O sonho de todas as mulheres desde as jovens adolescentes a senhoras que atingiram a fase da terceira idade é ter uma pele bonita, macia, mais jovem e livre de problemas.
As mulheres, vaidosas por natureza desde o momento em que foram criadas, querem manter a pele sempre bonita, sem espinhas e sem marcas de expressão, para que se mantenham sempre belas.
Contudo, conseguir esse desejo feminino não é algo fácil, mas também não é um bicho de 07 (sete) cabeças, pois com os avanços tecnológicos, surgiram tratamentos estéticos que ajudam as pessoas a conseguirem manter uma aparência jovem, com uma pele limpa, com a eliminação de rugas e das manchas.
Um dos tratamentos estéticos que ajudam nesse objetivo de ter uma pele mais bonita é o Peeling, que se caracteriza por ser um tratamento estético onde se aplicam ácidos e cremes manipulados por profissionais especializados na pele.
No tratamento de Peeling ocorre a destruição da camada superficial da pele, acontecendo a eliminação das células mortas e a renovação da pele, mais bonita e saudável.
O Que É o Peeling e Como é Feito o Tratamento?
O Peeling se caracteriza por ser um tratamento de pele feito a base de esfoliações e da aplicação de substancias químicas, que possuem a capacidade de trazer diversos benefícios para a pele das pessoas, como: faz a correção de manchas na pele, elimina rugas e retira marcas. Com isso, o Peeling consegue rejuvenescer a pele das pessoas.
O tratamento feito através de Peeling faz uso de ácidos em grande quantidade sobre a pele, por isso apenas os dermatologistas são autorizados a aplica-los.
A profundidade do tratamento será alcançada conforme o tipo de acido utilizado e qual a concentração aplicada.
Para realizar a escolha do acido a ser utilizado no tratamento, é necessário que seja feita uma avaliação médica pelo dermatologista responsável pelo Peeling, e ele irá adequar o tratamento aos interesses e objetivos do paciente para fazer o mesmo (redução da acne, diminuição de cicatrizes, redução de rugas, clareamento da pele e etc.).
O Peeling possui a função de incentivar a criação de um novo colágeno (espécie de proteína que é a base constitutiva dos tecidos responsáveis pela sustentação do corpo humano – exemplo: pele, ossos, tendões, cartilagens). Através do surgimento do novo colágeno, a pele irá ganhar um novo e melhor aspecto, com o clareamento das manchas existentes e a diminuição das rugas.
Conforme os especialistas, para a conquista de um bom resultado através do tratamento de Peeling, é preciso que a pele passe por uma preparação por um período que varia de 15 (quinze) a 30 (trinta) dias antes de se realizado o tratamento de Peeling. Além disso, o acompanhamento após a realização do Tratamento de Peeling deve ser feito com muito cuidado e com muito critério.
De uma maneira geral, quanto maior for a profundidade do Peeling, maior será a descamação da pele.
Por isso, é de grande importância que o tratamento de Peeling seja realizado por um dermatologista, pois somente um profissional capacitado e especializado terá a capacidade e responsabilidade profissional de escolher o produto químico correto e adequado, para que o Peeling não gere nenhum efeito colateral na pele da pessoa que fez o tratamento.
A época ideal para fazer o tratamento de Peeling é o inverno, pois nessa época temos temperaturas mais frias e amenas, o que é ideal para quem faz o Peeling, pois após o tratamento deve ser evitado o contato direto com o sol mais forte.
A Profundidade do Tratamento Estético – Peeling
Antes de ser feito o Peeling na pele do paciente, o dermatologista precisa analisar e preparar a pele. Com essas informações em mãos, o profissional consegue definir qual o produto químico (tipo de ácido) a ser usado e qual será a intensidade do Peeling.
De acordo com o tipo de pele e os resultados que deseja alcançar o paciente, o Peeling pode ser feito dentro dos critérios (profundidade) a seguir:
- Peeling Superficial – este tipo de tratamento é indicado para pessoas que apresentam na pele: manchas superficiais, sardas, poros dilatados, pele seca, pele sem brilho e pele cansada;
- Peeling Médio – este tipo de tratamento é indicado para pessoas que apresentam acne, pele envelhecida (principalmente pelo sol) e rugas finas;
- Peeeling Profundo – esse tipo de tratamento é indicado para pessoas que apresentam pele envelhecida, manchas, rugas e cicatrizes profundas de acne;
Os Tipos de Peeling
O tratamento de Peeling pode ser de 03 (três) tipos:
- Peeling Químico – Esse tipo de Peeling é realizado mediante a utilização de substancias químicas;
- Peeling Mecânico – esse tipo de Peeling é realizado com a aplicação de receitas caseiras, lixas de ponta de diamante e aparelhos de dermoabrasão;
- Peeling Físico – esse tipo de Peeling é feito com a aplicação de laser sobre a pele (não é indicado para quem tem pele morena, pois as manchas demoram mais a sair);
Os Benefícios do Peeling
O tratamento estético e facial Peeling traz diversos benefícios para as pessoas, entre eles estão os seguintes:
a) Diminui a oleosidade da pele (por isso o Peeling pode e deve ser feito por pessoas que tenham a pele oleosa);
b) Realiza o clareamento de sardas, das manchas ocasionadas pelo sol e até mesmo das manchas causadas pela idade;
c) Reduz as cicatrizes que foram ocasionadas pela acne;
d) Melhora a textura da pele;
e) Melhora a aparência e a maciez da pele;
f) Disfarça as estrias existentes na pele;
g) Faz a prevenção do surgimento de cravos e espinhas;
h) Disfarça a existência de rugas e marcas de expressão;
i) Aumenta a espessura da epiderme (camada externa da pele);
j) Redução da quantidade de melanina (proteína que dá a cor para a pele) que fica depositada;
k) Aumento de produção, por parte do corpo de fibras colágenas (principal constituinte da pele humana);
l) Aumento na permeabilidade da pele (favorece o uso de cremes, hidratantes e esfoliantes após o peeling);
Os Cuidados A Serem Tomados Após a Realização do Peeling
Após a pessoa realizar um tratamento de Peeling, ela necessita tomar alguns cuidados com a pele para que o tratamento surta o efeito desejado. Entre os cuidados a serem tomados estão:
a) Fazer uso de compressas frias com infusões de camomila no local da pele que passou pelo Peeling;
b) Realizar em periodicidade semanal hidratações para que sejam removidas as crostas de resíduos, para que o edema seja diminuído e seja facilitada o crescimento do novo epitélio;
c) Faça uso de hidratante e filtro solar de maneira diária, e sempre renovando a aplicação desses produtos;
d) Evitar a exposição a luz do sol e de lâmpadas fluorescentes e frequentar ambientes que sofram com alterações de temperatura;
e) Caso alguma cicatriz ou mancha resista ao Peeling, deve ser feito um retoque localizado e o uso de produtos esfoliantes adequados para esse fim;
Depois que a pele ficar normal, a pessoa precisa criar um tratamento diário de forma que previna e mantenha as condições de sua pele.
olá apartir de quantos anos pode fazeer peelling facial ?