Se você está sempre antenada nas novidades estéticas para ficar ainda mais bonita, gostará de conhecer a drenagem linfática fácil. Se trata de um tipo de massagem que concede muitos benefícios para a pele. Os movimentos promovem a circulação do sangue e ajudam a relaxar os músculos do rosto e ao mesmo tempo eliminar as toxinas, responsáveis pela formação das linfas, que são aquelas indesejáveis marcas de expressão e linhas finas.
A drenagem linfática facial serve tanto para disfarçar as olheiras, como para revitalizar a pele do rosto, como tratar hematomas provocados por doenças, cirurgias ou traumas.
É normal que as pessoas associem a drenagem a uma técnica que se aplica somente ao corpo, aos casos de retenção de líquido, gordura localizada e tratamento de celulite, além de servir para recuperar pós-operatório, porém, ela também é muito útil para o rosto, enfatizam os dermatologistas.
Como Funciona a Técnica de Drenagem Linfática
É uma técnica que deve ser aplicada por um profissional capacitado. Consiste em movimentos e toques suaves, da mesma forma que é feita uma drenagem linfática no corpo. São movimentos que vão deslizando e bombeando e servem para desobstruir os canais linfáticos. Essa técnica vai causar uma sensação de bem-estar imediatamente em quem está recebendo o tratamento, fazendo com que o líquido retido pelo organismo seja dissipado através da urina.
Uma das vantagens da drenagem linfática facial, segundo os dermatologistas, é o fato de que não se trata de uma técnica que possua contraindicação. Basta seguir a ordem que é especificada e ela funcionará eficientemente.
O tratamento é feito em duas etapas, sendo a primeira que serve para abrir os gânglios das seguintes partes do corpo: colo, axilas e pescoço. Logo a seguir é que se faz a verdadeira drenagem linfática, isto é, a linfa é que é trabalhada, para que ela se livre dos líquidos e toxinas que foram retidos. Tudo deverá ser eliminado através dos gânglios.
A Frequência Necessária Para Ser Feita a Drenagem Linfática Facial
O ideal, segundo dizem os dermatologistas, é que a drenagem linfática facial seja feita pelo menos uma vez por semana. Em alguns casos, dependendo da necessidade, mais de uma. O que vai determinar quantas vezes são necessárias é cada caso específico. Porém, o que é de extrema importância é que seja feita com regularidade, caso contrário o resultado final pode ser comprometido.
Quais São os Objetivos da Drenagem Linfática Facial?
A drenagem linfática facial tem três objetivos, que são: terapêuticos, estéticos e preventivos. Eles podem ser atingidos porque a técnica ajuda na oxigenação dos tecidos, estimula o sistema de defesa e ajuda na eliminação de líquidos que ficam retidos no organismo. O resultado é uma pele mais tonificada e o retardamento do envelhecimento dos tecidos, processo natural do corpo humano.
Porém, os dermatologistas alertam para a eficácia do procedimento, mas que não é “milagroso”. Esperar que com as massagens se elime as rugas ou manchas, segundo os profissionais isso não acontecerá.
Já para as olheiras e para as marcas de expressão, a drenagem linfática facial sempre faz a diferença, pois aumenta a vascularização da região onde é feita. Com isso, se consegue sumir com bolsas e marcas de expressão que ficam perto dos olhos. Porém, vale ressaltar que a massagem não fará com que a pigmentação fique clara e nem possíveis manchas. Outro detalhe é que não estamos falando de efeitos que duram para sempre. Além de que o resultado varia de pessoa para pessoa.
A drenagem linfática facial para ser eficiente deve ser feita sem interrupção e depois de completo o tratamento, fazer a manutenção quando o profissional julgar necessário.
Drenagem Linfática Fácil: Pós-Operatório
Já nas primeiras sessões da drenagem linfática facial é possível ver os resultados do tratamento. No caso da presença de um edema, ele diminui visivelmente e a aparência da pele como um todo fica muito melhor.
No caso de uma drenagem linfática facial feita em um local que foi realizada uma cirurgia, a eliminação do líquido retido será mais rápida e além de sumir o edema, diminui a possibilidade de infecções. Porém, se a drenagem for feita muito tempo depois da cirurgia, certamente não irá fazer muita diferença. As chances de diminuir ao máximo as marcas são maiores quando é feita logo após a cirurgia.
Como Fazer Drenagem Linfática Facial
1- O primeiro passo da drenagem linfática facial é achar a posição correta, que deitado em uma maca de barriga para cima e relaxado. Daí se iniciam os movimentos circulares, os primeiros, sempre leves e constantes em cima das clavículas. A sessão de movimentos deve se repetir 7 vezes em cada um dos lados.
2- O mesmo movimento e na mesma quantidade de vezes deve se repetir nos lóbulos das orelhas.
3- O próximo passo é estimular a região do pescoço fazendo movimentos leves como se fosse formar um espiral, começando de baixo da mandíbula e indo até a região das clavículas.
A drenagem linfática facial também pode ser feita somente em algumas regiões como:
1- Queixo e boca: neste caso os movimentos são feitos no queixo em círculos chegando até a parte de trás das orelhas.
2- Depois é feito o movimento colocando os dedos entre a boca e o nariz, sempre em círculos e fazendo o contorno da boca.
A drenagem linfática facial também pode ser feita somente em algumas regiões como: bochechas e nariz:
1- Os movimentos circulares neste caso são grandes, com dedos posicionados na parte de cima das bochechas e deslizando por cima até chegar a parte do meio do queixo.
2- O segundo passo é colocar a ponta dos dedos no nariz e ir fazendo movimentos circulares e descendo até a parte interna dos olhos.
3- Na lateral do nariz, posicione as ponas dos dedos e deslize até a parte de baixo do queixo.
A drenagem linfática da face também é feita na região dos olhos e testa e da sobrancelha e da cabeça, sempre com movimentos suaves e circulares usando a ponta dos dedos.
A técnica de drenagem linfática é, mais comumente, associada diretamente com o corpo, e com as partes de nádegas, barriga e coxas, onde a celulite é mais comum. O que poucas pessoas sabem é que a drenagem linfática também pode ser feita no rosto, e com ótimos resultados.
A técnica da massagem é feita para desobstruir os vasos linfáticos da região onde está sendo aplicada e, dessa maneira, impedir a retenção de líquidos, e fazer com que a pele tenha uma aparência mais revigorada.
Diferente do que muitos pensam, a drenagem linfática não existe apenas para reduzir inchaços causados pela retenção de líquidos – ela também consegue, quando aplicada no rosto, reduzir linhas de expressão, e causar na pele um efeito de rejuvenescimento, por revitalizar as áreas onde é aplicada de maneira prática, indolor, e bastante saudável.
Cada sessão tem um valor diferente, dependendo da profissional que a aplica. Buscar um profissional competente e bem recomendado sempre é um bom passo.