As unhas bem cuidadas revelam uma pessoa que tem forte amor-próprio e não é necessário gastar muito para estar sempre com um visual em dia. É possível cuidar das suas unhas em casa mesmo, a seguir vamos te dar algumas dicas para manter as suas unhas saudáveis. Saiba que ter unhas bonitas e fortes vai muito além da escolha de um bom esmalte, começa pela sua alimentação, uma vez que quando se tem falta de nutrientes no organismo as unhas podem se tornar quebradiças.
Dicas Para Ter Unhas Bonitas
Alimentação
Como já dissemos a alimentação tem grande impacto na saúde das suas unhas. Quando o organismo não tem nutrientes suficientes começa a retirar das partes que entende como menos importantes para o corpo, as unhas e o cabelo.
Para garantir que o seu organismo terá todos os nutrientes de que precisa a dica é ter uma dieta que tenha de tudo um pouco em especial carnes, leite e derivados entre outros alimentos que ajudam a fortalecer as suas unhas.
Cuidado com a Umidade
Depois de realizar atividades que envolvam água como lavar louça, tomar banho entre outras seque bem as mãos e os pés para evitar que micoses apareçam e estraguem o seu visual.
Não Tire Cutícula
Provavelmente por essa você não esperava, mas é isso mesmo a dica é não tirar a cutícula, pois a função dela é proteger o organismo contra infecções causadas por bactérias e fungos.
Use Seu Próprio Material
Mesmo que você faça as suas unhas no salão é importante ter o seu próprio kit de produtos como alicate, lixa, palito, tesoura e afins para evitar o compartilhamento desses itens.
Fuja do Ressecamento
Para evitar que as suas unhas fiquem ressecadas a dica é usar hidratantes à base de ureia, d-pantenol, lactato de amônio e silicone.
Luvas Para Tarefas Domésticas
Quando for realizar atividades domésticas como lavar louça ou mesmo limpar o chão usando produtos de limpeza tenha o cuidado de usar luvas de borracha para evitar estragar as suas unhas.
Forma de Quadrado
Escolher cortar as unhas no formato reto e quadrado ajuda a evitar problemas como encravamento. Além disso, fica bem bonito então vale a pena investir.
Escova Para Retirar as Sujeiras
A parte debaixo das unhas pode acumular uma grande quantidade de sujeira, isso mesmo nas mãos de quem cuida. Então para evitar que essa sujeira se acumule você pode passar uma escova embaixo das unhas para limpar a região.
Unhas Não São Ferramentas
Por mais estranho que pareça dizer isso, é necessário, porque algumas pessoas ainda não compreenderam que as unhas não são ferramentas. Não use suas unhas para descolar fitas autocolantes, para raspar as raspadinhas da sorte, nem para soltar parafusos enfim para nada. Existem ferramentas que podem servir bem melhor que as suas unhas para isso.
Nada de Roer as Unhas
A ansiedade faz parte da vida de muitas pessoas, mas é interessante encontrar outras maneiras de descontar esse sentimento que não roendo as suas unhas. Além de deixar as suas unhas feias roer também favorece a chegada de infecções.
Cuidado com Alergias
Normalmente os esmaltes não trazem danos para as unhas, contudo, fique atenta para alguns sintomas que podem denunciar uma alergia como inchaço e dores.
Lixa Para Todas as Horas
Quando a unha quebra a melhor solução é lixar para que ela possa crescer saudável. Por isso a dica é ter sempre uma lixa na bolsa.
Tabagismo
O cigarro faz mal para a saúde em geral e também pode ser bem cruel com as suas unhas, elas ficam amareladas.
Como Fortalecer as Unhas
Para poder exibir lindas cores nas suas unhas é importante que elas estejam fortes e para isso devemos nos concentrar no seu fortalecimento. O esmalte dura mais tempo e também se evita que doenças apareçam. Para te ajudar a fortalecer as suas unhas confira as dicas abaixo:
Rotina
Mantenha a rotina de fazer as unhas toda semana, assim você mantém a limpeza e está sempre com as mãos bonitas.
Produtos Fortalecedores
Para te ajudar a manter as suas unhas fortes você pode contar com produtos fortalecedores. Dê preferência por aqueles que não têm formol na sua fórmula, podem causar reações alérgicas.
Respiração
É interessante deixar as suas unhas um ou dois dias sem esmalte, pois assim você deixa que elas respirem. Quando você emenda um esmalte no outro faz com que as unhas fiquem mais fracas e então podem acabar descamando.
