma a produção de colágeno conferindo um aspecto mais jovial e bonito para a área. As correntes de alta frequência – com tensão entre 30.000 e 40.000 Volts e frequência de 1560 a 200 kilohertz – são emitidas na área que se pretende tratar.

Os especialistas nesse tipo de tratamento não recomendam associar procedimentos de radiofrequência e botox, pois o primeiro pode reduzir o efeito do último. O problema está no estímulo na área em que a toxina botulínica (que visa paralisar a região) foi aplicada que faz com que ela seja menos eficaz.

Com o passar do tempo a toxina vai sendo absorvida pelo organismo e a área em que foi aplicada recupera seus movimentos, quando há estímulo de alta frequência isso pode acontecer bem mais rápido. O ideal é conversar com seu dermatologista antes de realizar os dois procedimentos num espaço curto de tempo. Continue lendo para saber mais sobre os dois procedimentos.

Radiofrequência: O Que é?

Como mencionamos no início do artigo a radiofrequência é um procedimento estético que baseia sua ação na geração de calor no tecido abaixo da pele por meio de correntes de alta frequência. Não é um procedimento invasivo, o objetivo é elevar a temperatura da pele até 39°C e do tecido subcutâneo até 42°C. O período em que se mantém a temperatura elevada é de 14 minutos.

Radiofrequência: Como é Feita?

Para que o tratamento de radiofrequência seja realizado é necessário higienizar a área com água e sabonete, pode ser usado um óleo para a limpeza. Quando a aplicação é realizada no corpo se usa vaselina para uma melhor condução, no rosto é utilizado um gel.

Os disparos de radiofrequência são realizados através do uso de aplicadores dispostos na área a ser tratada. No fim da sessão são removidos os aplicadores e material de condução. A sessão dura entre 20 e 40 minutos, cada região tratada pode precisar de três a dez sessões para chegar ao resultado desejado.

Radiofrequência

Radiofrequência

Durante a sessão o transdutor (ponteira) é bastante movimentado para que o calor possa ser distribuído por toda a região tratada. Ao longo da realização da radiofrequência a temperatura do corpo vai sendo medida com o objetivo de identificar se não está ultrapassando o limite seguro. O procedimento pode ser realizado em todo o corpo e face, a única exceção é a região da tireoide.

Radiofrequência: Ação nas Celulites e Gordura Localizada

O calor gerado pela radiofrequência atua diretamente na célula de gordura fazendo com que seu metabolismo trabalhe com mais eficiência. Os nutrientes passam a ser melhor aproveitados reduzindo então o estoque de energia e assim diminuindo a concentração do seu volume. O procedimento também age na inflamação resultante da celulite no tecido adiposo.

Quando a gordura localizada é reduzida fica mais fácil diminuir o impacto das celulites visto que elas dependem da primeira condição. A radiofrequência pode agir também como um tipo de drenagem linfática ao ser associada com o vácuo. Sua ação diminui a concentração de toxinas nas células. O aquecimento gerado pelo equipamento de radiofrequência atua diretamente no colágeno forçando a sua remodelação. Depois do procedimento os fibroblastos são estimulados a agir para produzir novo colágeno.

Radiofrequência: Para Que o Procedimento é Indicado?

A radiofrequência é um procedimento bastante versátil indicado para uma série de questões como reduzir a flacidez da pele, reduzir as rugas e linhas de expressão, tratar cicatrizes da acne, reduzir estrias e aparência da celulite. Lembrando que é importante conversar com seu médico para determinar qual é o melhor procedimento estético para você.

Conheça os Tipos de Radiofrequência

A seguir apresentaremos os três tipos de radiofrequência disponíveis para procedimentos estéticos.

– Radiofrequência Monopolar

Trata-se da versão do procedimento em que uma corrente elétrica é emitida através de um único eletrodo posicionado na área a ser tratada. A corrente elétrica volta para o gerador por meio de um eletrodo ainda maior situada à distância. Nessa modalidade é possível chegar a profundidade de até 6 milímetros.

– Radiofrequência Bipolar

Radiofrequência Bipolar

Radiofrequência Bipolar

Nessa versão o eletrodo de saída e de retorno da corrente elétrica é a ponteira tendo assim uma ação mais superficial na pele. A profundidade atingida é de apenas 2 milímetros.

– Radiofrequência Tripolar

Os três eletrodos usados na radiofrequência tripolar estão situados na mesma ponteira. A profundidade que pode ser alcançada é proporcional a distância média entre os eletrodos.

Botox: O Que é?

Botox nada mais é do que a toxina botulínica sintetizada pela bactéria Clostridium botulinum, a mesma que causa o botulismo. A versão industrializada da toxina é purificada para não acarretar em nenhum prejuízo a saúde. O produto é aplicado no músculo para deixar a região relaxada. O botox pode ser usado tanto para procedimentos estéticos como para tratamentos terapêuticos.

Botox: Para Que é Indicado?

Com finalidades estéticas, o botox, é indicado para amenizar rugas e linhas finas do rosto. Pode ser usado com grande eficiência nas rugas da testa, nos sulcos ao redor da boca e nariz (o popular bigode chinês), nas rugas dos olhos (os pés de galinha) e na glabela (região entre as sobrancelhas).

É necessário passar por uma avaliação médica para ter certeza de que o botox é o melhor procedimento para o seu caso. A aplicação de botox pode ser preventiva (feita antes da formação de rugas) e reparativa (feita para reduzir a tensão da musculatura do rosto diminuindo o efeito de rugas). Pelo fato de que a toxina é absorvida pelo organismo com o passar do tempo não é um procedimento definitivo.

Botox: Como é Feita a Aplicação?

Antes de ser aplicada a toxina botulínica precisa ser diluída em soro fisiológico. Deve ser injetada com uma distância de cerca de 1,5 centímetros entre cada ponto. A aplicação é realizada rapidamente e de maneira geral quase não necessita de anestesia. Não é um procedimento que causa dor.

Atenção

Quem realizou o procedimento de botox deve aguardar pelo menos quatro dias para se submeter a radiofrequência. Contudo, se for realizar o procedimento numa área próxima a aplicação da toxina converse com seu médico para ter certeza de que não está reduzindo o efeito da mesma.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.