Danos Causados à Pele Pela Radiação Solar

O Sol tem grande importância para manutenção da vida e da saúde de todos nós, atuando tanto na parte mental quanto na física, pois tem a capacidade de nos proporcionar uma incrível sensação de bem-estar, alegria e prazer. Na verdade, quem não gosta de sentir aquele solzinho morno esquentando a pele, ou mesmo fazer um passeio num dia ensolarado, propício para fazer um churrasquinho e curtir aquela praia.

Entretanto, o sol não tem apenas o lado bom do aquecimento e vitamina, pois a exposição excessiva a ele, sem que haja a proteção adequada pode causar sérios danos à pele, tanto com doenças quanto aumentando os sinais de envelhecimento. Tudo isso acontece em razão dos raios UVB, UVA e IV  ou infravermelho.

As radiações emitidas pelo sol, como a UVA, IV e UVB são capazes de atingir a pele em determinados níveis. Com isso, podem causar problemas em menor ou maior grau de gravidade.

Entendendo a Radiação:

Raio UVB: Pode ser considerada como a radiação mais leve, já que atinge a pele somente de maneira superficial, sendo a responsável maior pelo tom avermelhado da pele que surge logo após uma exposição exagerada e desprotegida ao sol. É relacionado com as queimaduras feitas pelo sol.

Raio UVA: Ao contrário do UVB, esse raio tem um poder maior de penetração na pele. Ele atua de forma a ser um dos maiores responsáveis pelo precoce envelhecimento da pele e ainda pelo tom bronzeamento que a pele adquire sempre que se expõe ao sol.

Infravermelho: Essa radiação é a mais perigosa de todas, pois proporciona um aumento dos efeitos nocivos que ocorrem através das demais radiações, fazendo com que aumente o risco de surgimento do câncer. Ela se manifesta através da pela sensação de quentura ou calor com a pele fica exposta ao sol.

Os Efeitos

No decorrer da vida, as exposições contínuas aos efeitos dos raios solares acabam sendo cumulativas, e, por isso, vêm a provocar problemas no DNA celular, e consequentemente provocam alterações na elastina e no colágeno, além de distúrbios ocorridos na pigmentação da pele. Todos esses problemas somente serão sentidos com o passar do tempo, trazendo consigo todas as características próprias, da pele foto-envelhecida.

Enquanto ainda a idade não chegou, a pele tem meios que proporcionam a correção ao dano solar, não deixando que surjam as alterações causadas pelos efeitos da exposição ao sol. Porém, o efeito negativo do sol se acumula e, com os anos, o organismo não consegue mais se defender dos malefícios causados à pele.

Para observar de maneira eficiente da ação nociva do sol no envelhecimento da pele do corpo, compare a pele de diversos lugares do corpo, como colo, dorso, braços, rosto, que são aquelas partes que recebem uma maior exposição solar, com aquelas áreas do corpo que recebem menos radiação solar. A diferença de coloração será gritante.

Além de ocasionar o envelhecimento da pele, as queimaduras causadas pelo sol de maneira repetida e frequente fazem com que a pele fique mais predisposta ao aparecimento do câncer, especialmente em homens e mulheres que possuem a pele clara. Os raios ultravioletas do sol têm a propriedade de alterar a composição das células, bloqueando os mecanismos de defesa que atuam na proteção da pele ao câncer da região.

A única maneira de prevenir o envelhecimento causado pelo à pele é usar a proteção solar, que deve ser feita desde sempre, logo na infância. Essa forma de educação se iniciada desde logo, criará o costume saudável da contínua proteção solar, com isso, ela continuará por toda a vida, desta forma atuará contra o envelhecimento da pele e ainda contra o aparecimento do câncer.

Dicas Importantes para a Proteção da Pele da Exposição à Radiação Solar:

-Faça uso diário de protetores solares, não esquecendo de usar aqueles que sejam correspondentes ao fator adequado para seu tipo de pele, ainda que o dia esteja nublado ou chuvoso;
-Faça nova aplicação do protetor solar sempre a cada 2 horas e ainda depois de transpirar bastante e ao sair da água.
-Quando for à praia use guarda-sol e chapéu. E não deixe de fora o filtro solar, já que grande parte da radiação UV tem seu reflexo na areia e ainda assim atinge a pele.
-Evite ficar exposto ao sol durante o período compreendido entre as 10 e 16 horas.
-Muitos estudos indicam que a luz visível prejudica as células, promovendo inclusive a formação dos radicais livres, então, é preciso que se use o protetor solar ainda que esteja no trabalho, chovendo, dentro de casa ou com tempo nublado.


-Às pessoas que passaram por algum sofrimento causado pela ação do sol e já apresentam os primeiros sinais de envelhecimento da pele, é recomendável que além da proteção solar, também se use alguns produtos na forma de géis, loções ou cremes, que podem a longo  prazo melhorar alguns dos efeitos do envelhecimento da pele. Estes cosméticos são usados para reparar o a aparência de pele já envelhecida, melhorando a hidratação, alterando a superfície, diminuindo as manchas e aumentando a elasticidade natural.
-Há no mercado outros filtros solares com composição mais moderna, que possuem foto protetores que não têm apenas a proteção filtrante, mas ainda reforçam as propriedades naturais da pele, aumentando suas estruturas vitais como membranas, células e proteínas.
-Não esqueça de fazer um exame rigoroso em sua pele sempre, e fique em estado de alerta com manchas que ardem, coçam, sangram  ou escamam; também com pintas ou que mudam o tamanho, a cor ou a forma; feridas que vão e vem e não cicatrizam ou ainda com mudanças bruscas na textura da pele, especialmente com dor.
-Caso perceba alguns dos sintomas acima, o melhor a se fazer é buscar logo ajuda médica. Somente através de uma consulta, e exames, o médico dermatologista poderá ver se aquilo é uma alteração na pele ou pode se transformar num câncer. Portanto, leve essas considerações a seus amigos e parentes para que também fiquem atentos a mudanças na pele e possam se prevenir dos males, usando sempre o protetor solar e não se expondo ao sol nos horários de pico.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pele

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.