Desenvolvida na Europa na década de 30 pelo Dr. Emil Vodder e Estrid, a drenagem linfática manual é um método seguro, eficaz e suave para eliminar a retenção de líquido e limpar os tecidos do corpo. Embora o resultado báico da drenagem seja reduzir o inchaço, ela pode também beneficiar o organismo em outros pontos. A drenagem tem sido aplicada com sucesso para mais de 60 diferentes problemas de saúde para tratar a dor, inchaço, e outros problemas.
Estudos científicos, bem como uma vasta experiência clínica, tem apoiado a drenagem linfática tanto para fins estéticos como para a saúde. Os benefícios terapêuticos da massagem foram evidenciados em diversos países e por isso a drenagem é amplamente prescrita por médicos na Europa. Mas no Brasil, o seu principal uso ainda é para desinchar o corpo. E funciona!
Como Funciona A Drenagem Linfática
A drenagem linfática consiste em uma massagem a ser feita no corpo de um paciente deitado e bem relaxado. Como a massagem é mais forte e intensa, algumas pessoas comentam que sente um pouco de dor quando saem de uma sessão. Podem ser indicadas duas sessões ou mais, depende de cada caso. Cada sessão dura em média 40 minutos e é feita por um massagista especializado.
A Drenagem e O Inchaço
O inchaço de uma parte do corpo é chamado de linfedema e é causado por um acúmulo de líquidos em proporções a ser palpáveis e visíveis. Frequentemente homens e mulheres sofrem com este mal, também conhecido como ‘retenção de líquido’. Uma das causas pode ser o uso de anticoncepcional, que tem como o inchaço um dos seus principais efeitos colaterais.
O inchaço ocorre quando o sistema linfático não é capaz de desempenhar a sua função de absorção e transporte de carga da proteína e da linfa. O inchaço também pode surgir quando os vasos linfáticos estão subdesenvolvidos, obstruídos ou danificados.
A retenção de líquido provoca diversos problemas ao corpo, como a diminuição da mobilidade, desconforto e muitas vezes infecção, celulite e linfangite. Isto pode conduzir à depressão em geral e a um agravamento da vida da saúde. As infecções por fungos podem também ser muito frequentes. Nos casos mais graves, há endurecimento do membro (fibrose), o vazamento de linfa, e inchaço maciço (elefantíase).
O inchaço também pode surgir imediatamente após um pós-operatório, dentro de alguns meses, dois anos, ou mesmo 20 anos ou mais após o tratamento do câncer. Com a educação e os cuidados adequados, o linfedema pode ser evitado ou mantido sob controle.
Por Que Você Deve Combater O Inchaço No Seu Corpo
Não é apenas uma questão estética, mesmo que seu corpo reclame um pouco na frente do espelho. Os nutrientes que entram no corpo são transportados por artérias e capilares para as células do tecido cercadas por um fluido intersticial. Os nutrientes devem passar através deste fluido antes de chegar até às células.
Após metabolizar, as células levam de volta os resíduos para o líquido intersticial para a remoção por um sistema de vasos linfáticos. Os capilares apenas reabsorvem reabsorvem gases sanguíneos (principalmente dióxido de carbono) , água (plasma), e pequenas substâncias moleculares.
O sistema linfático deve drenar o líquido intersticial, que é formado por água (plasma) não reabsorvida pelo refluxo venoso, além matéria inutilizável ou resíduos, tais como proteínas, bactérias, as gorduras de cadeia longa (a partir de pó de carvão e vidro), corantes, as células mortas e as partes de células, as células mutantes, dentre outros.
Estas substâncias são consideradas a carga obrigatória linfa. A linfa é então transportada através do sistema linfático para nódulos linfáticos, onde é filtrado e limp antes de retornar para o sistema de circulação sanguínea. Como o sistema linfático não tem bomba (coração) próprio, a circulação linfática é realizada através de uma combinação de forças, incluindo uma boa respiração diafragmática, pulsação arterial, contrações musculares, e peristálticas (intestinal) contrações.
Se o sistema linfático não estiver danificado, o inchaço pode ocorrer nos espaços intersticiais, aumentando a distância entre os capilares e células. Quando a drenagem adequada não ocorre, as células são expostas a um ambiente subnutridas e tóxico. Logo, remover este excesso de material que causa o inchaço no corpo é de extrema importância.
Como A Massagem da Drenagem Linfática Pode Ajudar
A massagem de drenagem linfática é uma técnica profunda para ajudar a aumentar o fluxo de linfa. Com um aumento da função imunitária, o fluxo de linfa é aumentado. As substâncias nocivas são removidas pelos tecidos e neutralizam-se nos gânglios. Também tem sido mostrado que um aumento no fluxo linfático estimula um aumento da produção de linfócitos e ajuda a aumentar a imunidade do organismo.
A massagem de drenagem linfática também é útil quando se trabalha com clientes que têm lesões esportivas. Após a fase inflamatória inicial, o trabalho linfático pode ser aplicado como tratamento para combater possíveis lesões futuras. Isso vai ajudar a limpar o tecido de detritos, e ajudar a reduzir o edema que às vezes surge após este tipo de massagem profunda. Sessões contínuas de drenagem linfática pode ajudar a melhorar o processo de regeneração do tecido por manter o tecido o mais saudável possível.
A drenagem linfática útil também para ajudar com as cicatrizes. À medida que o fluxo de linfa em torno da cicatriz aumenta, os vasos linfáticos que foram danificados são estimulados a se curar, e o aumento do fluxo linfático também atrai as toxinas, melhorando a saúde dos tecidos. Por diversos anos os esteticistas foram usando a drenagem linfática para melhorar a qualidade da pele, especialmente no rosto.
As Contra Indicações da Drenagem Linfática
Para a maior parte das pessoas, a massagem de uma drenagem linfática é segura. No entanto, há algumas contra-indicações, e estas acontecem quando um aumento do fluxo de linfa seria prejudicial. Uma inflamação aguda, a presença de tumores malignos, casos ou propensão à trombose e problemas de coração são contra-indicações para fazer este tipo de massagem.
Em casos de inflamação aguda causada por bactérias, vírus, venenos ou alérgenos, a drenagem também é contra-indicada. Nestes casos, a massagem vai empurrar essas substâncias para os canais linfáticos antes que o corpo tenha a chance de eliminá-los através de fagocitose nos espaços intersticiais. Se você fizer a drenagem linfática, pode espalhar as substâncias tóxicas no organismo. Pessoas com tumores malignos também não devem fazer esta massagem porque podem ajudar na propagação das células cancerosas por todo o corpo.