Mitos e Verdades Sobre as Celulites

Dentre todos os males que afetam o corpo, as celulites são as piores vilãs. Elas são complicadas demais para serem eliminadas e requerem uma porção de tratamentos específicos apenas para atenuar o seu aparecimento. Pois é, não há como se livrar de pelo menos um buraquinho nas perna ou no bumbum, pois eles fazem parte do desenvolvimento hormonal das mulheres, além de estarem relacionadas com tantos outros fatores. Confira aqui neste artigo, os mitos e as verdades que as pessoas falam sobre as terríveis celulites.

O Que São Celulites?

O acumulo de gordura em meio aos vaso sanguinos fazem com que a pele fique com alguns buraquinhos, caracterizados por ondinhas sobre a pele e que podem ser visíveis quando em grandes quantidades. Essas são as famosas celulites, temidas e indesejadas pelas mulheres. Com a concentração de gordura sob certos tecidos e especialmente nas circulações do corpo, o tecido fibroso acaba sofrendo uma depressão, causando estes buracos sob a pele.

Locais Onde a Celulite é Mais Aparente

Os locais em que há mais circulação e sangue e com grande quantidade de tecido ou acumulo de gordura são os locais mais afetados pelas temidas celulites. Veja abaixo quais são os lugares mais comuns e propensos ao aparecimento dos famosos buraquinhos sob o tecido cutâneo:

Em alguns casos, as celulites também podem se acumular nas laterais da barriga, o que já é um caso mais raro.

 

As Causas das Celulites

O aparecimento das celulites pode ser devido a diversos fatores, dentre os quais os principais estão listados abaixo:

  • fator genético relacionado a família: Observe se os seus familiares possuem o aparecimento constante de celulites. Se o fator for genético, as chances de que as celulites venham com o tempo é bastante grande. Neste caso, o tratamento é mais fácil por se poder ter uma ideia de que elas irão aparecer.
  • fatores hormonais: A ingestão de pílulas anticoncepcionais podem fazer as celulites aparecem com frequência por causa do aumento de horminos circulando pelo corpo.
  • alimentação: Pode estar relacionado ao consumo de leite e derivados que agravam o quadro de forma constante
  • vida sedentária: Tome muito cuidado com a má circulação sanguínea. Faça exercícios para se proteger das famosas celulites.

 

Mitos

Existem diversos mitos que estão relacionados com o aparecimento de celulites pelo corpo. Alguns começam a crescer como boatos e depois de espalham pela área científica. Portanto, não acredite em tudo o que você lê. Procure um médico e se informe sobre os melhores tratamentos e especialmente sobre as fontes de aparecimento das celulites. Comece a entender o problema e não tome medicamentos sem a indicação de um profissional. Confira abaixo os mitos que circulam além dos mundo das celulites:

  1. Muitos acreditam que só as mulheres que estão acima do peso possuem celulites. Isso é um dos mitos mais comuns entre o meios de comunicação. Embora a celulite esteja diretamente relacionado com o acumulo de gordura, não é porque você é magra que elas não vão aparecer. Cono já foi dito anteriormente, as celulites estão relacionados com outros fatores além do fator da obesidade. Por isso, não se engane com mais este mito.
  2. Muitos dizem que o consumo excessivo de sal não interfere no aparecimento das celulites. Errado! O consumo exacerbado de sal comum pode piorar o aparecimento dos buraquinhos sob a pele. Para evitar tais agravamentos das celulites é preciso eliminar a consumação do sal, evitar alimentos industrializados e quem sabe substituir o sal normal pelo sal light, que possui 50% menos de sódio em sua composição. Na comida, basta substituir o sal pelos temperos naturais que além de serem mais saudáveis, possuem os famosos antioxidantes.
  3. As pessoas sempre pensam que tudo pode piorar. Há boatos de que quando o acumulo de gordura é muito grande, os vasos linfáticos e circulatórios podem se comprimir e fazer com que alguns nódulos comecem a crescer, surgindo uma espécie de edema e inflamações. Porém, isso tudo é historinha para boi dormir. As celulites possuem somente o aspecto conhecido pelas mulheres que combatem as mesmas dia após dia. É errado pensar que elas podem piorar gerando fibroses ou machucados mais graves.
  4. Quem falar que fazer esfoliação não melhora o aspecto das celulites está cometendo um grave erro! A esfoliação é necessária para melhorar o aspecto dos buraquinhos. Para que os cremes anti celulite funcionem, é preciso fazer a esfoliação a fim de que eles penetrem além da pele e atinjam o local onde a gordura está acumulada.

As Verdades Sobre as Celulites

  1. As bebidas com gás são algumas das precursoras das celulites e isso também inclui os refrigerantes que possuem uma grande quantidade de açúcar em corantes em sua composição. Os dietéticos, ao contrário que muitos pensam, não fogem a regra, podendo também causar buracos no corpo.
  2. A drenagem linfática é um ótimo tratamento para a celulite. É um dos mais procurados e também o mais indicado por especialistas. Este tratamento ajuda a reduzir a quantidade líquidos entre os septos e a s células do sistema linfático, ajudando a reduzir os edemas na pele.
  3. O ácido hialurônico é um grande combatente frente as inimigas. As celulites podem ser muito amenizadas com a ajuda desta substancia. O ácido é aplicado nos locais aonde as depressões estão evidentes, em que o grau é de leve a moderado. Mesmo que profundas, este tratamento é mais indicados para quem possui pequenas quantidades de buracos sob a pele e de tamanho reduzido. A celulite de grau 1 que quase não aparece e as de grau 3 que já são exageradas, o tratamento não é recomendado, sendo melhor a drenagem linfática nos dois casos. Para o grau 3, alguns tratamentos mais pesados são exigidos.
  4. Beber bastante água é definitivamente um remédio e tanto contra as celulites, além de ser natural e necessário ao dia a dia. Os especialistas da empresa Dermage, uma das mais reconhecidas no ramo, afirmam que a ingestão do liquido quase que diariamente pode impedir que as celulites apareçam em grandes quantidades.

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pele

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.