A toxina botulínica tipo A, mais conhecida como Botox, é muito usada na estética, para reduzir as linhas de expressão e as rugas. Essa substância é produzida por uma bactéria que recebe o nome de Clostridium botulinum. Ela faz com que os músculos fiquem paralisados.
Apesar de o procedimento ser realizado por muitas pessoas em todo o mundo, e de ser um algo cada vez mais procurado, é preciso tomar muito cuidado, pois ele pode resultar em reações adversas.
Normalmente, esses eventos acontecem na 1° semana depois da aplicação do Botox. E, apesar de ser comum serem transitórios, elas podem durar por meses. Pode acontecer, inclusive, de as reações apresentadas serem em locais mais distantes do local da aplicação.
Aplicação do Botox – Quais as Reações Adversas?
A aplicação do Botox está sujeita à algumas reações adversas, como informamos mais acima. Algumas reações são consideradas incomuns, como:
- Visão dupla (diplopia)
- Tontura
- Pálpebra revirada para o lado de fora (ectrópio)
- Visão borrada
- Cansaço
- Inflamação da córnea (ceratite)
- Erupção cutânea
- Pálpebra revirada para o lado de dentro (entrópio)
- Paralisia facial
As reações comuns são:
- Olho seco
- Inflamação da córnea (ceratite), lagoftalmos (que consiste em uma paralisia da pálpebra que faz o olho ficar parcialmente aberto)
- Irritação ocular
- Aumento de lacrimejamento
- Intolerância à luz (fotofobia)
- Manchas roxas na pele (equimoses)
Os efeitos colaterais do Botox são bem pouco temporários. Em geral, eles se relacionam com o local onde a toxina é aplicada. Alguns dos sintomas mais comuns são dor de cabeça, sintomas parecidos com resfriado e hematomas. Em situações mais raras, pode acontecer também a queda de uma ou das duas pálpebras.
Qual o Tempo de Duração da Aplicação do Botox?
O procedimento de aplicação do Botox dura em torno de 10 minutos. E os seus primeiros resultados poderão ser notados a partir de 48 horas após a aplicação. Quanto ao efeito do procedimento, este tem duração de alguns meses, que pode variar entre 3 e 6 meses, dependendo de aspectos como força muscular do indivíduo, sexo, idade, o costume de realizar atividade física, e outros.
O Botox Pode Provocar Alguma Deformação?
Essa pergunta é bem comum. E a resposta é não. O inchaço pode acontecer nos primeiros dias depois da aplicação. Porém, é raro acontecer e também não é definitivo. Casos de deformações provocadas pelo Botox são muito improváveis.
Porém, se a toxina não for aplicada com cuidado, e por pessoas que saibam, de fato, o que estão fazendo, podem acontecer problemas como paralisias faciais transitórias, pálpebras caídas, assimetria na altura das sobrancelhas, incontinência dos lábios, e outros.
O Botox também pode provocar alergia. Por e tratar de um complexo proteicos, ele pode sim provocar reação alérgica, mas é bem raro acontece. É por que, antes de realizar o procedimento, é fundamental conversar com o médico e falar de todo o histórico de alergia.
Há Uma Quantidade Limite Para a Aplicação do Botox?
Não existe uma quantidade tóxica estabelecida para aplicar o Botox. O produto é aplicado localmente, e a atividade é restrita somente na região em que é aplicada. Por isso, é muito importante o bom sendo do médico que está realizando a aplicação.