Quando Usar o Xampu Antirresíduo: Aprenda a Forma Correta de Aplicar

Aquela sensação de que o cabelo está sujo não se deve só à poluição do dia a dia. Na verdade, o uso de shampoos, condicionadores e especialmente de finalizadores e cremes sem enxágue também vai deixando resíduos impregnados nos fios. Com o tempo, essa “sujeira” acumulada pode formar um tipo de barreira que impede que outros produtos penetrem e ajam nas madeixas.

Aí, só uma limpeza profunda para deixar tudo como antes. Nesse caso, vale o uso do xampu antirresíduos. “Com o trabalho dos seus ativos, ele é capaz de abrir a escama do fio e limpar, tirando os resíduos”, explica a hairstylist Sonia Nesi.

Você Sabe da Importância?

Você Sabe da Importância?

Atualmente, esse item tem se tornado popular. Tanto que muitas marcas resolveram investir e criar seu próprio xampu nesse estilo. Por isso, é bom pesquisar na hora de comprar o seu, preferindo sempre aqueles com pH mais neutro (em torno de 7) – eles tendem a agredir menos os cabelos.

Usar o produto do jeito certo é simples. “A maneira correta de usar é lavar bem os cabelos com o xampu e enxaguar bem, sem deixar resíduos”, sugere o cabeleireiro José Eustáquio, do Studio W (Higienópolis), em São Paulo.

Quando é Necessário?

O xampu antirresíduo remove restos de produtos, poluição, sujeira, e, ainda, elimina parte da oleosidade natural do cabelo.

Está aí um dos cosméticos que mais gera polêmica. Afinal, até quem nunca usou sabe que mais do que remover restos de produtos, poluição e sujeira, o xampu antirresíduo elimina parte da oleosidade natural do cabelo. “Isso acontece porque ele tem pH alto, em torno de 6 ou 7, justamente para abrir as escamas do fio e promover uma limpeza a fundo, tanto dele quanto do couro cabeludo”, diz a cabeleireira e cosmétologa Cris Dios, do Spa Capilar Laces, em São Paulo.

Na prática, quem tem cabelo normal ou seco deve aplicar esse tipo de xampu a cada 15 dias, ou sete, se tiver fios oleosos ou usar finalizadores com frequência. Exagero? Não mesmo, já que leave-in, pomada, gel, mousse e tudo mais que não precisa de enxágue vai se acumulando ao redor da fibra capilar que, com o passar do tempo, fica pesada, sem balanço, opaca e com toque pegajoso.

Quando Usar

A hora de aplicar o antirresíduo também faz toda a diferença: sempre antes do alisamento e da coloração, para potencializar a ação dos procedimentos, e nunca depois, para não removê-los. Caso contrário, o resultado é adeus liso e cor.

E mais: dê um tempo desse xampu durante o período em que estiver na praia, já que sol, mar, vento e companhia deixam o cabelo mais sensível e poroso. Mas se fizer questão de usar, depois de enxaguá-lo aplique uma boa máscara hidratante.

Você Sabe Quando Usar

Você Sabe Quando Usar

Aprenda a Usar

Quando os cabelos estão opacos e com uma aparência “pesada”, está na hora de aplicar um xampu antirresíduos. O produto possui altas concentrações de substâncias detergentes, capazes de fazer uma limpeza profunda e retirar os resíduos de poluição e finalizadores que você costuma usar, como leave-in, pomada e gel.

Segundo a dermatologista Cristiane Braga, de São Paulo, as orientações para utilizar os antirresíduos são as mesmas da maioria dos xampus – aplicar uma pequena quantidade nos cabelos úmidos, deixar cerca de dois minutos e depois enxaguar bastante. “No entanto, esse tipo de xampu não pode ser usado com muita frequência, pois pode retirar a oleosidade natural dos fios, deixando-os com um aspecto ressecado e arrepiado”, diz.

Conheça as Recomendações de Uso Para Cada Tipo de Cabelo e Mantenha os Seus Fios Sempre Lindos e Bem Cuidados:

Fios Secos ou Ressecados

Para quem tem cabelos secos ou ressecados, o uso do xampu antirresíduos não pode ser constante – uma vez por mês, no máximo. “Por realizar uma lavagem profunda, o produto pode ressecar ainda mais os fios”, afirma o dermatologista Mario Chaves, da clínica Derma Gávea, no Rio de Janeiro. Após usar o antirresíduos, o especialista conta que é muito importante fazer uma hidratação, para não ressecar ainda mais os fios.

Cabelos Normais

Para cabelos normais, o melhor é aplicar o xampu uma vez por mês ou a cada 15 dias. “Pessoas que usam muitos finalizadores acumulam um teor maior de gordura nos fios, podendo aplicar o antirresíduos com frequência de 15 em 15 dias sem correr o risco de ressecamento”, indica a dermatologista Cristiane.

Controla a Oleosidade

Pessoas com cabelos oleosos são as que mais se beneficiam do xampu antirresíduos, pois o produto contribui com a diminuição da oleosidade dos cabelos e do couro cabeludo, deixando os fios mais soltos e brilhantes. “Para cabelos com esse perfil, o uso do xampu é indicado uma vez por semana”, diz Mario Chaves. No entanto, ele alerta que mesmo quem tem os cabelos oleosos deve ficar de olho nos excessos, já o que o xampu pode ressecar demais os fios.

Tintura

Os xampus antirresíduos não são indicados para pessoas que aplicam tintura nos cabelos, pois eles podem desbotar a tintura. “Até mesmo xampus comuns, que não são especiais para tintura, podem desbotar os cabelos tingidos”, afirma o dermatologista Mario. Ele explica que o antirresíduos pode até ser aplicado em cabelos tingidos, mas em casos mais extremos, quando os fios já estão muito pesados e opacos. “O melhor a fazer é usar diariamente xampus adequados para a cor da tintura e verificar com um profissional a necessidade da aplicação de um antirresíduos esporadicamente.”

Caspa

Segundo a dermatologista Cristiane, o xampu antirresíduos pode amenizar a dermatite seborreica porque ajuda a reduzir a oleosidade e a desobstruir os poros. “Mas cuidado: aplicar o xampu em grande quantidade ou frequência pode piorar ainda mais a descamação”, diz. Os especialistas também lembram que apenas o antirresíduos não irá acabar com a caspa – é preciso usar outros produtos específicos para esse fim.

Progressiva ou Permanente

O xampu antirresíduos lava muito mais do que um xampu normal, devido à sua ação detergente mais potente. “Por conta disso, a aplicação do produto pode retirar os componentes químicos da escova progressiva ou da permanente, diminuindo a sua duração”, diz Cristiane Braga. Dessa forma, o uso do antirresíduos é recomendado apenas antes de fazer esses tipos de tratamentos, nunca depois.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cabelo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.