O surgimento das rugas faciais e das temidas linhas de expressão varia bastante de uma pessoa para a outra. Enquanto para umas chegam mais cedo, para outras demoram a aparecer, em algumas, chegam muito aparentes e em outras demoram a se fazer notar. Porém, são inevitáveis para todas as pessoas.
Normalmente, as marcas começam a aparecer com a chegada dos 30 anos. O primeiro lugar é na região da desta e entre as sobrancelhas, parte chamada de glabela, além dos famosos pés de galinha nos cantos dos olhos na parte externa.
Os Jovens Buscam o Botox Para Retardar o Envelhecimento
Sabendo que os 30 anos é o ponto inicial do aparecimento de rugas faciais e das linhas de expressão, muitos jovens quando completam 20 anos começam a tentar prevenir as marcas do tempo. Eles não estão recorrendo somente aos cremes, apropriados para essa idade, eles estão procurando as clínicas de estéticas.
Aliás, se observa uma mudança no cliente que busca esse tipo de tratamento, que deixa de ser na sua grande maioria de mulheres entre 40 a 50 anos e passa ter meninas de 18 anos idade. O que significa que as jovens sem nenhuma ruga no rosto ou marca de expressão começa a procurar a aplicação de botox, a toxina botulínica tipo “A”.
A pergunta é porque a busca por um tratamento que é voltado para pessoas mais velhas quando se é tão jovem. A resposta é a busca pela prevenção, pois essas meninas não querem esperar que as rugas apareçam.
Outro fator que atrai essas jovens para a aplicação de botox é o fato da técnica ser considerada segura e rápida, por isso, está se tornando tão popular no Brasil. Além disso, um outro ponto reforça essa preferência, o fato de que os resultados estão cada vez mais naturais e que a técnica vem sendo aprimorada para as mais jovens.
Porém, alguns médicos alertam que, em muitos casos, o uso do botox pelas jovens é precoce e não deveria ser feito. Na opinião desses profissionais, seria necessário que elas fizessem uma avaliação mais profunda antes de usar o botox quando se é tão jovem.
Jovens Aplicam Botox Pelos Comentários
Os médicos dizem que a grande maioria das jovens que utilizam o botox sem precisar da toxina foram levadas as clínicas por conta da conversa na mídia. Além da conversa da “juventude eterna”.
A recomendação é sempre o uso dos cremes e os hidratantes para prevenir as rugas e as marcas de expressão quando se é jovem. Além de não sair de casa sem o filtro solar, pois os raios do sol são um dos grandes inimigos da pele. As rugas suaves só irão aparecer quando a jovem chegar nos 30 anos, seguida dos pés de galinha, das rugas que se localizam entre testa e sobrancelhas, somente neste caso, o botox é realmente aconselhável.
Essa, segundo os especialistas, é a forma correta de lidar com a evolução natural do processo de envelhecimento, sem deixar que ele se agrave durante o tempo. O botox é uma boa solução para as rugas na testa, os pés de galinha, para as rugas entre as sobrancelhas. Nos três casos, a toxina pode suavizar ou até mesmo fazer com que essas marcas da idade desapareçam.
O botox é aplicado de forma rápida e segura, como foi dito anteriormente, basta 10 a 15 minutos para usar a toxina. Existe desconforto sim, mas é considerado tolerável, pois com gelo e creme anestésico é possível amenizar as dores. Quando é bem feito o resultado é natural e fica bonito e normalmente, o resultado dura entre a 4 e 6 meses.
Dúvidas Comuns Sobre Botox
1- O que é botox ?
A toxina botulínica é a principal substância do chamado botox, nome comercia do produto, que pode ser utilizado para vários fins, entre eles, a dermatologia para diminuir ou amenizar as rugas de expressão um exemplo de outro uso, é para combater o excesso do suor.
No Brasil, o mesmo produto pode ser encontrado com nomes diferente de botox, como por exemplo, Dysport, cuja origem é da Europa e é dita com durabilidade do resultado maior e uma outra marca, a PROSIGNE, de origem chinesa.
2- Quando é recomendado o uso do botox?
No caso do tratamento de excesso de suor cujo problema tem o nome de hiperidrose, podendo ser nos pés, nas mãos e nas axilas e acima de tudo, da forma mais usada no Brasil, para combater as marcas de expressão e as rugas. Também é usado pela Medicina para relaxar as musculaturas quando a causa são espasmos musculares.
3- Pode ser usado para combater qualquer tipo de ruga?
Não. O botox deve ser usado em alguns determinados grupos musculares, que estão localizados ao redor dos olhos e na testa, entre outros.
4- Os jovens podem usar botox?
Sim, pois não existe contraindicação, porém, não é aconselhado pelos médicos, uma vez que nessa idade eles não terão marcas tão expressivas para serem combatidas.
5- Na hora de receber a substância o paciente sente dores?
Sim, não é indolor, porém, se trata de uma dor suportável, mas, vale ressaltar que essa sensação maior ou menor depende de cada uma das pessoas. O que também faz a diferença é a forma com que quem a aplica executa o trabalho.
6- É possível ter algum tipo de reação indesejada depois da aplicação do botox?
Não quando a subtância é aplicada como deve ser, por um profissional capacitado. Caso o contrário, um dos efeitos colaterais é assimetria facial, que é temporária ou também a queda das pálpebras. Em casos mais graves, a pessoa pode desenvolver um problema de mastigação.
São casos os raros de pessoas que se demonstraram sensíveis ao produto. Por isso, os problemas pós aplicação, na sua grande maioria, tem como culpado a pessoa que não aplicou corretamente. Por isso, apesar de ser um processo simples e seguro recomenda-se procurar um profissional experimente neste tipo de trabalho.
7- O botox pode criar insensibilidade ou afetar as expressões faciais?
O que ele provoca é o relaxamento nas expressões que estão exageradas e por isso, acentuam as rugas. Para que o resultado fique perfeito é necessário que seja natural e suave.