Com a chegada do inverno chega ainda o cuidado maior com o corpo, que precisa se intensificar. Claro que a preguiça pode dar o ar da graça e, com as temperaturas baixas, a vontade de muitos é acabar comendo chocolates e se deitar sob a coberta. Mas é no inverno justamente que determinados tratamentos carregam os melhores resultados, sendo a estação perfeita para a preparação do corpo para a chegada do verão.
Os tratamentos para diminuir ou acabar com as estrias, celulites, flacidez e gordura localizada são os mais procurados nesta estação do ano. Entretanto, o maior carro-chefe são mesmo os tratamentos que precisam evitar a exposição ao sol, como aqueles feitos a base de laser ou ácidos, que ganham favorecimento pela temperatura mais baixa.
Possíveis irritações e manchas da pele causadas pelos tratamentos ficam também escondidas no tempo de inverno. Para especialistas, o inverno promete transformar a vida de muitas pessoas. Sempre que os tratamentos são bem aproveitados, o sucesso no verão é quase garantido.
Melhorando o Rosto
Quem tenciona em fazer um tratamento com maior força para causar a renovação das células e o promover o rejuvenescimento da pele, pode usar o procedimento chamado de Peeling Químico. Esse tratamento é efetuado a partir de produtos com certos tipos diferentes de ácidos, e precisa ser realizado através de um profissional com a correta capacitação. Este ácido ajuda na retirada das células mortas e faz com que a pele tenha um novo aspecto, porém, antes disso há um processo natural que deixa a pela avermelhada e até descamando.
Para o rejuvenescimento há ainda outro tratamento, chamado de Luz Pulsada, um dos mais eficientes no combate ao envelhecimento e recomendado especialmente para aquelas mulheres que já ultrapassaram a faixa dos 30 anos, já que as linhas de expressões se tornam mais visíveis.
Melhorando o Corpo
No combate às estrias, a melhor escolha é, sem dúvida, o laser fracionado. Tal aparelho promove o tratamento tanto das estrias vermelhas quanto das brancas, e sua aplicação causa certa descamação, melhorando a formação novas fibras de colágeno na região.
Junto a todos os tratamentos estéticos mencionados é fundamental que se mantenha uma saudável alimentação, aumentando a ingestão de alimentos repletos de antioxidantes. Eles atuam na proteção da pele contra as temperaturas baixas e auxiliam na produção das matérias-primas necessárias para que o organismo crie sua própria camada de hidratação.
Outra dica importante é jamais deixar de lado o uso do protetor solar todos os dias: mesmo naqueles dias frios e nublados, pois ainda assim estarão presentes as radiações, podendo ocasionar danos à pele.
Maiores Informações e Tipos de Tratamentos
Como já mencionamos, o inverno é a mais indicada estação do ano para a realização de tratamentos estéticos. A incidência baixa de raios solares ajuda nos procedimentos, fazendo com que os resultados sejam potencializados quando se evita o banho solar. Além do que, determinadas aplicações fazem com que a pele se torne dolorida e bastante vermelha.
De acordo com especialistas na área de dermatologia, os tratamentos de estética que têm maior resultado no inverno são aqueles que promovem o combate às manchas no rosto, às rugas, flacidez e gordura localizada. Há alguns, como o botox, que podem ser feitos em qualquer estação do ano, desde que sejam seguidas as recomendações médicas.
No combate às rugas o procedimento mais utilizado é o Lazer CO2 fracionado, se mostrando um dos equipamentos mais eficientes na melhor do rejuvenescimento. O laser faz com que a água contida na pele se aqueça, promovendo a reorganização do tecido.
Em peles já envelhecidas são observados excelentes resultados, da mesma forma em cicatrizes de acne, já que se torna possível conseguir a penetração até a 2ª camada da pele. O laser causa ainda o estimulo à contração da pele e à remodelação do colágeno, o que causa diminuição das rugas e da flacidez.
O Deep IR é usado na supressão da flacidez, podendo ser feito em qualquer área do corpo. Todas as partes do corpo costumam responder muito bem ao tratamento, alternado-se apenas o número necessário de sessões, conforme o nível de flacidez.
Para remover as manchas da pele, o melhor é o Dual Phylum, um equipamento que carrega uma tecnologia mais avançada; em até 03 sessões já se pode notar os excelentes resultados. O ideal é que tal procedimento seja feito durante o inverno para que haja uma maior recuperação da pele, distante do sol.
Já no combate à gordura localizada é utilizado o Zeltiq, equipamento que promove o congelamento da gordura e diminui em até 22% dela em somente 03 sessões. Além desse tratamento ainda pode ser feito o Thermage, um aparelho com tecnologia de ponta que diminui as células gordurosas. Leva a vantagem de poder ser usado em somente uma sessão, cuja manutenção deve ser feita ao menos uma vez por ano.
Celulite e estrias também podem ser tratadas através do Thermage, que causa o aquecimento da pele. O combate da celulite se dá na proporção em que a flacidez e a gordura são eliminadas. Associado a esse procedimento pode-se usar o Accent, um aparelho que atua numa radiofrequência mais forte, ligado a uma sessão circular de massagem, promovendo a estimulação do sistema linfático e auxiliando no rompimento das fibroses e dos nódulos ligados à celulite.
Agora, no caso das estrias brancas, o mais indicado é o uso do Lux 1540. Este é um laser não-ablativo, ou seja, não remove a superfície da pele, com certo comprimento de onda que ajuda na promoção do colágeno de uma maneira potente. Tal procedimento promove uma rápida recuperação, sem vermelhidão ou descamação, fazendo com que a pessoa possa retomar rapidamente suas atividades cotidianas.
Em junção a todos esses tratamentos de estética necessária a inclusão de uma alimentação saudável. De acordo com dermatologistas, durante o inverno, é preciso aumentar o consumo de legumes, frutas, e verduras, já que são alimentos ricos em antioxidantes, que promovem a proteção da pele contra as temperaturas baixas, produzindo as necessárias matérias-primas para que o organismo crie sua camada natural de hidratação, tais como as ceramidas, que fazem a proteção da pele contra a natural perda d’água.
No inverno acabamos comendo mais e temos vontade de ingerir comidas mais calóricas. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, mesmo comendo alimentos mais pesados, é nessa época do ano em que temos mais facilidade em emagrecer. No inverno nosso organismo gasta mais energia para produzir calor e é por isso que temos vontade de comer mais. Se mantermos nossa alimentação balanceada, consumindo a mesma quantidade de calorias que nós consumimos normalmente e em outras épocas do ano, conseguimos perder peso até o verão.
Além da facilidade de emagrecer, o inverno auxilia nos tratamentos estéticos, a recuperação de cirurgias plásticas, como lipoaspiração, é muito mais fácil no inverno, porque a temperatura não favorece a proliferação de bactérias. A pele sofre menos as ações do sol e das altas temperaturas. Fazer um peeling facial é melhor nessa época do ano, pois as temperaturas mais amenas proporcionam um menor desconforto na cicatrização.