Efeito Vacina Botox Existe? O que é? Como Funciona?

Botox

Cada vez mais as pessoas estão se importando com a aparência. A busca pela autoestima boa é uma busca diária de muitas pessoas. Homens e mulheres se encontram procurando alternativas para retardar o envelhecimento, para se cuidar, cuidar do corpo e da mente.

É muito importante que essa busca seja saudável, sem neuroses, sem que isso se torne uma doença ou uma busca sem fim. A felicidade não está no futuro mas sim agora, a beleza não está no futuro mas sim agora. Entretanto é legal sim, que as pessoas estejam queren do se cuidar e ficar mais felizes com sua aparência. Hoje existem milhares de tratamentos estéticos e mentais que aumentam a autoestima das pessoas.

A pele é a principal preocupação de muita gente. O envelhecimento causa flacidez, rugas, e outros efeitos na pele que ninguém quer que seja em excesso. Para isso existem muitos tratamentos que retardam ou tratam esses efeitos. Entre eles está  a aplicação do BOTOX ®. O BOTOX ® é uma toxina produzida por uma bactéria chamada de Clostridium botulinum. Essa substância é capaz de paralisar os músculos faciais, sem causar danos, mas corrigindo linhas de expressão e também levantando as sobrancelhas, dentre outros efeitos.

Um efeito que algumas pessoas acham que o botox causa é o aumento dos lábios. Isso não acontece. Ele não tem o efeito de preenchimento. Quem faz essa função é a aplicação de ácido hialurônico. O botox tem a função de paralisar o movimento de contração dos músculos, por isso ele diminui linhas de expressão e previne a formação de novas rugas.

Aplicação de Botox

Aplicação de Botox

Os efeitos da aplicação do botox não são imediatos. Eles começam a serem observados dois dias depois da aplicação. Mas os efeitos reais são vistos apenas duas semanas depois da aplicação. Por isso, não se assuste se você sair do consultório exatamente como entrou.

É Perigoso?

A dose que é normalmente usada e é segura é de 25 a 50 unidades. Mais do que 3000 unidades pode causar sérios danos à saúde, inclusive pode levar à morte. Isso porque ela pode chegar a atingir músculos importantes do corpo que não podem ser paralisados. A toxina só pode ser aplicada em locais com músculos totalmente desnecessários ao metabolismo e à locomoção e movimentação do corpo.

Com que Idade eu Posso Fazer?

A técnica, realizada corretamente e com eficiência, traz muitos resultados. A partir dos 25 anos de idade ele já é aconselhado, mesmo que a pessoa ainda não tenha queixas com relação às suas rugas. Quanto antes for aplicado o botox, melhor o corpo aceita e dura mais tempo o efeito. Além disso ele também é um tratamento de prevenção já que com a presença da toxina no músculo, não ocorre a formação de rugas. O mais legal é que o botox fica muito natural e normalmente ninguém percebe a aplicação. As pessoas apenas notam que você está mais bonito, mais saudável e descansado.

De Quanto em Quanto Tempo ele Pode ser Reaplicado?

O efeito do botox normalmente dura seis meses e depois disso começa a desaparecer. E aí então pode ser refeito, com doses menores, normalmente. Depois desse tempo, a contração muscular volta ao normal. Mas isso não é indicativo de que deve-se repetir a dose. Apenas de que pode-se repetir a aplicação.

Efeito Vacina Botox Existe? O que é?

O efeito vacina é quando o botox não faz mais efeito. Se chama assim porque a vacina é na verdade parte de um patógeno, então ele é inserido no corpo o corpo aprende a se defender deste patógeno para que, quando o patógeno realmente entrar no organismo, ele já esteja preparado para agir rapidamente contra ele e assim não ocorre a doença.

O corpo possui um sistema imunológico que atua contra agentes invasores. Uma resposta imunológica chamada de secundária é quando o sistema imunológico já teve contato com o patógeno, sobreviveu à ele e é então exposto novamente à este patógeno. Neste momento, ele possui células imunológicas de memória, que estavam prontas para agir rapidamente contra este patógeno já conhecido. O efeito vacina no botox seria como a resposta imunológica secundária, ou seja,  a pessoa já usou o botox e quando vai usar novamente, o corpo recusa e assim não ocorre o efeito desejado.

Vacina Botox

Vacina Botox

Algumas pessoas, na verdade uma pequena porcentagem de pessoas, podem desenvolver este efeito vacina e não ter resultados com a aplicação do botox. Mas isso é realmente muito raro de acontecer. As pessoas podem desenvolver uma resposta imunológica de defesa ao botox. Isso porque o botox é uma toxina, produzida por uma espécie de bactérias chamadas de Clostridium botulinum. Dependendo do organismo e da quantidade de botox que é aplicado, o corpo desenvolve essa resposta imunológica. Então são criadas células de defesa chamadas de linfócitos de memória. Elas guardam anticorpos contra o botox. Quando ocorre a aplicação, rapidamente essas células são chamadas e elas destroem a toxina.

Para resolver este problema, nos Estados Unidos, já existe um tipo de botox chamado de Toxina tipo B – Mioblock, que é usada em pacientes resistentes ao botox. Ela é uma toxina produzida por um grupo diferente de bactérias clostridium, com propriedades distintas. Assim as células de memória não reconhecem a toxina como um antígeno, ou seja, um invasor. Assim o efeito desejado do botox é conseguido com sucesso.

Falha Técnica ou Efeito Vacina?

Em outros casos acontece também um efeito muito pequeno do botox, que pode ser confundido com o efeito vacina. Este não é muito raro. O que ocorre normalmente é falha técnica. Profissionais que não estão habilitados em realizar corretamente o procedimento, ou então produtos mais baratos e falsificados, podem causar este problema. Isso ocorre porque o botox é extremamente lábil, sendo de fácil inativação. Um pequeno erro na colocação do botox na seringa pode já inativar a substância e jogar todo o procedimento no lixo. Outras falhas técnicas que podem causar a inativação da toxina são erros no transporte, no armazenamento e, principalmente, na diluição do produto. Quando ocorre de não ter o efeito desejado mais de uma vez, aí sim pode ser considerado o efeito vacina. Mas normalmente é falha técnica.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Estética

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.