Como Tratar a Irritação Causada Por Uma Joia

Infelizmente existe uma quantidade muito grande de alergias, bem mais do que podemos imaginar. Esse tipo de problema pode ser provocado por diversos fatores, que vão da alimentação até objetos ou cheiros. Alguns tipos de alergias são raríssimos e outros nem tanto, assim como algumas são fáceis de serem controladas e outras mais difíceis. A verdade é que a alergia pode nos limitar e muito, e não importa a que você tenha alergia, é necessário procurar um médico e tratá-la. E falando em tipos de alergia, vamos falar de uma que não é nada agradável, aquela que provoca irritação quando a pele entra em contato com qualquer tipo de joia, que pode ser uma bijuteria ou um objeto valioso.

Como Tratar a Irritação Causada Por Uma Joia

Como Tratar a Irritação Causada Por Uma Joia

A  Alergia Causada pelo Contato da Pele com Joias

A irritação na pele causada pelo contato com as joias é chamada de dermatite, que é caracterizada pelo prurido e a erupção cutânea. Normalmente, o que provoca esse tipo de problema é o níquel usado como metal na produção das joais. É mais comum que o problema seja observado no contato do brinco com o ouvido, em segundo lugar, no pulso e em terceiro, no pescoço. A dermatite provocada pelo contato da pele com joias atinge, segundo estudos, 10% da população. O que significa que uma boa parte das pessoas têm alergia ao níquel usado na produção desses objetos. Uma coisa interessante sobre esse tipo de alergia é que nem sempre ela aparece de imediato. Uma pessoa pode começar a ter reação alérgia muitos anos depois de já ter usado joias.

Tratamentos Para Combater a Irritação Provocada Pelas Joias

Ir ao médico é sempre a melhor maneira de curar definitivamente uma alergia ou manter-se bem afastado dela. O que infelizmente, muitas vezes, só é possível quando abolimos das nossa vida o qu enos provoca o problema. No caso da joias, a coisa é bem mais simples do que pode acarretar em outras doenças alérgicas. A primeira opção para combater a irritação seria a mais óbvia, deixar de usar a joia, mas se você não quer abrir mão dos seus acessórios, um dos remédios usados para resolver o problema é o picazóny da Merck. Porém, durante o tratamento, a indústria farmacêutica aconselha a evitar o contato com o objeto. Neste caso, é melhor consultar um médico para saber a duração correta do tratamento e como proceder da maneira certa. Outro produto que serve para tratar a irritação causada pelas joias é o creme de hidrocortisona. Esse produto deve ser aplicado diretamente na área afetada. Porém, o resultado é positivo, caso se trate de uma leve alergia. O mesmo serve para a loção calamina, também pode ser uma opção no tratamento.

Tratamentos Para Combater a Irritação Provocada Pelas Joias

Tratamentos Para Combater a Irritação Provocada Pelas Joias

Alguns Tratamentos Caseiros Para Combater a Alergia Provocada por Joias

Uma maneira de cuidar da pele contra a irritação causada por uma joia é fazendo compressas com água fria na área afetada. Porém, esse tipo de cuidado deve ser tomado somente se aparecerem bolhas na pele que esteve em contato com a joia. A compressa deverá ser aplicada na área com a irritação por 30 minutos. O tratamento deverá ser repetido 3 vezes por dia. Esse método caseiro para combater a alergia ajuda a aliviar a coceira, que é muito, e faz com que os arranhões desapareçam.

Alguns Tratamentos Caseiros Para Combater a Alergia Provocada por Joias

Alguns Tratamentos Caseiros Para Combater a Alergia Provocada por Joias

Outros Remédios que Podem ser Usados no Tratamento Contra a Alergia a Joias

A alergia provocada pelo contato da joia com a pele provoca além de manchas vermelhas na pele, bolhas e uma espécie de arranhões, uma coceira, quase que insuportável. Além da solução da compressa de água fria, você também poderá usar um medicamento, qualquer anti-histamínico pode auxiliar para aliviar a péssima sensação. Esses remédios são aqueles que devem ser consumidos via oral e são encontrados facilmente em qualquer farmácia. Mas, atenção, não tome esse medicamento no primeiro momento da coceira, ele deverá ser usado somente quando a coceira se tornar insuportável, daquelas que dá vontade de arrancar a pele fora. Os remédios orais levam um pouquinho de tempo para fazer efeito, então, você pode usar ao mesmo tempo ou a compressa ou uma pomada, que sirva para aliviar a coceira. Lembre-se que você não deverá ficar coçando o lugar irritado, menos ainda com as unhas. É claro que é difícil se controlar, mas coçar poderá aumentar ou agravar o problema. Se não der mesmo para se segurar, use um pano limpo e seco para esfregar levemente o local que está irritado.

Consulte um Dermatologista

Todos os métodos de como tratar a irritação causada por uma joia que apresentamos aqui devem ser levados em consideração só nos primeiros dias do problema. Se a alergia persistir muitos dias e se demonstrar mais grave é necessário e indispensável procurar um dermatologista. Somente um profissional é capaz de detectar qual é a joia exatamente que te causou o problema e se necessário, fazer a prescrição de um medicamento mais forte, vendido somente com a apresentação de uma receita. Até porque, medicamentos fortes não devem ser ministrados sem o aval de um médico, podendo causar sérios problemas à saúde, ao invés de resolver o problema.

Consulte um Dermatologista

Consulte um Dermatologista

Algumas Dicas Para Evitar Problemas de Alergia

Nem sempre uma irritação provocada por uma joia pode ser pela matéria-prima que foi usada para produzi-la. O problema pode estar naquele anel ou pulseira. Pode ser uma bactéria, por exemplo, que chegou até o brinco através de uma outra pessoa e passou para você. Por isso, são necessários alguns cuidados quando compramos um objeto. Por mais que você tenha comprado uma joia na melhor joalheria que seja ou na barraca do camelô, não importa a origem, é necessário chegar em casa, e limpar antes de usar. Quando estiver comprando peça conselho ao vendedor de quais os produtos são usados para fazer a limpeza do material daquela joia. Chegue em casa e faça antes de usar pela primeira vez. Um outro cuidado muito importante é onde você guarda essa joia. Não deixe-a jogada em qualquer lugar, conserve-a em uma caixa fechada, longe da poeira e das bactérias, que nós sabemos, estão espalhadas por todas as partes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.