Vivemos sob intensa pressão, todos os dias enfrentamos inúmeros problemas e passamos por diversas situações de estresse. Para ajudar a aliviar um pouco essa tensão ou mesmo para amenizar algum tipo de desconforto é interessante aderir a prática da massagem facial.
Os efeitos relaxantes desse tipo de massagem são bastante agradáveis e podem fazer toda a diferença para quem está passando por alguma dificuldade. Saiba que você pode incluir a massagem facial no seu dia a dia. Para isso vamos te ensinar algumas técnicas simples e que podem ajudar a aliviar a tensão rapidamente.
Qual a Função da Massagem Facial?
A massagem facial é composta por exercícios que trabalham a musculatura do seu rosto e ajuda a suavizar as marcas de expressão além de relaxar e aliviar a tensão do estresse. Essa técnica é bastante eficaz para dissolver os pontos de tensão e assim melhorar o tônus muscular além de ativar a circulação da pele.
Devemos destacar que a massagem facial pode ajudar a aliviar a expressão pesada e cansada. O rosto possui um padrão de equilíbrio e harmonia em que todos os seus músculos se encaixam com precisão. Quando realizamos uma cirurgia estética, por exemplo, acabamos comprometendo essa harmonia e os músculos e a pele acabam sentindo a transformação.
Com a ajuda da massagem facial conseguirmos ativar a circulação e a pele começa a se beneficiar com cada um dos movimentos. A massagem nos pontos da cabeça ajudam a refletir-se também na revitalização do cabelo e na prevenção da queda capilar.
Os Benefícios da Massagem Facial
- Remove as células mortas
- Melhora a circulação
- Ajuda a deixar a pele com um tom natural e saudável bem como melhorar a elasticidade da pele combatendo rugas e flacidez
- Relaxa e tira a expressão de cansaço e ainda ajuda a rejuvenescer a pele
- Ainda ameniza as olheiras e as bolsas sob os olhos.
- Passo a Passo da Massagem Facial
- Materiais Necessários
- Toalha aquecida
- Hidratante facial
Passo 1
Comece esfregando as suas mãos rapidamente para que as palmas fiquem aquecidas. Em seguida feche os seus olhos e apalpe pausadamente todas as superfícies do seu rosto, sempre com as palmas abertas para sentir o conforto que o toque aquecido proporciona.
De maneira leve, tranquila e profunda você deverá inspirar e expirar. Sinta o ar enchendo o seu peito e pulmões. Depois relaxe.
Passo 2
Em seguida abra as suas mãos e na sua testa coloque as pontas dos dedos, um de frente para o outro, menos as dos polegares. O mindinho deverá ser deixado um pouco acima das sobrancelhas. Coloque uma pressão considerável e confortável, deslize para os lados até que chegue as têmporas.
Na sequência substitua os quatro dedos pelo polegar e vá deslizando pelas laterais do rosto até que se encontrem sob o queixo. Mantenha os polegares no queixo e usando as pontas dos demais dedos alise as bochechas. Faça isso no mínimo 5 e no máximo 10 vezes.
Passo 3
Posicione então os indicadores cerca de 1 cm acima da área que fique entre as sobrancelhas. Pressione a cabeça contra os dedos e fique nessa posição por uns 30 segundos, sempre respirando de maneira profunda.
Passo 4
Nas suas têmporas, numa área mais profunda, logo depois de terminar as sobrancelhas coloque os seus polegares. Pressione de forma leve também por uns 30 segundos.
Passo 5
Com a sua cabeça centralizada e na vertical coloque os seus polegares ao lado de cada narina com o lado da unha tocando a sua face. Faça pressão moderada e deslize os dedos para cima de forma longitudinal em direção ao alto e para as laterais das bochechas.
Cada um desses movimentos deve ser lento e levar em cerca uns 20 segundos. Faça quantas vezes desejar.
Passo 6
Abra os dedos e deixe cada um dos indicadores no topo de cada lado da mandíbula e com os seus polegares no queixo ou mesmo no seu pescoço. Desça com o indicador fazendo movimentos circulares até que chegue ao queixo. Lentamente, faça isso por 5 vezes.
Passo 7
Aperte o indicador e o polegar contra o contorno, no topo de cada das orelhas. Você deverá apertar em movimentos sucessivos e percorrendo todo o contorno. Quando chegar a extremidade final faça o caminho de retorno. Repita quantas vezes desejar.
Na sequência pegue uma toalha quente, mas com uma temperatura amena o suficiente para não queimar o seu rosto. Coloque sobre a face. Deixe por um período de 1 ou 2 minutos e aplique um pouco de hidratante facial realizando movimentos circulares.
Passo a Passo da Massagem Facial Rejuvenescedora
Passo 1
Para ajudar a alongar e relaxar a região você deverá colocar as suas mãos na lateral do pescoço, enquanto isso deslize os dedos para baixo. Repita esse movimento por 3 vezes.
Passo 2
Posicione os seus dedos com exceção do polegar no canto da sua boca, vá alternando a pressão com a ponta dos dedos em direção a orelha. Repita por 3 vezes de cada lado.
Passo 3
Para ajudar a descongestionar a região dos olhos e assim reduzir as olheiras pressione o canto interno com o dedo médio, depois solte. Repita esse movimento por 3 vezes por toda a extensão das pálpebras inferiores.
Passo 4
Faça uma massagem na região do supercílio com os dedos polegares e o indicador das duas mãos, do começo ao fim da sobrancelha. Repita esse movimento por 3 vezes com cada sobrancelha.
Passo 5
Vá deslizando os dedos a partir do meio da sobrancelha fazendo um “T” na testa. Este movimento ajuda a prevenir a formação de linhas de expressão e rugas. Repita 3 vezes.
Passo 6
Com os dedos polegar e indicador você deverá dar pequenos beliscões por todo o contorno dos lábios começando pelo meio dos lábios. Faça a massagem por todo o lábio, 3 vezes.
O Segredo da Massagem Facial
Perceba que basta você comer mal, beber um pouco além da conta ou ter uma noite mal dormida para que o resultado esteja estampado no seu rosto no dia seguinte. Para evitar esse “susto” que levamos ás vezes ao acordar é que os especialistas em estética recomendam a massagem facial. Para que tenha um bom resultado mesmo desligue o celular, se concentre e coloque uma música relaxante.