Os pés também devem ser cuidados com carinho e atenção, pois não adianta nada estar superproduzida e ter calcanhares rachados. Não pense que as pessoas não reparam, basta você usar uma sandália que deixe os pés a mostra e sempre terá alguém para dar aquela olhadinha. Acima do policiamento alheio tem também a questão de se sentir bem com os seus pés, ou seja, estar contente com o visual deles.
Saiba que existem soluções para o problema dos pés rachados. A seguir elaboramos algumas dicas para que você tenha pés mais bonitos e macios. Chega de pés secos!
O Calcanhar de Aquiles
O principal problema com os pés está nos calcanhares rachados, além de esteticamente feio esse visual pode causar dores também. Além disso, passam uma ideia de desleixo e falta de cuidados com os pés. Do ponto de vista médico os calcanhares rachados podem ser chamados de fissuras.
Basicamente, as fissuras são feridas regulares que tem corte linear e que afetam principalmente o nível de superfície. Esse nível compreende a epiderme, porém, às vezes pode ficar ser mais profundo e atingir a derme. Nesses casos as fissuras se tornam muito mais dolorosas. Os calcanhares são os que mais sofrem com esse problema porque é sobre eles que se faz pressão excessiva quase que o tempo todo.
Quando estamos em pé acabamos fazendo uma pressão sobre os calcanhares que buscam expandir-se para os lados. A pele das laterais dos pés está seca e logo começam a aparecer as rachaduras. Os calcanhares secos e rachados também podem ser um sinal de deficiência de ácidos ômega 3 e falta de zinco.
As Fissuras do Calcanhar
As fissuras podem aparecer em qualquer parte do corpo, porém, é mais comum na borda do calcanhar. Isso acontece pelo fato de a pele dessa região ser seca, mas também pode ser causada pela pele que está espessa. Pode ser que existam calos ao redor da borda ou mesmo no calcanhar. Em geral os problemas nos pés aparecem por falta de cuidados e podem ser facilmente evitados.
As rachaduras dos calcanhares não são necessariamente prejudiciais a saúde, tornam-se um problema sério quando as fissuras são profundas e a pela começa a apresentar sangramentos. Esses sangramentos podem levar a uma infecção. Por isso se mostra importante cuidar bem dos pés, principalmente quem tem doenças crônicas como a diabetes.
As rachaduras são mais comuns em idosas ou pessoas que passam muito tempo de pé apoiando-se nos pés. Vale destacar ainda que com o passar do tempo a produção de sebo diminuir e assim os calcanhares vão ficando mais secos e conseguintemente rachados.
Como Tratar Calcanhares Rachados
Polpa de Banana
Para tratar os calcanhares rachados, em qualquer idade, você pode aplicar óleo vegetal hidrogenado depois de lavar os seus pés. A quantidade de óleo que você aplicar fica por sua conta. Após fazer essa hidratação nos pés coloque meias grossas, deixe-as durante a noite toda. Pela manhã você certamente terá excelentes resultados.
Uma outra dica interessante é aplicar nos pés rachados a polpa de uma banana madura, passe especificamente na área que está seca e rachada. Essa polpa deve agir por uns 10 minutos, lave bem os pés. Esse cuidado previne e trata os seus pés. Quem desejar pode inclusive acrescentar meio abacate ou mesmo carne de metade de uma castanha de coco.
Para que fique uma mistura homogênea você deve bater no liquidificador, os ingredientes deverão criar uma pasta grossa e com textura de creme. Outros ingredientes interessantes são o abacate e o coco que são ricos em óleos essenciais e em vitaminas lipossolúveis. A pasta formada ajuda a fornecer a pela as vitaminas e o óleos que ela precisa para ficar mais hidratada, forte e macia.
Suco de Limão
Uma outra dica para quem está enfrentando problemas de rachadura nos pés é mergulhá-los por uns 10 minutos em suco de limão. Vá realizando essa terapia com suco de limão uma vez por semana até começar a perceber os resultados. O suco de limão é naturalmente ácido, mas suave o que ajuda a dissolver a pele seca e morta. Com essa ajudinha é mais fácil remover essa pele.
Para potencializar o efeito você pode mergulhar os seus pés no suco de limão e na sequência esfregar com a ajuda de uma escova. Passe a escova levemente, a ideia é fazer uma esfoliação.
Limpeza é Tudo
É melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Dessa forma a dica é manter um regime diário de hidratação para os seus pés. No final do dia você pode aproveitar para relaxar enquanto mergulha os seus pés na água morna durante uns 15 minutos. Lave os pés e depois seque-os. Depois faça uma mistura de uma colhe de chá de vaselina e suco de um limão.
Essa mistura deve ser esfregada sobre os calcanhares rachados e em outras áreas dos pés também. Vá esfregando a mistura até que ela seja completamente absorvida pela pele. Se os seus pés estão muito rachados pode ser interessante fazer esse tratamento diariamente até perceber resultados. Para ajudar a potencializar o efeito do tratamento é indicado que você faça a aplicação dessa mistura antes de dormir.
Depois coloque meias grossas de lã que ajudam a prender o calor do corpo. O calor ajuda a potencializar o efeito. Os óleos que estão presentes nessa mistura ajudam a amenizar aquele efeito seco e as rachaduras nos calcanhares. Assim será bem mais fácil se livrar da pele morta no dia seguinte.
Tratamento Para Rachaduras Avançadas
Quando o problema das rachaduras nos pés se encontra num estágio mais avançado é indicado que se use uma mistura de glicerina e água de rosas regulamente. Uma outra possibilidade é derreter a cera de parafina e misturar tudo bem com o óleo de mostarda.
Aplique a mistura sobre a área seca ou rachada dos seus pés, essa aplicação deve ser contínua num período de 10 a 15 dias. Mantenha o hábito de esfoliar os pés com frequência para deixá-los livres da pele morta que é o que cria aquele efeito seco. Já existem no mercado esfoliantes específicos para os pés.