Como Tingir o Cabelo com Violeta Genciana e Testar Novos Tons

As cores que estão mais na moda para os cabelos mudam de tempos em tempos, e mesmo que o loiro seja uma grande preferência entre as mulheres, há sempre quem opte poros tons mais exóticos e diferentes, como o roxo, por exemplo, ou até o rosa Pink, que já foi usado por diversas celebridades, especialmente os cantores.

As meninas e meninos que curtem a moda dos cabelos coloridos e exuberantes não se preocupam com os produtos utilizados, e sim com o resultado proporcionado pelos mesmos. Alguns preferem usar o papel crepom na coloração, que proporciona cores diferentes, mas o efeito não é duradouro, acaba logo depois que se lava. Outros, entretanto usam a Violeta Genciana para colorir as madeixas, e não é que o resultado fica bastante divertido e dura até uma semana.

Então, para quem quer ter cabelos com cores diferentes, bonitas e não está muito a fim de gastar muito, vai gostar de ler nosso passo de como pintar os cabelos usando a Violeta Genciana.

Imagem de Amostra do You Tube

Como Pintar os Cabelos Usando Violeta Genciana

A violeta genciana, que em muitos posts tem seu nome abreviado para VG, ao contrário das demais tintas e outros produtos usados para colorir os cabelos, não requer uma preparação muito criteriosa para a aplicação e, muito menos, uma descoloração prévia dos fios. Mas, para aqueles que nunca a usaram, se tiver os cabelos pretos, ela não vai mesmo aparecer, pois a pigmentação original dos cabelos é muito mais forte que a da VG.

Já nos cabelos castanhos ela, no máximo, irá proporcionar um reflexo violeta que será melhor visto na luz solar. Para ficar realmente bom é melhor que os cabelos tenham tons claros, como o loiro ou o castanho claro e até naquelas pessoas que tenham cabelo tingindo em tom claro.

Para quem nunca ouvir falar no produto, ele não é regularmente utilizado na tintura dos fios, mas sua função original é a de medicamento, sendo um grande antisséptico, como também um antimicótico com poder cicatrizante. E pode ser encontrado em qualquer farmácia a um custo bem baixo.

– Passo a Passo Para Pintar os Cabelos

Material a ser utilizado:

- Um par de luvas cirúrgicas, que serve para que você não fique durante dias com as unhas e as mãos totalmente roxas.

- Uma camiseta velha, que você deve usar durante o procedimento de coloração.

- Uma toca culinária ou de banho.

- Um pote de plástico, lembrando que você não irá usá-lo mais, pois ficará totalmente manchado de roxo.

- Uma colher que será usada para mistura, melhor que seja de plástico.

- Um pote grande de creme para cabelo, ou condicionador, preferencialmente de cor branca, para que não altere a cor da Violeta Genciana.

- Um frasco de Violeta Genciana, que, como já dissemos, pode ser encontrado em qualquer farmácia, a um custo aproximado de R$ 2,00.

Modo de Preparo

Primeiro Passo: Como a Violeta Genciana possui certa quantidade de álcool em sua composição, o ideal é colocá-la primeiramente em banho maria por aproximadamente três minutos, para que o produto não cause dano nenhum a seus cabelos.

Segundo Passo: Coloque no pote que você deixou reservado a quantidade suficiente de creme para que seja possível passá-lo em todo seu cabelo, e, logo em seguida um pouco da violeta genciana. A quantidade de violeta a ser colocada é que dará o tom exato da cor desejada, por isso, se quiser um roxo mais fraco, coloque menos, se quiser mais forte, acrescente mais.

Caso veja necessidade pode fazer um pote inteiro de creme e deixar a tinta pronta para quando quiser retocar a raiz, ou mesmo fortalecer a coloração.

No entanto, o mais aconselhável é que o preparo seja feito na hora, para que não se corra o risco de deixar a tinta muito velha e seu efeito se perca com o tempo.

Imagem de Amostra do You Tube

Aplicação

Primeiro você deve colocar a camiseta velha que deixou separada, para não manchar alguma peça de que goste muito, aplicar a tinta no cabelo e logo após terminar, vestir a toca de banho e aguardar por aproximadamente 40 minutos para que haja a fixação da cor.

Imagem de Amostra do You Tube

- Dúvidas

Quanto Tempo Dura a Coloração nos Cabelos?

Esta coloração, por não usar produtos químicos, dura em média uma semana, isso dependendo da frequência com que você lava os cabelos, já que quanto mais se lava , mais rápido a cor sai.

Violeta Genciana Mancha?

Durante o banho você irá observar que a tinta irá saindo juntamente com a água, e, por isso, quando for se secar não pegue uma toalha nova, pois ela ficará roxa também. No entanto, depois de lavada a toalha ficará nova, de novo, ou seja, sem manchas.

Enquanto estiver trabalhando com a violeta genciana esteja sempre equipado de luvas para que não ocorram manchas em suas mãos, e, caso manche, basta limpar a pele com acetona e tomar muito cuidado com as mesas ou azulejos. Se derrubar tinta no piso ou na pia do banheiro use água sanitária para remover a mancha.

Além disso, pode acontecer de a tinta manchar mesmo com os cabelos secos, especialmente em golas de camisas e camisetas brancas, bem como na fronha do travesseiro. No entanto, não se preocupe, pois apenas uma boa lavagem já é capaz de remover todas as manchas de roxo.

Violeta Genciana Estraga os Cabelos?

A violeta genciana é um remédio próprio para curar feridas e não faz mal nenhum.

Dicas Especiais

-Uma boa ideia para facilitar a aplicação dos produtos diretamente nos cabelos é fazer uso daquelas bisnagas que vem em nos nas caixas, nos conjuntos de tintas de cabelo, e, caso alguém da família tenha um, será ótimo, porém, caso não tenha, basta comprar diretamente em lojas de cosméticos a um preço bem baixo.

- É muito importante hidratar bem os cabelos durante as lavagens, usando de preferência um bom condicionador, especialmente se você tiver os cabelos descoloridos anteriormente. Sempre que puder faça a hidratação dos fios com o uso de cremes e produtos apropriados, mantendo-os sempre macios, brilhantes e sedosos, pois cabelos coloridos exigem cuidados a mais.

Hidrate bem o cabelo

Hidrate bem o cabelo

5 comentários

  1. fiz nas pontas do meu fiko lindoo,galera se gostaria de ter o cabelo assim deixo minha dica faça fika lindooo :)

  2. Oie, estou qerendo pintar meu cabelo e gostaria de estar sabendo se da de usar para pintar a violeta com shampoo ou tem qe ser so o creme. Comprei o Shampoo da TRESemmé, funciona.
    obrigado!!!

  3. Quero muito tingir o cabelo de roxo,mas estou com tanto medo de fazer besteira,tipo,deixar o cabelo todo manchado.
    Depois de muito pesquisar e muito ler sobre o assunto,tomei coragem e resolvi pintar com VG.Depois de colorir,volto aqui pra dizer como ficou.
    Bjs no s2

  4. Meu cabelo e vermelho no tom 4
    Tenho q descolorir para fazer isso?

  5. Oi galera, alguém saberia me dizer se uma posso fazer mechas com violeta genciana se meu cabelo possui progressiva ??? (será que estraga a progressiva)????

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>