Quantos Mirtilos Se Deve Comer Por Dia?

O mirtilo, também chamado de blueberry, é uma fruta estrangeira que está cada vez mais comum no Brasil chamando atenção por sua grande quantidade de substâncias benéficas para o organismo. A fruta cuja origem remonta a Europa e América do Norte está sendo cultivada na região sul do nosso país, local em que encontra clima propício para seu desenvolvimento.

O crescimento da produção de mirtilos em território nacional contribuiu para aumentar a produção e consequentemente derrubar os preços. Com preços mais acessíveis cada vez mais brasileiros tem levado mirtilos para suas casas investindo em frutas que melhoram a sua saúde em médio e longo prazo. Continue lendo para entender como mirtilos podem contribuir para a sua saúde.

Mirtilos: Contribui Para Controle da Hipertensão

Rica em antioxidantes e compostos fenólicos essa fruta se tornou uma aliada na luta contra várias doenças incluindo hipertensão. Num estudo realizado na Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, os especialistas identificaram que os mirtilos contribuem para reduzir a pressão sistólica e a diastólica. A pesquisa contou com 48 voluntárias pré-hipertensas ou que já estavam vivendo a fase inicial da doença.

Uma parte das voluntárias comeu diariamente 22 gramas de mirtilo congelado todos os dias, algo como um copo da fruta fresca. Num período de apenas oito semanas essas pacientes apresentaram queda de 5,1% na pressão sistólica e 6,3% na pressão diastólica. Os especialistas identificam que esse resultado se deve ao estímulo realizado para a produção de ácido nítrico, uma molécula que é capaz de relaxar os vasos sanguíneos deixando o sangue fluir.

Mirtilos: Auxílio Para a Memória

Outra pesquisa realizada em Cincinnati, Estados Unidos, identificou o potencial do mirtilo de combater lapsos de memória. Durante um estudo de 12 semanas voluntários mais velhos tomaram suco de mirtilo e demonstraram mais facilidade para aprender e se lembrar daquilo que aprenderam.

Os especialistas acreditam que isso se deve ao fato de que o mirtilo contribui para manter as taxas de açúcar no sangue sob controle. A comunicação entre os neurônios acontece com mais facilidade quando os níveis glicêmicos estão equilibrados, assim os processos cognitivos se tornam mais equilibrados.

Mirtilos

Mirtilos

Mirtilos: Melhore Sua Mobilidade

Um estudo realizado na Universidade Steson descobriu que pessoas com mais de 60 anos que consomem mirtilos regulamente tem mais facilidade para se locomover. Os cientistas observaram que indivíduos acima de 60 anos que consumiam dois copos de mirtilo diariamente apresentaram melhora na velocidade de caminhada e nas passadas. Os pesquisadores acreditam que isso é resultado da influência dos compostos fenólicos no sistema nervoso dos indivíduos.

Quantos Mirtilos Se Deve Comer Diariamente?

Tendo conhecido todos os benefícios que essa fruta pode apresentar para a saúde fica claro que é bastante relevante incluí-la em sua rotina, não é mesmo? A indicação dos especialistas é adicionar 25 gamas de mirtilos em sua alimentação diária. Se para você não é possível consumir mirtilos todos os dias a recomendação é incluir a fruta pelo menos três vezes por semana em sua alimentação.

Como mencionamos no início do artigo a fruta já apresenta um preço mais em conta devido ao aumento da sua produção no Brasil. Além disso, há diferentes maneiras de consumir o mirtilo em sua rotina alimentar não precisando se limitar a comê-lo sozinho ou na sua salada.

Mirtilo Como Aliado da Beleza e Bem-Estar

Pelo fato de ser uma fruta rica em antioxidantes, o mirtilo, contribui para frear o processo de envelhecimento precoce decorrente da ação dos radicais livres. Além disso, também ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a fortalecer unhas e cabelos.

A fruta ainda oferece benefícios para quem tem problemas com acne na pele, os mirtilos contam com grande concentração de salicilatos que contribuem para a remoção da pele morta ajudando a abrir mais os poros entupidos removendo bactérias.

Outro benefício proporcionado pelo mirtilo é o de ter boa concentração de fibras e baixas calorias ajudando a melhorar o trato intestinal aumentando a sensação de saciedade e reduzindo o apetite.

Mirtilo na Vasilha de Madeira

Mirtilo na Vasilha de Madeira

Dicas Para Consumir Mirtilos

Há diversas formas de degustar os mirtilos, a seguir vamos apresentar algumas delas.

– Mirtilo Desidratado

A fruta desidratada apresenta antioxidantes mais concentrados. Você pode consumir mirtilo desidratado com um mix de oleaginosas.

– Mirtilo em Vitaminas

Você pode consumir mirtilos em vitaminas batendo com leite ou extratos vegetais como os de soja. Nessa receita podem ser adicionadas frutas vermelhas, linhaça e mel.

– Mirtilo em Bolos e Tortas

Você pode adicionar mirtilo a massa de bolos e tortas, mas adicione a fruta com moderação, afinal você não quer uma massa extremamente calórica, não é mesmo?

– Mirtilo Com Iogurte

Uma forma muito saborosa e saudável de consumir mirtilos, o preparo consiste em bater no liquidificador mirtilo, iogurte e mel, depois é só congelar como se estivesse fazendo um sorvete.

– Mirtilo na Calda

Calda de mirtilo é bem fácil de fazer, você só precisa de água, adoçante e fruta. Uma calda deliciosa que pode ser usada em pudins, iogurte, bolos, panquecas e sorvetes.

Dica de Receita de Panna Cotta Com Mirtilo

Gostou da ideia de melhorar a sua saúde consumindo mirtilos? A seguir vamos ensinar uma receita muito saborosa e incrível com essa fruta, o mais legal é que se trata de uma sobremesa diet.

Ingredientes

  • 200 gramas de mirtilos frescos
  • 1 pacote de gelatina em pó sem sabor
  • 1 colher de sopa de adoçante para forno e fogão
  • 1 pote de iogurte natural desnatado
  • 100 ml de água
  • 1 xícara de chá de leite desnatado
  • 1 lata de creme de leite light

Como Fazer

Comece hidratando a gelatina em pó seguindo as indicações da embalagem. No liquidificador você deverá bater o creme de leite light, a gelatina, o iogurte e o leite. A mistura deverá ser levada para a geladeira para endurecer.

Numa panela adicione o mirtilo, o adoçante e a água. No fogo brando deixe a calda cozinhar até engrossar. Coloque na geladeira e deixe esfriar, depois sirva a calda sobre a panna cotta. Também é possível forrar o potinho do doce com essa calda.

Gostou de saber mais sobre mirtilos e como eles ajudam na sua saúde? Curta e compartilhe em suas redes sociais com seus amigos!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.