Se importar com nossa beleza vai muito além de uma questão estética, mas sim de sentir bem e claro com saúde. O padrão que a sociedade nos impõe nem sempre é o melhor para o nosso estilo de vida. A beleza tem diversos significados para independentes situações e para diferentes culturas. Padrões de beleza existem desde que o mundo é mundo. Porém no último século, alguns padrões se tornaram agressivos, principalmente pela comunicação mais acessível das pessoas com a informação.
Antigamente o padrão de beleza eram homens e mulheres com maior massa corporal, os quais hoje em dia seriam chamados de gordo. Com o tempo o padrão foi se alterando, sempre focando nas pessoas que possuíam o maior poder aquisitivo. Antes reis e rainhas, depois os burgueses e por assim em diante.
Hoje em dia a mídia consegue mostrar todo o tipo de pessoas, mas ainda sim os famosos são as maiores influências. É muito comum vermos uma tendência em uma atriz, em uma determinada novela e isso acaba vindo para o cotidiano das pessoas de uma maneira impressionante. Mesmo com tantas lutas contra padrões de beleza, as pessoas ainda lutam para ser um pouco mais magra, um pouco mais gorda, com cabelo mais liso ou então com cachos. Faz parte da natureza do ser humano não se contentar com as coisas que possui de modo geral.
Porém isso pode trazer problemas diversos até mesmo para saúde, tanto mental como física.
Padrão de Corpo
Um dos padrões que chega até mesmo levar algumas pessoas a morte com doenças que envolvem compulsões alimentares como bulimia, anorexia e até mesmo obesidade. A gordura nunca foi um definidor de caráter, porém ainda é um fator descriminante até mesmo para arrumar um trabalho por exemplo.
A sociedade de modo geral considera a magreza um fator normal e isso podemos enxergar nos manequins e nas roupas fabricadas voltada para tamanhos 34 ao 40. Para se tornar uma modelo, as exigências são altíssimas, além da altura, o peso deve ser bem baixo. Mas quem diz que elas são referências para as pessoas?
Sim, nós mesmos. Infelizmente isso se tornou tão normal que passa desapercebido. O grande problema é o quanto isso pode trazer transtornos psicológicos e malefícios para uma vida de qualidade.
Padrão De Cabelo
Hoje em dia é um padrão que tem sido muito mais desconstruído do qualquer outro. A partir do momento que as mulheres aprenderam a alisar o cabelo, a maioria daquelas que possuíam cabelos cacheados quiseram modificar e adotar a nova moda.
Porém com o tempo, sabemos que tratamentos químicos fazem mal para o cabelo e com isso muitas mulheres decidiram passar pela transição capilar e voltar ao seu natural. Isso tem ganhado força cada dia mais e tornando mais lucrativo as empresas que investem em cachos.
Saúde E Beleza
Ambas precisam estar aliadas para que as pessoas vivam bem. Por isso existe alguns preceitos que cada pessoa precisa escolher para si mesmo. Mas a verdade que devemos viver uma vida mais natural, ou seja, se for para emagrecer que seja se alimentando melhor e praticando exercícios, não tomando remédios para emagrecer, ou então não comendo quase nada e tendo problemas futuros de saúde.
A tecnologia trouxe muitas formas de burlar uma vida saudável, seja por meio de remédios, ou então por alimentos processados que podem causar diabetes, colesterol alto e diversas outras doenças.
Há tantas formas de aliar a saúde com a beleza, até mesmo quando pensamentos em procedimentos simples devemos lembrar que a natureza está a nossa disposição para oferecer recursos muito melhores em termos de custos, praticidade e baixa contra indicação.
Um exemplo bem simples disso é a utilização da babosa para cabelos e pele. Uma planta medicinal que pode auxiliar em diferentes formas e todas elas naturais com suas propriedades. Essa é uma das várias receitas caseiras que tem se mostrado muito promissoras, além de serem mais baratas e claro com muito mais saúde.
Complexo da Idade
Outro padrão que influencia muitas pessoas de ambos sexos. Quando os seres humanos vão ficando mais velhos, sentem necessidade de se cuidar ainda mais para que as marcas de expressão não apareçam tão cedo. O investimento em procedimentos estéticos é bem alto e podemos encontrar muitas pessoas que não tiveram tanto sucesso que acabam colhendo frutos indesejáveis.
São tantos cremes antirrugas, botox e tintura no cabelo. Infelizmente as pessoas não aceitam a idade que possuem e tentam sempre parecer mais jovens. Mas da mesma forma que padrões de corpo e cabelo, existe várias formas de se cuidar de maneira saudável com substâncias naturais como plantas.
Colágeno
É uma proteína muito importante do nosso corpo que ao longo da vida pode deixar de ser produzida e por isso muitas pessoas sempre procuram tratamentos estéticos que a repõe. É a proteína mais abundante em nosso corpo, ocupando cerca de 30% em relação as outras, podemos estar presente por todo organismo. Contribui para a elasticidade do corpo afetando principalmente tendões e ligamentos, influenciando diretamente na flexibilidade. Age também na resistência da pele, das unhas e do cabelo. Ajuda diretamente na construção de fibras para todos os tecidos do corpo, sendo de rápida absorção e possuindo diferentes tipos dependendo da função e parte do corpo.
Ao longo da vida a produção de colágeno pode variar e por isso ao se encontrar em idades avançadas há uma presença menor dessa substância e por isso há um desgaste maior, principalmente em ossos. Na estética o colágeno age diretamente na boa aparência e isso é nítido se compararmos uma pessoa com 20 anos e outra com 70.
Reposição de Colágeno
É uma questão que vai muito mais do que estética, já que é uma proteína importante para a locomoção. Para casos mais graves é necessários reposições de formas intensivas que precisam de uma consulta médica. Porém quando se trata somente de um envelhecimento comum, há alguns alimentos que podem ajudar bastante.
Aqueles que contém ômega 3 e proteína magra são os que mais ajudam, mas outras vitaminas como a C e a E são muito importante para estimular a produção de colágeno. O exemplo mais clássico de proteína direta são as carnes, peixes e ovos, podendo também oferecer vitaminas B6 e B12. Brócolis, feijão e ervilha também são alimentos ricos em ferro e ajudam muito na replicação celular.
Laranja, limão, abacaxi e acerola são frutas ricas em Vitamina C, a qual auxilia na síntese do colágeno.