Como Tirar Mancha de Ferida da Pele?

Há diversas manchas na pele que incomodam as pessoas e, esteticamente falando, não é nada agradável ter manchas pelo corpo. Geralmente, são por causas mais serias como o melasma, que é o câncer de pele, que é incurável, mas há também causas comuns como manchas de exposição ao sol, manchas de feridas, manchas de acne, manchas devido ao uso de anticoncepcionais e outros remédios, manchas que surgem durante a gravidez e também cicatrizes. O ideal quando aparecer alguma mancha é procurar um médico especializado, chamado dermatologista, seja qual for a mancha para ter o diagnóstico correto e ter um tratamento devidamente adequado parar melhorar o aspecto da mancha e até mesmo sumir, geralmente são prescritos cremes e remédios orais para uso durante o tratamento, mas também há os meios de tratamentos caseiros feitos com ervas medicinais e outros produtos.

No caso do melasma, há o tratamento caseiro feito com vinagre de maça cidra, que é bom tanto para a pele quanto para os cabelos, atuando como um alvejante nas manchas de tom marrom, ele deve ser misturado com agua e passar uma vez ao dia até obter o resultado desejado, e também, o suco de limão, usado para a remoção de outros tipos de manchas, devido ao ácido natural da fruta, aplicar o suco nas manchas uma vez ao dia durante um mês e terá resultados satisfatórios. Mas, por se tratar de uma doença sem cura, as manchas podem retornar depois de um tempo. As manchas por exposição ao sol, por sua vez, são mais comuns depois dos quarenta e cinco anos, onde podem aparecer manchas no rosto, braços e mãos, podem ser grandes e não muito escuras e também pequenas machinhas. Nos tratamentos destas, é indicado o uso de leite de colônia que age também como um antisséptico, e o gel de aloe e vera, podendo ser aplicado em todo o rosto ou apenas nas manchas uma vez ao dia, sendo assim, os resultados serão vistos logo após algumas semanas de uso.


Para as manchas de acne é indicado o uso de bicarbonato de sódio, que serve para outros tipos de manchas também, misture uma colher do bicarbonato de sódio na agua morna para fácil aplicação ou pode ser apenas o bicarbonato de sódio puro aplicado diretamente na mancha, deixe agir por carca de dez minutos e remova. E também a agua oxigenada de baixa concentração, utilizada também no como antisséptico, é ideal para remover as manchas escuras, sendo aplicada com um algodão de preferência no período noturno, pode ser utilizada até obter os resultados desejáveis. As manchas causadas pela gravidez são muito comuns, nesse caso é indicado o uso de uma máscara feita de tomate e iogurte, no qual deve amassar o tomate e misturar juntamente com o iogurte ficando uma solução cremosa, deve se aplicar nas manchas e deixar agir por volta de dez minutos, após o tempo indicado deve-se lavar bem com agua e fazer o uso do protetor solar evitando sempre os horários de alta radiação ultravioleta, que é das dez horas da manhã até as dezesseis horas da tarde.

As manchas causadas por feridas cicatrizadas está relacionada no modo de cicatrização, se for uma ferida que teve origem superficialmente, dentro de mais ou menos um mês ela ficara quase imperceptível, mas se for de mais profundidade será bem mais visível, levando em conta também que está relacionado com a cor de pele da pessoa, se for morena ou negra, não tem muita visibilidade, porem a cura é mais lenta, mas se for uma pelo com o tom mais claro será mais visível. Para as feridas que são superficiais é indicado passar o suco do limão em cima das manchas, pois o ácido da fruta auxilia no crescimento de novas células e ajuda na flexibilidade dos tecidos da pele, após aplicado com um algodão, deixe no local por cerca de dez minutos e remova com agua. É indicado também fazer o uso de mel como um hidratante parar essa área da mancha. Há também o método natural utilizando cebola, por ser um legume com propriedade anti-inflamatória, ajuda na cicatrização perfeita da ferida e auxilia na produção de colágeno da pele, que não permite ter manchas escuras, tornando um ferimento com cura saudável.

Mas todas essas receitas são caseiras e deve-se ter muito cuidado ao administrá-las no corpo, principalmente se for na região da face. É indispensável o uso de protetor solar em qualquer horário do dia, o que ajuda e muito na prevenção das manchas. Caso apresente algum sintoma de vermelhidão ou coceira deve-se lavar o local e evitar o contato com o produto passado imediatamente. É sempre bom procurar um dermatologista, independente se as manchas desaparecem e principalmente se elas retornarem com algum aspecto diferente. Ele fara o diagnóstico correto e usara alguns ácidos que ajudam na remoção de manchas como o ácido retinóico, sendo indicado para as manchas de acne e manchas de envelhecimento, entre outras. O ácido glicólico, sendo retirado da cana-de- açúcar, é indicado para o melasma. O ácido kajoico, sendo um dos mais utilizados pois pode ser utilizado na presença de raios ultravioleta que não causam mais manchas nem atrapalha o tratamento. E o ácido zelaico, tendo como uma de suas propriedades presentes um antisséptico, é indicado para a remoção de manchas causadas por feridas e machucados. E os dermatologistas também fazem o uso de aparelhos tecnológicos próprios para cada mancha como o doppler, despigmentadores e os laisers. Cada um desses ácidos são, de administração conjunta e indispensável, o uso de protetor solar indicado apropriadamente para a pele em questão, visando o sempre o bem-estar e a saúde da pessoa para que ela possa ter a autoestima elevada e se sentir bem consigo mesma.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pele

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.