Removedores de Esmalte
Na hora de escolher entre acetonas e removedores de esmalte prefira os últimos. As acetonas são muito agressivas para as unhas.
Base
A base tem a função de proteger a unha da ação da pigmentação do esmalte, então passe sempre base antes de aplicar o esmalte.
Finalizadores
Depois de passar o esmalte aplique finalizadores para ajudar que o esmalte dure mais tempo.
Hidratantes
Todos os dias aplique hidratantes específicos para cuidar da cutícula, assim você evita que elas fiquem ressecadas.
Tenha o Esmalte
É bom que você tenha em casa o esmalte que está usando, pois assim se der aquela “lascadinha” você pode consertar.
Nada de Cola
No caso de as suas unhas quebrarem faça tudo menos colar. Aceite o fato e corte para evitar que a unha se enrosque em algum lugar se machucando.
Vitamina C
A alimentação é fundamental para fortalecer as suas unhas, para isso é necessário consumir alimentos ricos em vitamina C.
Como Fazer Manicure com Cutículas
Para começar você deve lixar as suas unhas como sempre faz, passe um produto esfoliante nas suas mãos e depois lave as mesmas muito bem. Na sequência aplique o amolecedor de cutículas na unha toda e faça massagem. Coloque então os seus dedos num potinho com água morna, espere em torno de 4 minutos.
Use uma espátula para empurrar com delicadeza a sua cutícula para baixo de maneira a fazer o desenho do contorno da sua unha. Enxugue cada dedo de uma vez e então com um alicate afiado retire somente aquelas pelinhas que levantaram com a espátula. Não arranque toda a cutícula, somente as pelinhas. Para finalizar seque as suas mãos e aplique um creme hidratante, por fim passe o esmalte.
Unha bonita e saudável faz parte do universo feminino e não há como negar. Mesmo as que informam que não cuidam volta e meia estão lixando, cortando e pintando ao menos com um esmalte incolor e por isso elas merecem sempre um cuidado, já que elas são importante para a beleza feminina e elas gostam de ter unhas bonitas. Alguns cuidados são fundamentais para que a aparência delas se mantenha saudável. Muitas mulheres capricham na hora de escolher e passar o esmalte, mas se esquecem de um processo simples que faz bem para a pela das mãos, quanto para as unhas: a hidratação. Não e trata de uma jogada mercadológica para vender produtos. Lavar as mãos, manusear diferentes objetos, sol, ar, tudo contribui para a degradação. Assim como os cabelos, as unhas precisam de atenção, que consiste em cuidados básicos e rápidos, que após se tornarem hábito, você fará sem ter prejuízo de tempo. Em primeiro lugar, é importante entender o porquê das unhas enfraquecerem. Tudo começa com as rotinas básicas de saúde. Se você se alimenta devidamente, guarda horas regulares de sono e se mantém de bem com a vida, todo o seu corpo corresponde positivamente. É normal o cabelo parecer sem opaco quando se está passando por uma “deprê”. Igualmente se você não ingerir proteínas e não tomar água em quantidades recomendáveis é possível que surjam manchas na pele, espinhas e, consequentemente, as unhas ganhem um aspecto ressecado e se quebrem com facilidade. O corpo funciona como uma máquina, cuja falta de manutenção, ou má administração poderão ocasionar em dano parcial ou total. Claro que você não precisa se desesperar, afinal, o intuito, a principio, é apenas manter as unhas saudáveis. Por isso, a primeira dica é adquirir hidratante específico para as mãos. Estes produtos podem ser comprados, também, em farmácias e não custam muito.
É importante carregá-los na bolsa, assim, sempre que lavar as mãos passe uma pequena quantidade de hidratante nas mãos. Isso resolve o ressecamento da pele e, também, das unhas, além de prevenir aquelas pelezinhas se levantando próximo às unhas. Outra questão importante é comprar esmaltes de qualidade. A marca sempre importa. Alguns podem são caros, mas enfraquecem as unhas, outros são baratos e ruins. Na dúvida, pesquise a marca e sempre fique atenta a composição. Outra questão séria é a esterilização de cortadores, pinças e outros aparatos. A limpeza adequada desses equipamentos é capaz de prevenir deferentes infecções, algumas de difícil tratamento. Para fazer essa limpeza basta passar um algodão com álcool para remover resíduos após o uso e, antes de utilizar, deixe-os de molho em um recipiente com água e água sanitária. Mesmo que você seja a única pessoa a utilizar essas ferramentas, é normal ocorrer pequenos cortes na pele durante a remoção da cutícula, por exemplo. O que pode favorecer a entrada de fungos e bactérias que se encontram em toda a parte.