A depilação é uma necessidade de higiene e bem-estar para as mulheres em geral e para alguns homens. Quem não gosta dos pelos pelo corpo pode encontrar uma grande variedade de formas de se depilar e acabar com esse incômodo. Todos os anos surgem novidades no segmento de beleza e métodos que apresentam mais eficácia em eliminar os pelos ou mesmo que oferecem menos dor.
Para te atualizar a respeito desses métodos de depilação listamos algumas dessas novidades. Saiba mais como cada método funciona e tenha uma ideia de qual deles pode ser mais interessante para a sua rotina e para o seu bem-estar.
Métodos de Depilação – Como São Feitos
Depilação Egípcia
Esse método não é tão recente, mas somente nos últimos anos ganhou força. É feito mais ou menos como a depilação com pinça com a diferença que os pecos são puxados com uma linha especial feita de 100% algodão. Basicamente o profissional passa, vira e puxa esse fio removendo os pelos.
A depilação egípcia é indicada para quem tempo e paciência já que é um método demorado, lembre-se que cada puxada da linha remove poucos pelos. Apesar disso pode ser uma boa opção de método depilatório pelo fato de retirar os pelos pela raiz, dessa forma eles demoram mais para incomodar de novo.
Depilação A Laser
A depilação a laser é muito interessante para quem deseja se livrar dos pelos definitivamente. Trata-se de um método mais indicado para quem tem pele clara e pelos grossos e escuros. Para se livrar dos pelos de vez é necessário fazer entre quatro e oito sessões com o intervalo de um mês entre cada uma.
O laser tem eficiência de cerca de 80% de redução da quantidade de pelos na fase de tratamento, porém, pode acontecer de nascerem pelos durante uma fase de mudança hormonal. Uma dica para quem está pensando em usar esse método é no intervalo entre uma sessão e outra usar apenas lâmina ou creme depilatório para se livrar dos pelos que nascerem, pois isso irá deixar as células e os bulbos para que possam ser removidos.
Depilação A Laser Para Pele Negra
O laser não consegue atingir profundamente a pele negro e por isso funciona efetivamente somente em cerca de 30% dos pelos. Sendo assim a dica é utilizar um equipamento ND:YAG que consegue chegar mais em áreas mais profundas da pele. Assim é possível se livrar dos pelos sem o risco de queimar ou manchar a pele.
Cera em Roll-on
Um método depilatório que vem crescendo no gosto feminino e que pode ser feito em casa é o aparelho de cera roll-on. Para esse método é importante que o aparelho seja usado individualmente para evitar a transmissão de doenças e outras possíveis contaminações.
Basicamente o método consiste em passar cera morna na área que se pretende depilar e com um pano arrancar os pelos. Uma excelente opção para quem deseja depilar pernas e braços. Os especialistas afirmam que depois de algum tempo os pelos passam a nascer mais finos.
Antes de aplicar a cera na região teste para ver se não está muito quente para não se machucar. O pelo é removido pela raiz e dessa forma é possível ficar até 20 dias sem precisar fazer uma nova depilação. Porém, alertamos que esse método pode causar encravamento dos pelos.
Para evitar que os pelos encravem a dica é fazer uma esfoliação da região pelo menos duas vezes por semana, não esfolie três dias antes ou depois da depilação. O refil não deve ser mantido dentro do aparelho porque pode acabar vazando e estragando o mesmo.
Elitrólise
Um método novo que tem conquistado adeptas por ser menos doloroso que o laser. Basicamente é feito com um bisturi elétrico que parece uma caneta e que possui uma ponta mais fina do que um fio de cabelo. Esse bisturi vai removendo um pelo de cada vez. É menos doloroso que o laser exatamente porque age num pelo de cada vez e o laser age em vários num único momento.
Cremes Depilatórios
Um método de depilação que pode ser um substituto para quem utilizava a lâmina. Os cremes podem ser usados durante o banho, eles possuem uma substância que é responsável por deixar o pelo mole e dissolver a sua estrutura externa. Para fazer corretamente esse tipo de depilação leia com atenção os procedimentos na embalagem.
Não deixe o produto por mais tempo do que o indicado porque pode causar queimaduras químicas assim como dermatites de contato ou mesmo escurecimento da área devido a algum tipo de irritação. Antes de usar um creme depilatório faça o teste da alergia.
Luz Intensa Pulsada
O método de luz intensa pulsada é definitivo, porém, é gradual, funciona de maneira semelhante ao laser, ou seja, age através de flashes de alta energia que são controlados por um computador. Esse tipo de depilação não é indicado para quem tem ou está com a pele bronzeada, pois se torna difícil para a luz diferenciar a melanina do pelo e da pele, sendo assim pode ocasionar queimaduras.
Uma dica para quem não sabe se pode ou não usar a luz pulsada é fazer um teste na pele para se certificar que não terá nenhuma reação adversa. Para fazer uma sessão desse tipo de depilação é indicado que a pessoa tenha pelo menos 2 mm de pelo, ou seja, naquela fase em que o pelo está colado mo bulbo. Isso é relevante para que o efeito seja duradouro.
Cuidados Com A Pele Para o Método de Luz Intensa Pulsada
Assim como indicamos para quem está fazendo sessões de laser é possível que a paciente faça depilações com lâmina ou creme depilatório para se livrar dos pelos que nascem entre sessões, que podem acontecer entre 30 e 40 dias depois da anterior. Escolha um método que não arranque o pelo pela raiz.
Além disso, é importante evitar tomar sol por uma ou duas semanas depois de fazer o procedimento. Não tome banho muito quente ou use roupas muito justas para evitar que haja o encravamento do pelo. Em geral são necessárias de seis a oito sessões, também será necessário fazer uma manutenção anual para remover os pelos que nascem mais fracos e finos.