Como Evitar Pelos Encravados na Depilação com Lâmina

A depilação com lâmina é muito prática para as mulheres que não tem muito tempo para se dedicar ao extermínio dos pelos. É um método barato e que pode ser feito naqueles momentos de emergência. Porém, esse método quase mágico exige certos cuidados para que você não se machuque e não tenha incômodos. Um dos problemas mais comuns é o dos pelos encravados que aparecem logo depois da depilação.

Conforme se raspa os pelos com mais constância a haste do mesmo tendo a ficar mais larga de forma que pode oferecer resistência para romper a pele, com isso o pelo não consegue nascer como deveria ficando encurvado por baixo da pele. Esse processo é o que chamamos de pelo encravado. As áreas que tem mais atrito como a virilha, por exemplo, são as que mais têm chances de ter complicações desse tipo.

Causas dos Pelos Encravados

Tem outras causas para os pelos encravados além de ser ou não uma área de atrito. As características físicas da pessoa também contam, pois faz diferença o formato e espessura do pelo além do tamanho do poro. Quem tem pelos mais enrolados percebe que eles nascem quase paralelos a pele de maneira a dificultar o rompimento para saírem.

Os pelos que por sua vez são lisos crescem retos e tem mais facilidade para romper a pele. Já em relação aos poros aqueles que são mais estreitos tem mais dificuldade para que o pelo saia. Vale ainda dizer que mesmo cortando o pelo superficialmente com a lâmina ele terá dificuldades para sair.

Tem ainda a questão de que podem acontecer microferimentos usando a lâmina o que estimula que seja formado um processo cicatricial na saída do pelo bem como cicatrizes que já estejam formadas e outras lesões na pele. Tudo isso dificulta a saída dos pelos e torna mais fácil que eles fiquem encravados. Os homens têm esse mesmo problema com a barba.

Cuidado com o Atrito

Algumas áreas como a axila e a virilha e o pescoço (no caso dos homens) tem muito atrito com as roupas e por isso necessitam de cuidados redobrados. O contato com as roupas torna mais difícil o crescimento do pelo. Nessas partes do corpo o pelo cresce mais fraco e com maior tendência de se encurvar sob a pele. Os homens que fazem a barba quase todo dia tem um desgaste maior da pele e por isso tem mais dificuldade.

Como Lidar com Pelo Encravado

A reação natural de uma pessoa que percebe que um pelo encravou é tentar retirá-lo de baixo da pele, porém, saiba que é necessário ter muito cuidado para não acabar tendo mais complicações. Usar pinças ou outras ferramentas pontiagudas não é recomendado, pois se tem sempre o risco de machucar a pele além de deixar manchas e marcas desnecessárias.

A primeira coisa a ser feita numa situação dessas é esfoliar a pele para que o pelo solte. Se isso não funcionar procure um médico dermatologista para te ajudar a resolver da melhor maneira. No caso de a esfoliação funcionar e o pelo sair lembre-se que o poro ficará mais aberto e dessa forma mais propenso para inflamações.

Para as inflamações a dica é usar uma pomada com algum ativo anti-inflamatório como camomila ou aloe vera. Em geral os géis pós-depilação têm esses ativos, contudo, se a inflamação for mais séria é necessário procurar um médico para que ele prescreva antibióticos.

Esfoliar é Preciso

Uma atitude que pode fazer toda a diferença na hora de se depilar com a lâmina para prevenir os pelos encravados é esfoliar a pele. A esfoliação ajuda a diminuir a camada de células mortas que se forma na superfície da pele, essa camada tende a dificultar a saída dos pelos. Quando se faz a esfoliação da pele se torna mais fácil que os pelos que estão encurvados soltem.

Contudo, é necessário lembrar que esse procedimento não é indicado para todo mundo, pois pessoas com a pele sensível podem ter irritações na região esfoliada, tem casos em que a irritação pode ser tão ou mais incômoda do que o pelo encravado. Se a sua pele não é sensível você pode e deve esfoliar com sabonetes esfoliantes ou esponja adequada uma ou duas vezes por semana.

Como Evitar Pelos Encravados

Todos os procedimentos que facilitam a depilação com a lâmina ajudam a prevenir o aparecimento de pelos encravados. A seguir vamos dar algumas dicas bem simples que você pode levar para o seu dia a dia.

A Lâmina

Para evitar lesões é importante usar sempre uma lâmina nova e que tenha bom corte. Uma dica para saber que está na hora de trocar a sua lâmina é observar o mínimo sinal de ‘corte cego’. Descarte-a assim que isso acontecer.

Sentido da Depilação

Uma forma de evitar uma grande agressão da lâmina a pele é passar a lâmina no sentido do nascimento dos pelos. Porém, perceba que assim a depilação não será tão rente e o intervalo entre uma depilação e outra ficará menor.

Espuma

Jamais se deve passar a lâmina sobre a pele seca, os homens devem usar a espuma de barbear e as mulheres devem usar a espuma do sabonete (que deve ser suave e não adstringente) ou mesmo um creme ou o condicionador.

Água Quente

A região que irá ser depilada deve ser lavada com água quente, mas sem exagerar na temperatura para não deixar a pele desidratada. A água quente tem como objetivo dilatar o poro e assim tornar mais fácil a saída do pelo que ficará mais maleável com a temperatura elevada.

Cuidado

A lâmina é muito prática, mas se você usá-la sem ter a devida atenção poderá acabar se cortando e tendo um ferimento que poderá se tornar a entrada de várias infecções. A dica é deslizar a lâmina com delicadeza na pele e ficar sempre atento para não exagerar.

Outras Opções

Quem não se adapta bem a lâmina pode encontrar outros métodos depilatórios como os cremes de depilação, a cera quente ou fria entre outras. Pesquise e experimente outros métodos para encontrar aquele mais indicado para você.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pele

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.