Se você passa muito tempo usando sandálias, provavelmente está intimamente familiarizado com pés secos e calcanhares rachados. As sandálias de calcanhar aberto também não suportam a almofada de gordura por baixo do calcanhar, o que pode causar calos para dividir e rachaduras. Outras causas de calcanhares rachados incluem pele seca, psoríase, obesidade e diabetes. O melhor tratamento para calcanhares rachados é impedi-los de se desenvolver em primeiro lugar. Há algumas coisas que você pode fazer para reduzir a dor e o desconforto e ter calcanhares mais bonitos.
Homens e mulheres podem desenvolver rachaduras profundas nos calcanhares por conta da pele seca, psoríase, eczema, excesso de peso e ficar em pé o dia todo ou usar sapatos de salto aberto na parte de trás, que muitas vezes ate faz a pele do calcanhar tocar no chão. Fatores como carregar peso em excesso ou ficar de pé durante todo o dia no trabalho pode fazer com que as bolsas de gordura sob os calcanhares se expandam para os lados. Quando isto acontece, se a pele que cobre o calcanhar não é maleável, ou se um calo já existe, a pele é mais provável de rachar. Além de ser feio, se as rachaduras são graves, elas podem causar dor e incomodar seu andar.
http://www.youtube.com/watch?v=7LGX818k_R4Rale os Pés com a Ajuda de uma Lixa em Casa
Ralar os pés para evitar e remover rachaduras é uma medida antiga, dos tempos dos seus avós. O ato simples pode ser feito em casa com a pele mole depois do banho e dura apenas alguns minutinhos. Você pode deixar os pés na água por algum tempo e aplicar o produto. Compre lixas para ralar os pés em lojas de produtos para manicure ou produtos de beleza em geral. Custa menos de R$ 5 um bom ralador ou uma pedra pomes e use até que ele não tenha mais efeito. A pele deve cair no chão, então fazer isso no banheiro é a melhor pedida ou sobre um pano.
Use um ralador de pés delicadamente ou uma pedra pomes para ajudar a remover alguns dos calos que normalmente causam rachaduras e se abrem em resposta à redistribuição da gordura abdominal em seu pé. Isso pode ser muito doloroso de fazer se você tiver rachaduras ou fissuras profundas em seu calcanhar, mas aqueles que possuem rachaduras leves, ainda em desenvolvimento, não devem ter nenhum problema. Tal hábito deve reduzir o desenvolvimento de rachaduras adicionais.
Não rale demais, ou você vai ter problemas. A proteção do seu pé será removida se você exagerar na ralação e podem surgir doenças de pele na região.
Evite deixar seus pés de molho por longos períodos em água quente e sabão. A água quente e sabão aumentam a secura da pele e pode tornar as rachaduras ainda piores. O melhor é usar apenas água se você quer ralar os pés e quer apenas amolecer a pele da região.
Faça uso de Hidratantes nos Calcanhares
Aplicar hidratante nos calcanhares é uma medida simples e sempre apresenta um bom resultado em curto espaço de tempo. Bons produtos estão no mercado hoje, alguns voltados apenas para os cuidados com os pés. Para ter um bom efeito em pés já danificados, hidrate os calcanhares com rachaduras duas ou três vezes ao dia. Alguns especialistas recomendam a aplicação de hidratantes mais consistentes, que fazem o máximo para manter a pele hidratada, ou usar um óleo cde bebê após o banho para ajudar a manter a umidade do pé.
Evite usar hidratante ou óleo ao colocar sapatos fechados. Isso vai deixar o seu pé úmido. Com a ação do calor, podem surgir fungos e bactérias, causando doenças de pele sérias. Também não coloque no solado do pé, ou o sapato ou sandália pode ficar deslizando(principalmente se for um óleo).
Esfregue o creme em seus calcanhares, certificando-se de massagear nas rachaduras para os produtos serem absorvidos de forma melhor pela pele. Pressione o hidratante que você escolheu com os dedos para que ele penetre nas fissuras completamente, e só então coloque meias para fazer o produto agir por um período mais longo.
Se você costuma tratar seus pés à noite, use meias para dormir para potencializar o uso do produto. Lave seus pés suavemente pela manhã para remover qualquer excesso de creme. Seque suavemente e pode calçar seus sapatos para sair no dia seguinte sem qualquer problema.
Trate do Problema se ele já Estiver Instalado
Se você já possui um pé rachado a longos anos, não há problema. Aplique um gel ou bandagem de pulverização na região com regularidade. Tente fazer isso em fissuras profundas para proteger a pele, reduzir a dor e incentivar a rápida cicatrização. Qualquer coisa que você pode fazer para ajudar a reduzir o movimento da pele em torno de seu calcanhar, incluindo o uso de pastilhas e sapatos fechados confortáveis, também vai ajudar a encorajar uma cicatrização mais rápida.
Faça Uso de Sapatos Fechados
Para evitar o problema, uma boa pedida é evitar sapatos com calcanhar abertos, que tendem a deixar a região mais seca e causar rachaduras. Sapatilhas são substitutos bacanas para o uso do dia a dia e podem evitar problemas de coluna por não saber andar. Tênis são os ideais se você caminha bastante no seu dia a dia.
Caso o Problema Seja mais Profundo e Antigo, Vá a um Profissional
Se seu problema é antigo e medidas caseiras não ajudaram, faça uma consulta médica. Consulte um podólogo se as rachaduras em seus saltos foram desenvolvidas em fissuras profundas ou se o calcanhar não melhorar depois de uma semana de hidratação. Leve os produtos usados para que ele saiba como você tratou e possa lhe indicar um tratamento mais eficiente.
Higienize os Pés Para Evitar Doenças
Uma boa dica para manter os pés bem limpos é usar uma solução de peróxido de hidrogênio ou vinagre com água e levar os pés a imersão para matar os germes ou fungos que podem estar dentro das rachaduras do calcanhar. Faça isso ao menos uma vez por semana para garantir a manutenção da região enquanto as rachaduras não somem.
Cuide do Seu Peso, e Você Estará Cuidando do Seu Pé Também
Perder peso é uma boa pedida se você estiver com sobrepeso ou obeso. Carregar peso em excesso pode colocar muita pressão sobre a almofada de gordura sob seu pé e causar rachaduras no calcanhar. Também não faz bem para a pele e joelhos, que estão trabalhando sobrecarregadas.