“Quem espera sempre alcança”. Este é o ditado e o lema das mulheres grávidas, isto para não dizer que , na verdade, o parto é um verdadeiro dilema, embora o resultado final seja uma família linda e feliz. Vamos combinar que esperar 9 meses para o nascimento de mais um membro da prole não é nada animador. O pior disso tudo, além da paciência que a mulher terá que praticar, o pós-parto traz um monte de preocupações. A principal dela é com o corpo. A barriga cresce e a futura mamãe engorda, fazendo aparecer estrias e celulites. A flacidez também pode ser uma dentre tantos inimigos! Neste artigo, você vai ver que para tudo tem uma solução, até para renovar a auto estima depois de uma parto super complicado.
Celebridades Que Já são Mamães
Luana Piovani deu à luz ao seu filhinho Dom por cesariana. por conta da cicatriz, ficou muito tempo sem poder fazer tratamentos estéticos na região. Depois de cinco meses a atriz procurou um centro de estética para corrigir a flacidez causado pelo estiramento da pele durante a gravidez. “Os tratamentos escolhidos por Luana, feitos com aparelhos específicos, foram o Freeze e o Velashape Plus. O primeiro ajuda a enrijecer a parede abdominal, combatendo a flacidez e a gordura localizada. Já o segundo remodela o corpo e trata a celulite” disse a dermatologista Juliana Neiva, a quem Luana confiou o seu belo corpinho. Outras mamães como Giovana Antonelli, que deu a luz em doe dupla, e diversas outras celebridades já recuperaram seus corpinhos com a ajuda dos tratamentos estéticos e até mesmo por meio de uma alimentação melhor.
Esperando Amamentar
Os profissionais sempre aconselham que as mulheres desesperadas por recuperar a boa forma esperem passar o período de amamentação: “é preciso esperar o processo de amamentação, pois o uso de produtos ou massagens pode acabar afetando o leite materno” segundo os médicos. Depois que o doutor liberar, vocês mulheres já podem correr para o nutricionista.
Os Nove Passos
Confira os 9 passos para melhorar a sua auto estima pós-parto.
- 1. Se afaste da geladeira por uns tempos. Descanse procure fazer exercícios mais leves depois do parto. Procure um nutricionista para fazer uma dieta balanceada, cheia de nutrientes, vitaminas e proteínas. “Fortes mudanças hormonais, adaptação a uma nova e dura rotina de noites maldormidas e ansiedade: Tudo leva ao caminho da cozinha. Algumas mulheres realmente sentem mais fome durante a amamentação”, diz a nutricionista Marle Alvarenga. Isso é um perigo! Nada de sobremesas tentadoras na geladeira durante o pós-parto, ouviram maridos?
- 2. Uma dietinha nunca é demais. Esqueça os mitos sobre a alimentação que uma ex-grávida possa ter: “O segredo é investir em uma dieta balanceada, rica em alimentos com fibras, como verduras, legumes e frutas que dão a sensação de saciedade com poucas calorias; comer várias vezes por dia e não embarcar em mitos como o de comer canjica para aumentar o leite!” afirma a nossa nutricionista.
- 3. Massagens para ativar a circulação e amenizar as celulites é uma boa indicação para ir voltando a boa forma aos poucos: “A drenagem linfática, aplicada de forma suave e delicada, pode ser feita assim que você chegar da maternidade. A técnica estimula o sistema linfático, responsável pela eliminação de toxinas, e reduz o inchaço. Massagens sobre o útero nos primeiros dias são contra-indicadas. Outra opção é a massagem redutora, mais vigorosa, que ajuda a combater a flacidez.”, aconselha Ângela Leal Chichierchio, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.
- 4. Os tratamento estéticos sempre são a melhor solução para eliminar as indesejáveis estrias: ” as sessões de dermotonia, uma drenagem linfática profunda realizada com um equipamento que faz movimentos alternados de pressão e sucção da pele, ajudando a quebrar as células de gordura. Está liberada também a eletroestimulação, que contrai e torce grupos musculares específicos, mais difíceis de ser trabalhados com exercícios físicos. A talassoterapia, banhos de imersão em água com sal e algas, comum na Europa, também costuma ser recomendada nessa fase, pois ajuda a liberar toxinas, melhora o tônus da pele e ainda relaxa” recomenda a especialista em medicina estética Carla Sallet.
- 5. Não esqueça que tomar muito líquido, ainda mais neste calorão! “Em torno de 3 litros por dia”, aconselha a nutricionista Maria Eduarda Ourivio. “O corpo precisa de matéria-prima para produzir leite. Além disso, a água estimula o funcionamento dos rins, acelerando a eliminação dos líquidos que estão retidos por todo o corpo”.
- 6. Atividades físicas são muito bem vindas: “Mães que fazem longas caminhadas empurrando o carrinho têm dupla vantagem – melhoram a relação com o bebê e entram em forma rápido”, afirma o obstetra Lobão. “Quem fez cesariana, por exemplo, deve evitar esforço abdominal nos três primeiros meses. É melhor dar preferência aos exercícios de baixo impacto ou atividades na água.” diz.
- 7. O conforto pós-gravidez também conta para manter a auto estime revigorada: “Providencie um top ou sutiã reforçado, absorventes de seio e se organize para fazer atividades físicas depois das mamadas, enquanto seu bebê dorme de barriguinha cheia. É quando os seios estarão mais murchos e leves” afirma o especialista e ortopedista André Pedrinelli. Ele também aconselha quanto aos exercícios físicos: “É melhor dar preferência aos exercícios de baixo impacto ou atividades na água.”.
- 8. Elimnar o estresse da sua vida é primordial: “Tente relaxar porque o estresse estimula a produção do hormônio cortisol, que aumenta a retenção de água e dificulta a metabolização das gorduras”, diz a psicóloga especializada em obesidade Silvana Martani. Ela aconselha a prática do ioga ou meditações em geral.
- 9. Tenha disposição para enfrentar a rotina de uma verdadeira mamãe. Se prepare para um rotina corrida, noites sem dormir, horas na cozinha e no quarto do seu bebê. “Não desista. Tudo tem jeito. Esse é um período de adaptações. Procure se organizar. Peça a alguém que lhe ajude a preparar uma comidinha gostosa e pouco calórica ou fique com o bebê enquanto você se exercita, nem que seja um pouquinho todos os dias. À medida que o tempo passa, você terá mais disposição. A cada quilo perdido, a cada peça de roupa reconquistada, você vai se sentir mais animada.” aconselham os psicólogos especializados.
Escrito por Jéssica Monteiro da Silva